Ração para Cachorro: Como Escolher a Marca Ideal para o seu Filho de 4 Patas? (+ Opções de Rações Boas e Baratas)

Melhor ração para cachorro: o que diferencia as boas das “ruins”?

Hoje irei falar um pouco sobre as classificações das rações, pra vocês entenderem como tudo isso funciona.

E acredito poder ajudar vocês a escolher a melhor ração para o seu cão.

Todos já devem ter ouvido falar em ração Super Premium, Premium, Standard.

Não??

Então vou explicar um pouco sobre a origem dessas classificações e de como elas funcionam aqui no Brasil.

Melhores Rações para Cachorro: As Principais do Mercado

Definir quais são as melhores rações do mercado não é tarefa fácil por diferentes motivos.

Mas você que acompanha o nosso blog, gosta de respostas práticas e diretas, por isso, vou tentar passar uma lista com algumas das que consideramos as melhores marcas.

Você tem total liberdade para concordar ou discordar! Ok? 🙂

N&D (Farmina) – Nossa Escolha Principal ❤️

ração n&dEssa ração é umas das novidades do mercado em relação a sua fórmula, pois ela chega bem perto de uma alimentação natural balanceada.

A N&D usa na suas receitas, proteínas de alta qualidade e palatabilidade.

Ela não usa grãos transgênicos (ex. milho), esses foram substituídos por ingredientes naturais como frutas (laranja e maçã), batata, extratos de chá verde, aloe vera, óleos de peixe e frango, etc.

São ricas fontes de carboidratos fibras, vitaminas, ômegas e minerais.

Também não usa conservante e antioxidantes sintéticos, como o BHA e BHT. A N&D usa os tocoferóis como conservante, o que trás bastante benefícios para o seu peludo.

É uma excelente escolha e a nossa mais indicada! Já falamos dela em nosso guia de rações naturais.

Royal Canin (Royal Canin)

A Royal Caninração royal canin é uma marca que sempre está investindo em novidades para saúde, bem estar e nutrição do seu pet.

Ela deve ser uma das que tem a maior gama de variedades de ração para seu peludo.

A Royal Canin desenvolveu rações para pequeno, médio e grande porte. Além de raças específicas, terapêuticas, e ainda conta com fórmulas de rações úmidas.

Com certeza você vai encontrar uma ração que se adeque perfeitamente as necessidades do seu cachorro.

Sabendo que existe uma preocupação em formular um alimento de qualidade, balanceado e que trará benefícios para a saúde e qualidade de vida do seu filho de 4 patas.

PremieR

ração premieRAssim como todas as rações super premium , essa marca tem a preocupação em formular rações que atendem todos os diferentes tamanhos, idades e necessidades do seu cão.

Essa marca vem dividida por porte, idade, raça e também tem a linha terapêutica – para aquele animal que está em tratamento e precisa de uma dieta específica para o seu problema.

A linha da PremieR é feita pensando no bem estar do seu animal, em relação a absorção de proteínas até a qualidade da pelagem do seu pet.

Essa é uma marca que merece a sua confiança na hora de comprar, pois ela além de toda a qualidade, ainda garante 110% de satisfação ou o seu dinheiro de volta.

Ou seja, ela também confia muito no produto que ela está oferecendo para o seu animal!

Vale a pena testar, né?

Cibau (Farmina)

ração cibauA Cibau é a ração da linha Super Premium, que veio para concorrer com as rações que já estão bem difundidas no mercado.

Ela não deixa a desejar em nenhum quesito!

É uma ração balanceada de qualidade, a matéria-prima usada é de alta digestibilidade e palatabilidade e ainda tem um quesito a favor, o seu valor é mais baixo que a maioria!

Quem não quer dar a melhor alimentação para seu pet com um valor que cabe no bolso? ❤️

Essa ração é uma excelente opção para seu peludo, pois ela tem a formulação necessária para cada porte e idade do seu cão, e garante 100% de satisfação.

Mas o que mais me deixa feliz é que a empresa Farmina, não testa seus produtos em animais.

Toda a linha de ração vem com o selo Cruelty-Free, saiba mais no link disponível no final do artigo.

Para quem se preocupa com o bem estar e ama seu peludo e todos os outros, isso com certeza será um bônus na hora da escolha da ração para o seu peludo.

