Cachorro Pode Comer Melancia? Confira a Opinião da Especialista

Afinal, cachorro pode comer melancia? Uma fruta que, além de alimentar, hidrata, pode ser consumida pelos pets sem nenhuma preocupação? Essa é uma dúvida constante entre os tutores de cães.

Em muitos videoclipes disponíveis na internet, vemos um cachorro comendo melancia. Os cães parecem ficar encantados com esta fruta suculenta. Mas o cão pode comer a melancia? A fruta não é prejudicial ao cão?

Para te ajudar, montamos esse material com ricas informações. Isso porque, queremos ajudar você a cuidar corretamente do seu pet.

Então continue acompanhando, e saiba se o seu pet pode comer melancia.

Afinal, cachorro pode comer melancia?

Cachorro pode comer melancia?

Sim, a melancia pode ser um lanche na dieta do seu cão. Porém, você deve administrá-la com moderação, e da maneira certa.

A melancia pode ser dada aos cães, mas não pode ser uma grande parte da sua dieta. Isso porque, se um cão ingerir muita melancia, é provável que acabe com dor abdominal e diarreia. Ou desenvolver outros sintomas gastrointestinais.

Moderação é o segredo!

Essa é uma fruta rica em água. Isso a torna a fruta ideal para reidratação para humanos e cães. Portanto, é um alimento perfeito para ser consumido durante o verão. A melancia também é de baixa caloria, embora a quantidade de açúcar natural seja um pouco maior que o normal.

A fruta também possui um bom nível de vitaminas A e C, mas não tanto quanto as cítricas. Portanto, o cão pode consumir sem perigo de ter uma alta ingestão de vitamina C.

A melancia também contém minerais essenciais, como potássio e magnésio, cada um dos quais é necessário como parte integrante de uma dieta saudável e equilibrada para o seu cão.

Como dar melancia ao cachorro?

Assim como qualquer refeição, há uma forma certa de dar a melancia ao cachorro. Veja como você pode oferecer essa fruta ao seu pet:

  1. Primeiro de tudo, a melancia para o cão deve ter as sementes removidas. Elas podem permanecer no intestino, causando obstrução. Comer muitas sementes pode resultar em bulbos estomacais muito fortes e diarreia;
  2. A pele dura e verde deve ser removida da fruta. Servimos apenas a parte vermelha sem sementes;
  3. Corte a melancia em pedaços. Você também pode congelá-la. Lembre-se de que os cubos de melancia não devem ser muito pequenos, porque o cão pode engasgar com eles. O melhor tamanho é aquele que lhe permite mastigar, dando uma ou duas mordidas.

Se o seu cachorro nunca comeu melancia, ofereça a fruta em pequenas quantidades, e verifique como o cão reage. Veja se o pet terá vômito, diarreia ou fica entorpecido. Esses são sinais que mostram que o cão não vai reagir bem à fruta.

Vale lembrar que, quando filhote, o cão pode não receber muito bem a melancia.

Os cães gostam de melancia?

Isso vai depender de cada tipo de cachorro. Afinal, há aqueles que amam e aqueles que não gostam. Portanto, vai depender do tipo de dieta que o pet tem.

Por isso, para os cães que gostam de comer uma fatia de melancia, ela pode ser oferecida como um lanche. Ou ainda como recompensa na hora do treinamento. Além disso, funciona muito bem como um alimento em dias extremamente quentes.

Para quais cães é possível dar a melancia?

Devido à presença de luteína e zeaxantina na melancia, ela pode ser uma adição valiosa à dieta de cães que têm uma tendência natural a doenças oculares, como por exemplo:

  • Cocker spaniel;
  • Boston terrier;
  • Golden retriever.

A presença de licopeno faz da melancia um bom lanche para cães em risco de câncer. Estudos em células de osteossarcoma mostraram que o licopeno pode inibir seu crescimento.

Lembrando que os estudos foram feitos em humanos, e as quantidades podem variar, assim como a resposta individual, dentre outros fatores. Não existe um alimento milagroso, mas sim hábitos saudáveis que ajudam a diminuir riscos de doenças.

Porém, a ingestão da melancia rica em licopeno é de grande ajuda para questões cardiovasculares, oculares, e também para evitar alguns tipos de câncer. Clique aqui e saiba mais sobre estes estudos.

