Cachorro Pode Comer Ovo? Confira a Opinião da Especialista

Uma das grandes dúvidas de donos de cães é se o cachorro pode comer ovo. Afinal, o alimento faz bem à saúde do pet ou não? Muitos tutores gostam de dar alimentos de seres humanos para os animais, mas nem todos são recomendados.

Essa é uma tradição comum entre os brasileiros, pois a maioria dos cães estão presentes no momento em que os seus donos estão se alimentando. Então, eles ficam com “dó” e acabam compartilhando a refeição.

Para te auxiliar, preparamos esse material para mostrar se cachorro pode comer ovo. Portanto, continue acompanhando e entenda mais sobre o assunto.

Afinal, cachorro pode comer ovo?

Cachorro pode comer ovo?

A pergunta que não quer calar é se cachorro pode comer ovo. Portanto, sem ficar fazendo suspense demais, a resposta é sim. O cão pode comer ovo, porém, o tutor precisa tomar alguns cuidados.

Os cachorros adoram comer ovos junto com a ração, ou com algum outro petisco. Mas o alimento não pode ser dado sozinho a ele. Isso porque, mesmo o ovo sendo altamente proteico, ele não tem todos os nutrientes que um cachorro precisa para sobreviver.

Sendo assim, se você quer dar ovo ao seu cão, saiba que pode. Porém, nunca substitua a ração por ele. Um cuidado que é muito importante é o do preparo. Afinal, temperos e óleos não podem ser usados para preparar ovos aos pets!

Os seres humanos, por exemplo, se deliciam com o ovo poché, frito, e em outros alimentos em que ele é usado para preparação. No entanto, quando ele é oferecido a um cão, essa variedade cai bastante.

A primeira regra para preparar ovos aos cachorros é nunca usa temperos. Não recomendamos o uso de sal apenas por garantia! Óleos e azeites também requerem um cuidado especial, eles podem ser utilizados, mas com muita cautela.

O ideal mesmo é somente cozinhar na água e oferecer ao cachorro quando o alimento esfriar.

Cachorro pode comer ovo cru?

O mais indicado para o cachorro é oferecer o ovo cozido. Sem temperos e óleos, sendo algo saudável e gostoso. Portanto, o ovo cru não é recomendado para os cães. Isso porque, ingerir o alimento antes dele ser preparado coloca em risco a saúde do pet.

Isto porque o ovo cru pode conter salmonella. Leia mais no artigo: Salmonella em ovos: relação entre produção e consumo seguro. 

Afinal, alimentos crus são mais suscetíveis a proporcionarem contaminação.

Como é a forma certa de dar ovo ao cachorro?

Agora que você já sabe que cachorro pode comer ovo, e que o melhor preparo é o cozimento, ainda resta uma dúvida: como incluir o alimento na dieta?

O ovo pode ser oferecido inteiro, ou cortado como um petisco quando você quiser agradar o pet. Outra opção é misturar o ovo com o alimento seco ou úmido. Isso pode ajudar a abrir o apetite do pet.

Normalmente, o indicado é oferecer o ovo uma ou duas vezes por semana. É uma quantidade segura, e sem contraindicação para animais saudáveis.

Independentemente da sua escolha, antes de oferecer ovo para o seu cachorro converse com seu médico veterinário de confiança. Ele vai orientar a forma certa e a quantidade correta de dar ovo ao seu cachorro.

Cachorro pode comer ovo com casca?

Atenção: em alguns casos pontuais, é indicado que o pet coma também a casca do ovo como suplementação de cálcio. Se esse for o caso do seu cachorro, lave muito bem a casca antes de oferecê-la ao pet.

Uma dica é fazer um pó com a casca de ovo. É uma forma assertiva de dar essa suplementação ao cão.

Mas não o faça sem a supervisão do médico veterinário, pois o excesso de cálcio pode trazer prejuízos a saúde do seu cão.

Em filhotes quando o excesso de cálcio pode levar a problemas osteoarticulares, como uma doença chamada osteocondrose.

A osteocondrose faz com que as cartilagens se ossifiquem, levando a uma deformidade do membro e consequentemente dificuldade de locomoção.

O excesso de cálcio na dieta pode levar a formação de cálculos de oxalato de cálcio que pode causar  obstruções e até mesmo doenças renais. Portanto, o manejo nutricional é sempre muito importante!

Todo cuidado com as fêmeas prenhes também!