Rações Boas e Baratas Abaixo de R$130

Aqui acima citei algumas das inúmeras rações existentes no mercado.

Como abaixo você já terá informações básicas sobre as diferenças entre fórmulas de rações, acredito que fica mais fácil escolher qual a melhor opção para o seu pet.

A seguir vou falar um pouco sobre rações de ótima qualidade, mas que são um pouco mais baratas – as famosas rações boas e baratas.

Quando  se tem mais de um peludo em casa, ou um de porte grande, pesa no bolso!

Pensando nisso separei algumas opções que custam até 130 reais (levando em conta uma sacaria de 15 kg).

Acredito que essas opções vão facilitar a sua escolha ou te direcionar para marcas similares.

Pois, lendo esse artigo, tenho certeza que você sempre irá ler o rótulo da embalagem pra saber o que está oferecendo para o seu filho de 4 patas!

Golden (PremieR)

ração goldenEssa ração é a segunda linha da marca PremieR.

É uma ração também de ótima qualidade e pouco deixa a desejar em comparação as rações super premium.

A fórmula atinge todas as exigências necessárias. É uma ração muito indicada por veterinários, para atender a necessidade do cliente em relação ao preço.

Ela também conta com várias linhas em relação ao porte e idade do seu animal, então isso não será um problema.

Se você gosta de rações menos industrializadas, existe também a versão “Golden Seleção Natural” que contém alguns diferenciais.

Vale a pena conferir.

Ecopet Natural (Farmina)

ração ecopetA Farmina, também desenvolveu uma linha de rações boa e barata, mas que também supre as necessidades do seu animal.

Essa linha Ecopet Natural, foi desenvolvida com algumas substâncias naturais para melhor qualidade de vida do seu peludo.

O uso de tocoferóis, que é um conservante natural, em menor quantidade nessa formula, diminuiu proporcionalmente o uso dos conservantes sintéticos (BHA e BHT).

Isso já é uma grande vantagem.

A marca também se preocupou em colocar na fórmula, uma proteína de alta digestibilidade e que também reduz o seu custo, que é o frango.

Assim com essa ração você terá um ótimo custo-benefício e mantém a qualidade nutricional do seu cão.

PS.: Lembrando que ela também tem o selo de 100% de satisfação e o Cruelty-Free.

Guabi Natural (Ração Boa e Barata “Mais Natural”)

Ração Boa e BarataEssa ração me surpreendeu, pois diferente das que já citei, ela é uma ração super premium, mas com preço de premium.

Economizar com qualidade é sempre bom.

A Guabi Natural como o próprio nome diz, usa em sua fórmula ingredientes naturais, pra melhorar a nutrição do seu pet, como: tocoferóis, extrato de alecrim e ainda é livre de transgênicos.

Acredito que o preço atrativo seja para concorrer com as empresas que estão a mais tempo no mercado, mas sem diminuir a sua qualidade.

Isso é um ponto positivo na escolha da ração, pois ela em primeiro lugar preza a saúde dos seus consumidores antes do seu lucro.

Uma marca genuína e nacional, trazendo inovações e novidades, pensando na qualidade de vida do seu cão, também tem o selo de 100% de satisfação.

É uma marca que corresponde a todas as necessidades do seu pet com qualidade e que vale a sua confiança.

PS.: Dependendo do porte do seu cão, a sacaria de 15kg pode subir um pouco acima de R$130. Mas com certeza é uma das rações super premium mais baratas.

O que são as categorias de rações Premium, Super Premium, Standard?

Essas nomenclaturas são internacionais.

Lá fora existe uma regulamentação específica para que as rações entrem no mercado com a classificação condizente com a sua fórmula.

Aqui no Brasil não existe um órgão que regulamente e fiscalize essas classificações.

Temos somente o Ministério da Agricultura que regulamenta o básico para fabricação de alimentos para animais.

É uma lei bem generalista que visa a parte de boas práticas sanitárias, uso de aditivos, antibióticos, hormônios e etc.

Você pode ver mais sobre essa lei nesse link aqui e aqui também.

Temos também o Inmetro que fiscaliza se essas exigências estão sendo cumpridas.

