Cachorro Pode Comer Manga? Dicas e Cuidados Necessários

Cachorro pode comer manga?

A resposta é simples: sim!

Mas se atente aos detalhes que vamos explicar! 😉

Obviamente não vamos apenas responder essa pergunta, vamos além, falaremos dos benefícios da manga para os cães e em que casos elas são benéficas.

A manga

A manga é um fruto de uma árvore frutífera da família Anacardiaceae chamada mangueira.

Estamos muito acostumados com mangueiras espalhadas pelo Brasil.

Mas na realidade, a manga é uma fruta originária da Índia e apenas no século XVI foi introduzida no Brasil através dos portugueses.

Existem diversos tipos de manga, no Brasil podemos encontrar a manga espada, manga rosa, a manga Tommy Atkings e a manga Ada ou Adam.

Certamente é uma das frutas preferidas das pessoas e dos cachorros também!

O cachorro pode comer manga?

A resposta direta é “Sim, o cachorro pode comer manga”.

Contudo não é o ideal que seja oferecida em grandes quantidades, mas sem dúvida é uma ótima ideia de petisco.

Alerta: A manga verde não deve ser oferecida ao cachorro. A acidez da manga verde pode ser prejudicial levando o cão a ter desconforto abdominal, e até mesmo diarreia.

O caroço também não deve ser oferecido pelo risco de engasgos.

E manga com leite?

Não! O leite não é indicado para cachorros e pode desencadear diarreia.

Não importa o tipo de leite! O único leite que filhotes podem tomar é o leite de suas mamães cadelas!

cachorro pode comer manga

Benefícios da manga para o seu cachorro

Já sabemos que os cachorros podem comer manga.

Sabemos muito bem que a manga é uma das frutas mais saborosas, então nada melhor do que saber suas propriedades e como a manga pode ajudar a saúde do nosso amigão.

A manga possui inúmeras propriedades!

Pesquisadores da Texas AgriLife Research, uma agência de pesquisas agrícolas dos Estados Unidos, analisaram diversos tipos de manga e concluíram que elas possuem propriedades anticancerígenas

Principalmente em relação ao câncer de mama e câncer colorretal, contudo, apenas uma destas variedades de manga é encontrada no Brasil: a Tommy Atkins.

Porém há propriedades presentes em todas as variedades de manga. São elas:

  • Fibras: as fibras são de suma importância para o correto funcionamento do intestino, e um intestino saudável é responsável pela melhor absorção de nutrientes pelo organismo.
  • Vitamina C: atua como um excelente antioxidante, ou seja, previne o envelhecimento das células, o que fortalece o sistema imunológico do cão, além de ajudar na absorção de ferro.
  • Vitaminas do complexo B: não são produzidas em quantidade adequada pelo organismo, e por este motivo, a alimentação é uma grande aliada. O complexo B é composto pelas seguintes vitaminas: B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12. Cada uma desempenha um papel essencial, mas no geral são importantes antioxidantes, auxiliam no metabolismo da glicose (ajudando o organismo a ter um melhor uso de glicose), ajudam na produção de glóbulos vermelhos, ajudam a melhorar e imunidade, e em especial a B12, é importante para manutenção do sistema nervoso. Níveis baixos desta vitamina estão ligados a morte de neurônios, logo a deficiência desta está ligada a problemas como diminuição da cognição podendo inclusive estar ligada a depressão e demência senil (sim! Nossos pets também podem desenvolver estas condições).
  • Fósforo: é um mineral essencial e trabalha no organismo juntamente com o cálcio para manter a saúde dos ossos, dentes, e também manter a saúde do coração, cérebro e músculos.
  • Magnésio: é um mineral cuja função está ligada a ajudar o metabolismo (ou seja, o correto funcionamento) de lipídeos, carboidratos, e proteínas.
  • Potássio: atua juntamente com o sódio para manter o funcionamento do organismo, sendo muito importante para o coração.
  • Cálcio: atua sendo parceiro do fósforo ajudando nos ossos, dentição e contração dos músculos.
  • Vitamina A: ajuda na imunidade, mas também ajuda muito a saúde dos olhos.
  • Ácido Fólico: ajuda na produção das hemácias (glóbulos vermelhos do sangue) que tem como sua principal função transportar oxigênio para todo o organismo.

Cuidados ao oferecer manga para o seu cachorro

Primeiramente, o caroço jamais deve ser oferecido ao cachorro.

JAMAIS!

Dito isso, vamos pensar agora no porte do seu cachorro, e com isso em mente vale a dica: o tamanho do pedaço de manga deve ser proporcional ao porte do cachorro.

Cães mini e pequenos devem comer pedacinhos bem pequenos. Cães maiores podem comer pedaços um pouco maiores, mas sem exageros.

