Ração Seca para Gatos: Quais as Melhores Opções para os seus Felinos?

Qual a melhor ração para gatos?

Hoje nosso artigo vai falar exclusivamente sobre a alimentação para gatos, esse felinos que tanto amamos.

São tão diferentes no seu modo de amar, mas são tão fiéis quanto os cães, e por isso merece uma alimentação especial também, pois suas necessidades são bem diferentes do que pensamos.

Os felinos são carnívoros estritos, acabaram se adaptando a dieta onívora devido a domesticação, mas ainda precisam de uma quantidade considerável de proteína na sua dieta.

A falta de alguns aminoácidos e excesso de carboidratos podem trazer problemas, por isso a importância de uma dieta balanceada.

Vejam nesse link um pouco mais sobre os carnívoros estritos

Hoje temos no mercado uma gama bem grande de rações balanceadas para os felinos, bem específicas e que pensam nessas necessidades deles.

Nesse artigo vou falar um pouco sobre as melhores rações para gatos, para que facilite um pouco a sua escolha, na hora de comprar a ração do seu bichano.

Mas antes disso, preciso citar algumas particularidades dos felinos.

melhor ração para gatos

Foto por Marko Blazevic (Pexels)

Nutrição Básica para os Gatos

Proteína: por serem carnívoros estritos, eles precisam de uma quantidade maior de proteína que os cães.

Pode-se ver que todas as rações de felinos tem uma concentração maior dela, em média 30% de proteína bruta, principalmente nas rações super premium, que são consideradas as melhores rações para gatos industrializadas.

Taurina: A taurina é um aminoácido essencial para o gato.

Esse aminoácido é encontrado na carne, e principalmente em vísceras de aves, por isso existe uma preocupação das empresas fabricantes em garantir a taurina na ração, que é responsável pela saúde cardíaca, além da visão e funções reprodutivas (fonte).

Não posso esquecer também de falar sobre uma particularidade nas rações de felinos, que são as rações especiais para gato castrado.

O que ela tem de diferente das outras?

A fórmula dela contem menos gordura, mais fibra pra facilitar a digestão e menos carboidratos, que se tranformam em energia (glicose) para o organismo.

Como teoricamente um gato castrado fica mais sedentário e com o metabolismo um pouco mais lento, essa dieta vai ajudar a evitar a obesidade e doenças trazidas por ela.

Separei algumas das rações que mais se adequam às necessidades do gato.

Melhores Rações para Gatos – Secas

Vamos conferir então uma listinha com algumas das principais marcas do mercado.

Não deixe de contribuir e dizer nos comentários qual é a marca que você costuma dar para o seu peludinho, contribua sempre para ajuda e crescimento do Amor aos Pets.

N&D grain free

Melhor ração natural para gatosGosto muito dessa ração, pois ela chega muito perto da alimentação natural.

Ela é livre de transgênicos, usa conservantes naturais, a fonte de vitaminas e fibras, vem de frutas, vegetais e cereais, é classificada como uma ração super premium e usa ingredientes de qualidade.

Contém também na sua gama de rações para felinos vários sabores, e sabores bem distintos, que só pra quem tem gatos, sabem que eles são bem seletivos.

Essa ração tem 9% de umidade e 46% de proteína bruta, o que é bem interessante pra a nutrição felina, comparado com outras rações.

Uma especificação que eu senti falta na N&D é que ela não tem especificidade para animais castrados.

O que levamos muito em conta, pois sabemos a diferença do metabolismo deles, nessa questão, como foi dito acima.

Mas em contrapartida, sabendo que existe uma preocupação da marca em usar fibras de boa qualidade, talvez não seja tão necessária essa especificação.


Royal Canin

royal canin gatosUma das marcas com maior gama de especificidade para atender os felinos.

Além de ter rações específicas pra filhotes, adultos e idosos, a marca se preocupou em separar ainda , por atividade física (ativo ou sedentário), raças, pelagem, castrado ou não, etc.

No próprio site da marca tem todas as especificações para você conferir.

A Royal Canin é uma das líderes do mercado de ração e acredito que também é uma das mais antigas.

A marca vende somente rações super premium e premium, uma boa notícia, pois assim sabemos que a marca só quer vender produtos de qualidade e quer ser a melhor ração para gatos.

Mas, as rações Royal Canin não tem ainda nenhuma versão “natural”, usam proteína de boa qualidade, e outros ingredientes também, porém, ainda usam transgênicos e conservantes artificiais.

Não que isso seja de todo ruim, mas pra quem quer que seu animal se alimente de uma forma menos nociva possível, chegando bem perto do natural da sua espécie, pode ser uma desvantagem.


PremieR

premier gatos

Umas das rações muito fortes no mercado brasileiro, fabricam rações de ótima qualidade (também de linhas super premium e premium).

Há pouco tempo desenvolveram também as rações “naturais”, também com essas classificações.

Pode-se dizer que é uma ótima concorrente tanto com a Royal Canin como com a Farmina!

Usam também ingredientes de alta qualidade e a vantagem é que você tem as duas opções pra escolher as alimentação do seu bichano:

A convencional (com conservantes artificiais e transgênicos) e a “natural”, apesar de que na linha natural, ela ainda usam conservantes e antioxidantes artificiais.

Mas a PremieR não deixa de ser uma ótima opção para seu bichano.


Equilíbrio

equilíbrio gatosEssa ração é da marca Total Alimentos, uma marca que vem se destacando bastante do mercado, pois se mostra preocupada em fabricar uma alimentação ideal e de qualidade para nossos pets.

A Equilíbrio gatos como o próprio nome diz, encontrou um equilíbrio na sua fórmula pra trazer o necessário para alimentação dos felpudos e com qualidade.

Ela está dentro de todos os padrões de uma ração super premium, usa transgênico como fonte de carboidrato e fibra, mas usam conservantes naturais (os tocoferóis).

Ela encontrou um meio termo com qualidade e se tornou uma ótima opção pra alimentar os felinos!!


Pro Plan

pro plan gatosA Pro Plan, é da marca Purina, que já está há bastante tempo no mercado e também desenvolve ótimas rações com várias opções para os nossos gatinhos.

Ela usa em sua fórmula produtos de qualidade para a obtenção de proteína, como o frango e salmão.

Usa também como conservante e fonte de vitamina E os tocoferóis.

Essa mistura de tocoferóis mais prebiótico dá nome a formula da Pro Plan Optidigest, que visa alta digestibilidade e maior aproveitamento da ração pelo organismo.

Uma ótimo opção para seu felino!


Conclusão

Para concluir esse artigo, quero deixar bem claro, que citei apenas algumas rações super premium do mercado como “melhor ração para gato”.

Levando em consideração que elas possuem as melhores fontes e nutrientes para a nutrição do seu peludo.

Mas sem excluir as rações premium, que também são uma opção de qualidade e que são um pouco mais baratas.

Todas essas marcas citadas acima, também tem a opção premium no seu mix de rações.

Mas como sempre gosto de frisar, para seu gatinho ter uma vida longa e saudável, além de uma boa alimentação, ele necessita de muito amor e cuidados periódicos.

Para manter sua qualidade de vida, consulte sempre o médico veterinário para ajudá-lo a escolher a melhor ração para gato e ainda orientar sobre vacinas, castração, e prevenção de doenças.

Caso queira conferir uma análise sobre as melhores rações úmidas para gatos, é só clicar no link.

Ração Seca para Gatos: Quais as Melhores Opções para os seus Felinos?
4.4 (87.57%) 37 votes