Mas mesmo não tendo uma fiscalização específica pra isso, as rações fabricadas no Brasil tem essas mesmas classificações.

Porque grande parte das rações são de origem estrangeiras, que vieram para o Brasil e montaram suas fábricas aqui, e nada mais óbvio que continuariam mantendo essas classificações.

Já as fábricas originalmente brasileiras aderiram essa classificação para poder concorrer com essas rações que já estão a mais tempo estabelecidas no mercado.

E isso é muito importante para nos ajudar a escolher a melhor ração para cachorros, pois é a partir delas que é definido a quantidade e qualidade dos ingredientes que compõe a fórmula da ração.

Por isso, explicarei mais abaixo o que realmente são essas classificações.

ATENÇÃO TUTOR!

É importante vocês entenderam que nem sempre o que diz na embalagem, é o que realmente tem dentro dela, devido a falta de fiscalização aqui no Brasil.

Vamos ficar atentos as entrelinhas, pois temos o conhecimento ao nosso alcance e mais ainda, profissionais como os médicos veterinários que estão a disposição para nos orientar sobre nutrição adequada.

Ou seja, a melhor opção de alimentação para nossos filhos de 4 patas!

Se você é daqueles que não gosta de ler e entender o conceito e quer entender de forma resumida, vamos pensar o seguinte:

Qual a melhor ração para cachorro?

De forma geral, eu recomendo as categorizadas como Super Premium que são os produtos com melhores fontes de proteínas e ingredientes de boa qualidade. Além disso, opte também pelas que usam alimentos “mais naturais”, livres de transgênicos e conservantes.

qual a melhor ração super premium

Foto por jagdprinzessin (Pixabay)

O que o meu cachorro precisa comer?

Como já foi dito em outro artigo sobre rações naturais, os cachorros são animais onívoros, ou seja, se alimentam de:

  • Carne (proteína);
  • Vegetais (vitaminas, fibras e sais minerais);
  • Grãos e cereais (carboidratos);
  • Frutas (vitaminas, fibras e sais minerais);
  • Entre outros.

Então ele precisa disso em proporções adequadas para suprir suas necessidades em relação a idade, porte, raça e até em relação a atividade física.

Uma boa ração tem um mix de tudo isso em proporções adequadas e ainda usa ingredientes de boa qualidade pra garantir a palatabilidade e a digestibilidade dessa ração.

tabela nutricional de boa ração para cães

Retirado do site do Inmetro

Os parâmetros que tendem a comprometer a qualidade, caso sejam adicionados em excesso, têm limites máximosUmidade, fibra bruta, cinza e cálcio.

Outros, cuja falta poderia acarretar problemas para a saúde dos animais, possuem limites mínimosproteína bruta, gordura e fósforo.

Ambos devem ser respeitados e as rações devem estar dentro desses limites estabelecidos pelo Inmetro.

Um rápido resumo dos benefícios de cada um dos elementos para manter o seu cachorro super saudável:

  • Umidade: excesso de umidade pode favorecer a proliferação de microorganismos nocivos no alimento. Além disso, significa que o consumidor está comprando mais água e menos ração.
  • Proteína: serve para formar os ossos, músculos, estruturas nervosas;
  • Gordura: é a principal fonte de energia, importante para o crescimento e a reprodução;
  • Fibra bruta: componente necessário à saúde intestinal de cães e gatos. A inclusão de farelos vegetais em excesso pode elevar o nível de fibra bruta além do recomendado. Isso pode comprometer a digestão e absorção de proteínas e minerais, causando desnutrição.

Todo esse material foi retirado do site do Inmetro. Acesse através desse link.

Mas mesmo com essas exigências sendo cumpridas pelo fabricante da ração, ainda não quer dizer que ela seja realmente de boa qualidade.

Porque o que realmente vai nutrir seu animal com excelência, é a ração que utiliza matéria-prima de qualidade na sua fórmula pra cumprir aquela regrinha de palatabilidade com digestibilidade.

Não adianta ser a melhor ração para cachorro em cheiro e palatabilidade, se a mesma usa matéria-prima ruim e só maquiam a ração com corantes e aditivos para fazer o seu cão “comer bem”.

Mas se essa ração não é bem digerida, o organismo do seu animal dará sinais de que algo está errado!