Caso o cão tenha problemas dentários, independente do porte, ofereça pedaços menores e mais fáceis de serem mastigados e deglutidos.

Sempre com bom senso hein! 😉

benefícios da manga para cães

Quantidade correta para oferecer para o cachorro

Lembrando os detalhes: manga maduras, sem caroço, sem leite, e em pedaços que sejam fáceis de serem deglutidos e mastigados.

Como é uma fruta bastante doce, o ideal é que seja oferecida no máximo 3 vezes na semana e a quantidade vai depender do porte do animal.

Você pode cortar em cubos (de acordo com o porte do cachorro) e oferecer:

  • Cães de porte pequeno: 3 cubos
  • Cães de porte médio: 4 cubos
  • Cães de porte grande: 6 cubos

Receitas com manga para oferecer ao cachorro

Uma receita bem legal para os dias de calor:

  1. Faça um suco de manga e coloque para congelar como se fossem cubos de gelo.
  2. Ofereça para o seu cão e deixe o lamber o gelo.

Outra forma de fazer um picolé para seu amigão:

  • Coloque a manga, e se quiser, adicione outras frutas que não sejam tóxicas para cachorros em um copo plástico ou até mesmo uma garrafa pet (o importante é que você possa cortar esse recipiente depois);
  • Coloque um pouco de água cobrindo as frutas e leve ao congelador.
  • Depois de congelado, retire do recipiente e sirva para o seu cão.

Os cães amam lamber. Lamber petiscos naturais e saudáveis é melhor ainda.

Uma outra forma de oferecer manga para o seu pet é uma salada de frutas.

Corte as frutas permitidas para cachorros (inclusive a manga) em pedaços condizentes com o porte do seu cachorro, e coloque no potinho de ração.

Uma forma de variar o cardápio e nutrir mais ainda seu amigo.

Suco de manga também é permitido!

Apenas se atente ao número de cubos e o tamanho dos cubos de manga permitidos para o seu cão. Misture os com água (nunca leite) e coloque no pote de água do seu cão.

Cachorro engoliu o caroço da manga: O que fazer?

Mesmo tomando todos os cuidados necessários, existem cachorros traquinas que podem ter acesso a mangueiras e podem roubar as mangas direto do pé…

Ou então, podem roubar manga que estão no balcão ou na mesa.

Não há maneiras seguras de resolver esse problema em casa.

Muito importante correr para o médico veterinário de sua confiança para que seu cachorro seja examinado cuidadosamente, exames sejam feitos e então a melhor conduta seja adotada.

Conclusão

Hoje pudemos aprender mais sobre a manga, sobre os benefícios da manga para o nosso organismo e respondemos a principal pergunta: o cachorro pode comer manga?

Sempre com moderação e utilizando o bom senso, oferecer manga ao seu cachorro pode ser uma excelente ideia!

Aliás, considerando que os cachorros amam comer petiscos e nós amamos deixá-los felizes, oferecer petiscos naturais e nutritivos como as frutas é uma excelente saída!

Esperamos que suas perguntas tenham sido respondidas e que possamos responder muitas outras com outros conteúdos!

Atenção, Tutor!

Por mais bem escrita e detalhada que a matéria venha a ser, ela não substitui uma consulta ao seu veterinário de confiança.

E pior ainda, o Amor aos Pets não tem INTENÇÃO ALGUMA de substituir uma consulta médica ou de indicar quais os melhores remédios, pomadas, antibióticos, etc, contra o problema.

Referências externas:

  1. Diversidade Genética Molecular em germoplasma de Mangueira.
  2. Alimentação natural para cães e gatos.
  3. Dieta Natural. Manual do tutor.
  4. Alimentos tóxicos para cães e gatos.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

ATENÇÃO ANTES DE FAZER O SEU COMENTÁRIO!

O Amor aos Pets NÃO IRÁ RESPONDER COMENTÁRIOS com perguntas relacionadas à: qual a quantidade indicada de um produto, recomendação de produtos para uma situação específica que o seu animal esteja sofrendo, etc.

Nosso foco não é e nunca foi substituir uma consulta ao seu médico veterinário de confiança. 

Nós apenas ANALISAMOS rações e produtos para facilitar a sua escolha e te dar o conhecimento necessário para conhecer o que você está comprando. 

Antes de pedir uma análise sobre determinado produto ou recomendação de ração pro seu animal, procure nas categorias específicas sobre rações, raças e produtos (todas estão no menu do site).

Temos mais de 200 conteúdos publicados no site.  

Comentários que não respeitarem esse disclaimer, infelizmente, não serão respondidos. Contamos com a sua colaboração.