Cachorro Pode Comer Morango? Confira a Opinião da Especialista

Um pergunta feita por milhões de tutores: o cachorro pode comer morango? De forma bem direta, a resposta é sim! Afinal, o alimento é rico em fibras e nutrientes importantes, tais como vitaminas e minerais. Portanto, o morango é uma boa opção de petisco para ser oferecido ao cão.

O morango é uma fruta saborosa, macia e suculenta, da qual, com certeza, poucos de nós iremos recusar. Sendo assim, os cachorros também não recusam.

Além disso, é uma fruta com muitos benefícios para o sistema imunológico dos animais, e funciona também como um anti-inflamatório. Ou seja, o morango não faz nenhum mal para o seu cão!

Saber as frutas que cachorro pode ou não comer é um interesse muito comum para tutores que gostam de agradar os pets com petiscos mais saudáveis, ou como parte da dieta natural.

Você já sabe que o cachorro pode comer morango, mas continue acompanhando para entender melhor sobre os benefícios dessa fruta para os pets.

Boa leitura!

Os benefícios do morango para os cachorros

Cachorro pode comer morango?

Morango é uma das poucas frutas que podem ser oferecidas aos cachorros com casca, e sem descartar as sementinhas. Afinal, elas saem mais tarde sem problemas no cocô do pet. A fruta possui um teor considerável de vitamina A, B e C, além de ser rica em antioxidantes.

Os aspectos nutricionais do morango são inúmeros!

O cachorro pode comer morango tranquilo. Isso porque é uma fruta com muitos benefícios para o sistema imunológico dos animais e funciona também como um anti-inflamatório. Porém, alguns animais podem ter sensibilidade a esta fruta e seu uso deve evitado nestes casos.

Morangos são frutas ótimas, tanto para nós, quanto para nossos filhos de quatro patas. Seja in natura, em uma vitamina para cachorro, ou em biscoitos naturais.

São ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas e não possuem gordura, atuando no sistema imunológico e no controle de peso, por ser uma opção de petisco natural.

O morango é também uma fruta rica em antioxidantes, como antocianinas e o ácido elágico, que conferem outros benefícios para a saúde e está presente em várias frutas pequenas vermelhas, em especial, o morango.

Entre eles, estão: combater o envelhecimento da pele, ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, melhorar a capacidade mental, prevenir o câncer e ajudar a combater inflamações.

Outras vantagens da fruta para os cães são:

  • Baixo teor calórico: pode dar morango para cachorro, pois é um petisco saudável, indicado, inclusive, para cães obesos. No entanto, é importante oferecê-lo com moderação;
  • Fonte de vitamina A: está relacionada à síntese de hormônios, à regulação das funções da pele e a uma boa visão, contribuindo na prevenção da cegueira noturna;
  • Fonte de vitaminas do complexo B: têm função antioxidante e contribui para o bom funcionamento de sistema nervoso, pele, metabolização da glicose, replicações celulares e de DNA;
  • Rico em antioxidantes: a cor vermelha do morango é graças à substância chamada antocianina. Antioxidante, ela contribui no combate aos radicais livres;
  • Fonte de minerais: além de vitaminas, o morango é rico em minerais importantes, como potássio, magnésio e zinco;
  • Fonte de fibras: contando com fibras solúveis e insolúveis, o morango ajuda a regular o intestino e evitar a constipação.

Cachorro pode comer morango: como oferecer?

Em geral, é recomendado remover a semente das frutas antes de servi-las ao cão. Afinal, algumas sementes podem provocar obstrução intestinal. Mas outras, como as sementes de maçã, ainda possuem substâncias tóxicas ao organismo do pet.

Entretanto, no caso do morango, a boa notícia é que não é necessário remover as “sementinhas” que envolvem a fruta. Inofensivas para a saúde do pet, ele pode comer morango com elas, pois, as sementes são ricas em fibras insolúveis e em antioxidantes que ajudam a prevenir quadros de constipação, e a combater os radicais livres que causam doenças, em especial, doenças degenerativas.

Sendo assim, o jeito mais simples de servir o morango para cachorro é oferecer a fruta pura, cortada em pedaços. Ainda mais depois de gastar energia, os cães adoram comer a fruta bem geladinha.

Aliás, outra dica bacana é congelar o morango e oferecê-lo assim, como se fosse um picolé.

Cachorro pode comer morango enlatado?

Cachorro pode comer morango, sim. Mas é bom deixar claro que morangos enlatados e em caldas estão proibidos para os cachorros!

Afinal, eles são ricos em açúcares e não devem ser ofertados. Nessa mesma linha estão as frutas com chocolate, um reconhecido alimento que deve ser evitado por ser tóxico para seu cão.

Lembrem que chocolate é rico em teobromina e cafeína que são altamente tóxicos para os cães.

Outro cuidado é que os morangos não são tóxicos ou venenosos para cachorros, mas eles contêm açúcar. Portanto, não é recomendável oferecer ao pet em altas quantidades. Além disso, sempre pergunte ao médico veterinário do seu cão antes de compartilhar alimentos com ele.

Alguns cães podem ter problemas de saúde, no qual o morango deve ser evitado. Você sempre deve perguntar ao médico veterinário, médico veterinário especialista em nutrição ou zootecnista sobre o tamanho das porções apropriadas para o seu cachorro.

Cuidados e quantidades recomendadas ao dar morango aos pets

Cachorro pode comer morango?

Ainda que de maneira não tão frequente, cães podem comer morango e ter hipersensibilidade à fruta.

Pensando nisso, após oferecer um pedacinho ao cachorro, vale a pena observar qual é a reação do seu amigo. Em caso de vômitos, diarreias ou mesmo de coceiras pelo corpo, suspenda o alimento e procure um veterinário imediatamente.

Assim como é verdade para boa parte das frutas, o consumo em excesso de morango pode aumentar os níveis de açúcar no sangue. Além disso, a alta quantidade de fibras insolúveis presentes nas sementinhas do morango pode levar a quadros de diarreia.

Por isso, cachorro pode comer morango, mas sempre com moderação!

Cachorro pode comer morango: petisco para treino

Se você está adestrando o seu pet, dar morangos como recompensa é uma excelente ideia. Especialmente em períodos mais quentes! Isso por a fruta ser refrescante, e pode ser um ótimo estímulo para o cão obedecer a mais comandos.

O objetivo da recompensa no treinamento é parabenizar o cachorro de forma que ele entenda que fez o certo. Com um petisco saudável, além de uma recompensa de treino, você ainda proporciona mais benefícios à saúde do seu cão.

Sendo assim, na hora de adestrar o pet, tenha sempre morangos picados para oferecer como recompensa!

Conclusão

Seu cachorro pode comer morangos, porém com moderação. O alto teor de açúcar na fruta pode levar o cão a elevar o nível de glicemia, e ainda ter problemas como vômitos e diarreias.

Basta ter moderação e bom senso que tudo ficará bem.

O mais indicado é você sempre consultar o médico veterinário do seu cão. Afinal, ele acompanha a saúde do seu pet, e sabe exatamente o que pode ser acrescentado ou não na dieta dele.

No entanto, se você perceber que o cão aceitou bem o morango, ofereça a fruta como um petisco muito saudável!

Gostou de conteúdo? Compartilhe essa informação!

Você ganhou 10% de Desconto na Petlove

Utilize o cupom

AMORAOSPETS

Clique no botão abaixo e faça o seu pedido agora mesmo.

*Válido apenas na primeira compra