Alguns exemplos, são: a pelagem sem brilho e quebradiça, fezes em grande quantidade e com o odor muito forte, deficiência na imunidade (aquele cão que está sempre ficando doente), etc.

Enfim, são vários os fatores externos que mostram que o animal não está bem nutrido e se esse mesmo animal for avaliado (exame clínico e laboratorial) por um médico veterinário, só vai confirmar que existe algo de errado.

Então como escolher a melhor ração para o meu cachorro?

Aí vocês podem estar pensando o que eu levo em consideração na hora de compra uma ração de qualidade? Qual o ponto chave?

Essa decisão é realmente muito importante, pois ninguém que realmente ama seu animal, quer deixar a desejar, principalmente em uma questão tão importante quanto a alimentação e nutrição dele.

 Importante: alimentação é bem diferente de nutrição e quem tem consciência dessa responsabilidade quer que seu animal esteja bem nutrido. 

Sabemos que estamos em uma fase complicada financeiramente em nosso país, e nem sempre é possível dar o melhor.

Quero fazer um desafio pra você:

Compre uma ração standard e anote quantos dias ela dura, depois compre uma ração super premium e faça a mesma coisa.

Após essa experiência façamas contas: valor dividido por dias, vão obter o valor da porção diária, aí me digam qual é mais barata??

Porque um animal bem nutrido, não precisa de uma grande quantidade de alimento para ficar satisfeito.

Já quando o valor nutricional é pobre, eles precisam de grande quantidade de alimento para estarem saciados!

Entenderam a diferença?

O valor na hora da compra tem muita diferença entre uma e outra, e as vezes assusta, mas garanto a vocês que os benefícios serão maiores e ainda terá uma economia em relação com a saúde do seu animal, pois ele ficará mais saudável.

Digo isso pois sou veterinária e sei o que é realmente gratificante pra mim e para meus colegas, pois ficamos muito mais felizes, vendo você cuidando com responsabilidade do seu animal, do que ter que cuidar dele doente por um motivo que poderia ser evitado!

Reforçando aquele ditado: Melhor prevenir do que remediar!!!

Eu sempre falo em valores, porque o que tem preço, são coisas, objetos.

Uma vida preciosa como de um animal, tem valor, portanto, valorizo o que pode beneficiar essa vida e a alimentação (nutrição) é 70% disso.

Comprar ração pelo preço, com certeza não é o melhor caminho pra manter a qualidade de vida de um ser tão precioso. Pensem nisso.

Então vou mostrar de uma forma simples a diferença entre essas classificações de ração e deixar mais fácil a escolha da melhor ração para cachorro.

Antes disso, se começarem a ler os rótulos das embalagens, verão que as porcentagens de nutrientes mínimas exigidas pelo ministério da agricultura estarão praticamente iguais nessas 3 classificações (veja o quadro acima).

O que realmente diferencia, é a qualidade desses nutrientes e a regrinha que já falei pra vocês: palatabilidade e digestibilidade.

Lembrem disso!!!

qual a melhor ração para cachorro

Foto por eminens (Pixabay)

Diferenças entre rações Standard, Premium e Super Premium

Bom, vamos então entender primeiro a definição de cada uma dessas rações e depois, acompanhar uma lista com as principais rações dessas categorias.

A lista abrange algumas das principais marcas do mercado e, caso você tenha alguma dificuldade ou não encontre o modelo que costuma dar para seu filho de 4 patas, deixe um comentário.

Eu irei ajudá-la(o) a identificar a categoria da sua ração e de quebra, irei adicionar nas tabelas também para futuras pesquisas dos leitores do Amor aos Pets.

Ração Super Premium para Cão

Essa é a categoria que contém as melhores rações do mercado: são as mais equilibradas e concentradas de todo o mercado dos animais.

A proteína utilizada é de qualidade, é uma proteína animal, que beneficia na digestão e na absorção dos nutrientes contidos na fórmula.

O aproveitamento da proteína fica em torno de 92%.

Como dito anteriormente, por mais que o pacote seja caro, o seu animal vai se alimentar MUITO MENOS do que comendo rações de outra categoria, o que torna um excelente custo-benefício.