A polpa de melancia também contém muita vitamina C, mas o cão a sintetiza sozinha, e raramente é necessária suplementação adicional.

Um ponto interessante é que a melancia, em especial a orgânica, tem alta concentração de polifenóis, potentes antioxidantes que também favorecem a saúde geral. Clique aqui e saiba mais.

Melancia para o seu cão pode ser prejudicial se o seu cão tem diabetes. Isso se deve ao alto teor de açúcar, porém, uma fatia de melancia, embora tenha um índice glicêmico mais alto tem uma carga glicêmica baixa, em outras palavras, não possui carboidratos suficientes para elevar de fato a glicemia e causar problemas.

Em casos raros, pode acontecer que o cão seja alérgico à melancia, portanto, especialmente quando lhe damos frutas pela primeira vez, vale a pena prestar atenção se o cão não está se coçando ou se tem outros sintomas de intolerância ou alergias.

Lembrem se: a diferença entre o veneno e o remédio é a dose!

Com bom senso, moderação, e consentimento do médico veterinário é uma fruta que pode ser um ótimo petisco para os cães.

Cachorro pode comer melancia: qual a quantidade?

Agora que você já sabe que a melancia é uma das frutas que cachorro pode comer, para oferecer ao seu pet você deve tirar as sementes e a casca. Incluindo boa parte da carne branca, que é mais difícil de digerir que a fruta madura de cor avermelhada.

Se é a primeira vez que seu cachorro provará melancia, o ideal é oferecer apenas um pedaço pequeno e observá-lo durante as 12 horas depois da ingestão, para ver se esta fruta provoca alguma reação adversa no processo digestivo, como gases ou diarreias.

A quantidade de melancia que um cachorro pode consumir dependerá do tamanho, peso e estado de saúde. Mas, geralmente, se recomenda dar apenas entre 3 e 5 pedaços de melancia para um cachorro adulto. Sempre depois de ter a certeza que esta fruta não lhe causa problemas digestivos.

Porém, caso você opte por misturá-la com outras frutas, o ideal é reduzir esta quantidade, para evitar que seu cachorro consuma muito açúcar de uma só vez.

Uma ótima maneira de incorporar a melancia na nutrição do seu cachorro é utiliza-la como um reforço positivo na sua educação.

Ou seja, cada vez que seu cão realizar uma conduta positiva, ou reproduzir um comando de obediência canina, você pode oferecer um pedaço de melancia para premiá-lo e estimular que siga aprendendo.

Benefícios da melancia para o cachorro

Cachorro pode comer melancia?

Agora que você já sabe que o cachorro pode comer melancia sem problemas, precisa conhecer os benefícios que esta fruta pode trazer para o seu peludo:

  • É fonte de vitaminas A (beneficia a visão, pele e pelos), B6 (auxilia no metabolismo) e C (tem efeito contra radicais livres);
  • É fonte de minerais como, por exemplo, potássio (essencial para o bom funcionamento das células, do metabolismo e dos músculos), ferro (facilita o transporte de oxigênio), zinco (essencial para o transporte da vitamina A no sangue, e para a manutenção do pelo e da pelagem), magnésio (para a manutenção dos ossos, das transmissões nervosas e contrações musculares) e cálcio (fortalecimento dos ossos);
  • Possui licopeno, antioxidante poderoso que neutraliza radicais livres, evita o envelhecimento da pele e manutenção da pele e da pelagem;
  • Possui frutose, açúcar natural que é fonte de carboidrato, e funciona no organismo como um estoque de energia;
  • É fundamental para a hidratação corporal, por ser rica fonte de água. Dessa forma, aumenta o fluxo de excreção de urina, então é ideal para limpar os rins e livrar o organismo da ação de toxinas;

Caso tenha interesse em saber sobre as propriedades da melancia, seu consumo e sua importância socioeconômica, clique aqui.

Lembramos que todas as dicas que damos aqui não isenta a ida ao veterinário. Normalmente, a melancia é recomendada. Porém, se o médico disser que não deve oferecer, siga as instruções do profissional que acompanha a saúde do seu cachorro.

Compartilhe essa informação!

Você ganhou 10% de Desconto na Petlove

Utilize o cupom

AMORAOSPETS

Clique no botão abaixo e faça o seu pedido agora mesmo.

*Válido apenas na primeira compra