Cachorro Pode Comer Amendoim? Confira a Opinião da Especialista

Você já parou para pensar se cachorro pode comer amendoim? Afinal, com certeza, você já deve ter comido esse alimento perto dele e olhar de pidão foi a primeira coisa que ele fez.

Mas antes de sair oferecendo ao para o seu pet é fundamental saber o que ele pode ou não comer!

Isso porque, nem todos os alimentos que ingerimos são bons para os nossos cachorros. Portanto, ao invés de agradar, você pode prejudicar a saúde dele. Por isso, cuidado!

É muito comum encontrar na internet receitas caseiras para preparar amendoim para o cachorro. Dar um petisco mais saudável. Porém, você como tutor deve se perguntar se cachorro pode comer amendoim. Além disso, será que tem uma forma certa de oferecer esse alimento a ele?

Para tirar suas dúvidas, é só continuar acompanhando o texto. Boa leitura!

Amendoim: cachorro pode comer ou não o amendoim?

Cachorro pode comer amendoim?

Diferente de alguns alimentos que são proibidos para cães, o amendoim não representa nenhum risco para essa espécie. Porém, desde que ele seja oferecido sem casca e nenhum tempero adicional.

Por isso, se você quer mimar o seu doguinho de um jeito superespecial, pode respirar aliviado. Afinal, você pode dar amendoim a ele, sim!

Inclusive, ele serve como uma ótima alternativa de petisquinho para dar aquela “fugida” da rotina. Mas muita calma nessa hora, viu? É importante não exagerar, mesmo que seja uma ocasião especial. Lembre-se que tudo em excesso faz mal.

Além do mais, na hora de dar amendoim para cachorro, o tutor também deve buscar a maneira correta de fazer isso. Isso porque a mistura de alguns ingredientes, por exemplo, pode acabar sendo prejudicial para o seu amigo de quatro patas.

Amendoim traz alguns benefícios para o organismo do animal

Se por um lado alguns alimentos fazem mal para a saúde do cachorro, por outro, o amendoim pode até mesmo trazer alguns benefícios para o seu cão!

Rico em ácidos graxos e antioxidantes naturais como, por exemplo, Ômega 3 e 9, ele é ótimo para o coração e ajuda a prevenir problemas cardiovasculares.

Além disso, a presença de vitamina E, niacina, proteína, ácido fólico e manganês também serve para afastar várias outras doenças. Afinal, esses nutrientes em conjunto auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico do pet.

Dê amendoim ao cachorro de forma controlada

Como já foi dito, tudo em excesso faz mal e com o amendoim isso não é diferente. Embora o alimento seja rico em vários nutrientes que ajudam a fortalecer o organismo canino, ele também é rico em gordura.

Isso quer dizer que um consumo desenfreado pode acabar deixando o seu cão obeso e propiciar o aparecimento de outros problemas de saúde.

Por isso, é importante regular a quantidade que você oferece de amendoim para cachorro. O ideal é que o seu cão só seja agraciado com o petisco uma vez ou outra. Por exemplo, quando você quiser recompensá-lo por um bom comportamento.

Porém, nunca com grande frequência!

Cachorro pode comer pasta de amendoim?

Cachorro pode comer amendoim?

O cachorro pode comer pasta de amendoim, mas ela precisa ser caseira e sem sal, açúcar ou qualquer tipo de conservante. Ela até é uma boa alternativa de petisco, mas que não deve ser oferecido com frequência ao seu cãozinho porque é muito calórica e contém uma grande quantidade de gordura.

Já a pasta de amendoim industrializada, nem pensar! Ela está totalmente fora de cogitação, porque contém uma série de aditivos que podem fazer mal ao animal.

Ainda assim, a melhor maneira de dar amendoim para seu cachorro é oferecendo o alimento cru, natural e descascado. Outra boa forma de prepará-lo para os cães é levando o amendoim sem casca ao forno até ele ficar torradinho, sem nenhum ingrediente adicional.

Entretanto, caso você queira ir além da pasta de amendoim caseira e do alimento cru ou cozido, também é possível consultar um veterinário especializado em nutrição animal e pedir algumas dicas de receitas seguras para o seu cachorro.

Cachorro pode comer amendoim japonês?

Não!

O amendoim japonês que é consumido comumente no Brasil é frito e contém muito sal agregado.

O problema não é o amendoim em si, mas todo o processo de industrialização que acaba não sendo interessante para os cães.

Portanto, você nunca deverá oferecer ao seu cachorro, já que poderá causar sintomas de desidratação, além dos problemas digestivos já mencionados.

Cuidados e recomendações

Como mencionamos anteriormente, existem algumas precauções ao dar amendoim para cachorro, como sempre retirar a casca e nunca adicionar temperos que possam prejudicar a saúde.

Além disso, você também deve lembrar que seu melhor amigo só poderá consumir amendoins de forma moderada, como um petisco ou um prêmio por seu bom comportamento.

Por isso, recomendamos utilizá-lo apenas como um reforço positivo na educação do seu cachorro, para recompensá-lo pelas boas condutas e estimulá-lo a continuar aprendendo.

Além disso, o ideal é consultar um veterinário antes de introduzir qualquer novo alimento ou fazer uma mudança na dieta do seu pet.

Desta forma, você conseguirá oferecer uma nutrição completa e equilibrada ao seu cachorro, e dar amendoim ao seu cão em quantidades adequadas para aproveitar as propriedades benéficas deste alimento.

Outro cuidado MUITO importante é na questão do armazenamento, pois caso seja armazenado em local quente e úmido poderá ser contaminado por fungos chamados Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus que causam uma intoxicação chamada aflatoxicose. Vale para humanos como demonstra o artigo: Aflatoxinas em amendoim e toxicidade no organismo humano. Vale para animais como mostra o artigo: Aflatoxicose em cães.

Conclusão

Todo cuidado é pouco na hora de oferecer alimentos humanos para o seu cachorro. Ele pode comer vários, mas precisa de orientação para saber se ele pode ou não aquele alimento em especial. Muitas vezes pensamos estar agradando o pet, porém, contribuímos para que a sua saúde fique debilitada.

Por isso, sempre que você oferecer amendoim para o seu cão, verifique se ele está sem a casca, nenhum tipo de sal ou tempero e conserve o alimento da maneira correta. Afinal, não queremos que o seu pet fique com algum problema de saúde por degustar um alimento.

Sabemos que é quase impossível resistir a sua carinha de pidão. Entretanto, pensar se algo é bom ou não para ele é bem melhor!

O ideal é você ter uma listinha de itens que podem ser dados ao seu cão. Assim você pode variar nos petiscos saudáveis. Especialmente nos momentos de treinamento, porque eles adoram!

Mais do que uma pesquisa da internet, recomendamos que você sempre esteja em contato com o médico veterinário do seu cachorro. Ele vai saber o que você pode ou não dar a ele de alimento, além da ração.

Para ler mais dicas sobre os pets, continue acompanhando o nosso blog! Sempre tem um texto novo para você.

Você ganhou 10% de Desconto na Petlove

Utilize o cupom

AMORAOSPETS

Clique no botão abaixo e faça o seu pedido agora mesmo.

*Válido apenas na primeira compra