E não preciso nem falar da qualidade da alimentação do seu cachorro, né? ❤

A ração Super Premium é conhecida por conter ingredientes nutracêuticos, que provem uma melhor saúde e garante um tempo extra de vida para seu filho.

Alguns desses nutrientes: prés e probióticos naturais, extrato de Yucca, Hexametafosfato de sódio, sulfato de condroitina.

 Seus principais benefícios: Melhora da digestão e precisar de muito menos alimento para se sentir saciado. 

Além disso, o investimento nesse tipo de ração evita gastos desnecessários com potenciais doenças no futuro.

Qual a melhor ração super premium?

Todas as marcas possuem uma base de nutrientes muito próxima. Todas utilizam alimentos de qualidade boa e ótimas fontes de proteína. Além disso, eu indico que você procure por rações mais próximas do natural: livres de grãos, conservantes como BHA e BHT, transgênicos, etc.

Ração Premium para Cachorro

Essa categoria também possui rações balanceadas, porém, elas não são tão boas quanto as rações super premium.

As fontes de proteínas se misturam entre animal e vegetal, com isso, exigindo que o seu filho de 4 patas precise comer mais para se sentir saciado.

Além disso, quando o “totó” come mais, ele acaba fazendo mais o número 2.

O aproveitamento da proteína fica em cerca de 87%.

As rações Premium também são produtos de ótima qualidade e possuem um bom cust0-benefício (melhor que as rações Standard).

Ração Standard para Cachorros

É a categoria mais simples entre as rações disponíveis no mercado e provavelmente, nenhuma será considera a melhor ração para cachorro.

A proteína utilizada em sua composição é mais simples que as outras duas categorias e, com isso, seu filho de 4 patas vai precisar ingerir bem mais alimentos para se saciar e absorver os nutrientes necessários.

O aproveitamento da proteína fica na casa de 75% e, consequentemente, vai ser necessária muita ração para o “totó” alcançar sua base de nutrientes diária.

Na hora da compra até parece ser uma boa escolha. Mas fazendo a conta (como eu ensinei acima), você verá que acaba não sendo.

E não preciso nem falar na questão de qualidade, que, com certeza, está acima do preço.

A definição das três categorias de rações foi baseada no ótimo artigo escrito pelo site Equilíbrio Total Alimentos.

Quer um material ainda mais específico?

Alguns dos nossos leitores são bastante exigentes e eu gosto disso!

Afinal, cada raça tem suas peculiaridades e cuidados necessários.

Recentemente, começamos a trabalhar com cada raça específica e você poderá encontrar mais detalhes sobre alimentação para cada tipo de cachorro.

Conclusão: como definir qual a melhor ração para cachorro?

Portanto, pra finalizar esse artigo, tenham sempre em mente: ter um animal é responsabilidade 100%. E a nutrição dele é 70% disso.

Por isso, a melhor ração para o seu cachorro deve ter nutrientes de qualidade que vão ajudá-lo no dia-a-dia.

Converse com o seu veterinário sobre as rações principais e peça ajuda para definir qual é a melhor para o seu filho.

O restante é prevenção, sempre sob orientação do médico veterinário de confiança para acompanhar o seu animal com:

  • Check ups  preventivos;
  • Prevenção de endo e ectoparasitas (vermes, pulgas e carrapatos, etc.);
  • Vacinas;
  • E claro, esse profissional, vai lhe ajudar a escolher a melhor nutrição para seu filho de 4 patas, pois só ele vai conhecer de perto a necessidade do seu filho de 4 patas.

Tenham sempre o telefone de um profissional, para que a qualidade de vida e saúde de seu animal esteja segura, pois em uma emergência o médico veterinário sempre será a primeira e melhor opção.

Tem um filhote e quer um material específico? Confira o nosso guia sobre as melhores rações para filhotes de cachorro.

Atenção, Tutor!

Os leitores do Amor aos Pets ganham 10% de desconto nas compras realizadas na loja da PetLove.

Gostou da dica? É só usar o cupom AMORAOSPETS e garantir o desconto exclusivo como uma forma de agradecer por acompanhar o nosso trabalho.

Link da política Farmina com Cruelty-Free Research

Ração para Cachorro: Como Escolher a Marca Ideal para o seu Filho de 4 Patas? (+ Opções de Rações Boas e Baratas)
5 (100%) 1 vote