Muito se fala sobre a deficiência de cálcio que pode complicar o parto, mas quando a alimentação da fêmea é suplementada de maneira incorreta com excesso de cálcio antes do parto, pode levar a deficiência de cálcio posterior ao parto. Vale ler o artigo: Hipocalcemia Puerperal em Cão. 

Não utilize qualquer suplemento sem o consentimento do médico veterinário que acompanha seu cão.

Benefícios do ovo para o cachorro

Além de muito saboroso, o ovo também é muito nutritivo. Esse é um alimento altamente proteico e de fácil digestão.

O ovo ainda é rico em aminoácidos, antioxidantes, vitaminas A, D, E, B7 e B12. Além disso, ainda possui minerais como ferro, cálcio e potássio.

Todo esse combo de nutrientes ajuda no sistema imunológico, faz bem para a pelagem, e colabora para o bom funcionamento do organismo do cachorro. Leia mais no artigo: Uso de imunoglobulinas da gema do ovo na nutrição de cães.

O ovo favorece a beleza da pelagem e da pele do animal graças ao seu alto teor de proteínas.

Além disso, protege as articulações do cão, e aumenta naturalmente a imunidade. Por ser livre de conservantes, corantes, flavorizantes e outros aditivos artificiais, quando bem utilizado reduz o risco de formação de cálculos urinários e infecção.

Por ter um alto teor de umidade, ajuda a manter o peso ideal do cão, e também a sua massa magra. Favorece também a produção das células vermelhas do sangue, e traz muito mais disposição e virilidade.

Filhote pode comer ovo?

A resposta é sim! O alimento pode ser oferecido ao animal desde filhote. Principalmente pelo seu alto teor proteico, e por seus benefícios ao organismo e a saúde dos cachorros.

Já que o ovo contém todos os aminoácidos essenciais. Que são aqueles que o organismo do seu cachorro não consegue produzir internamente, somente conseguindo obter diretamente através dos alimentos.

O ovo é bastante proteico, funciona muito bem no fortalecimento dos músculos do cachorro. Além de reparar seus tecidos e melhorar a fibra dos seus pelos.

Portanto, pode dar ovo para cachorro filhote também! Na quantidade adequada e sem exageros, é muito adequado incluir este alimento na dieta dos cães.

As proteínas são nutrientes que devem ser encontradas em maior proporção na dieta do cachorro. Além disso, o ovo também é rico em gorduras que são igualmente necessárias para sua dieta.

Devemos entender que, na quantidade adequada, a gordura não provoca aumento de colesterol no seu cachorro, na verdade, estas gorduras são benéficas para ele!

Por fim, o ovo contém vitamina A, vitaminas do complexo B, ferro e selênio, o que faz dele um alimento muito completo, assim como econômico e acessível. Portanto, pode dar ovo para cachorro, sim!

Cachorro pode comer a gema do ovo?

Sim, os cães podem comer as gemas de ovo com moderação. Nunca é uma boa ideia oferecer apenas as claras de ovos para seu cão. Na verdade, é recomendável que o cachorro coma o ovo inteiro, pois é um alimento nutritivo mais completo.

As gemas do ovo, na verdade, contêm uma grande quantidade de vitaminas saudáveis, como, por exemplo, a biotina. E como as claras de ovos contém Avidina, que atua como um inibidor da biotina, a gema de ovo equilibra os efeitos do inibidor.

Contanto que você alimente seu cão com a gema e a clara do ovo juntas, não deve se preocupar com a deficiência de biotina no seu cão.

Pelo contrário, pode ser uma ótima escolha e atuar como nutracêutico pois também é rica em vitamina A como você pode conferir no artigo: Benefícios dos nutracêuticos na dieta dos cães.

Benefícios da gemas de ovo para o cachorro

A maioria das pessoas não relaciona as palavras “colesterol” e “gorduras boas” com a saúde. No entanto, as gorduras e o colesterol encontrados nas gemas dos ovos são benéficos para a pele e pelos do cão.

Eles são conhecidos por dar mais brilho à pele do seu cão, para uma aparência saudável ao pelo.

Vitaminas saudáveis ​​da gema do ovo

Uma grande razão pela qual as gemas são tão nutritivas é porque elas contêm muitas vitaminas. Por exemplo:

  • A vitamina D ajuda a fortalecer os ossos, permitindo que o cão absorva mais cálcio;
  • A vitamina E é responsável pela formação dos glóbulos vermelhos, protegendo assim os tecidos do corpo e dos ossos;
  • Por outro lado, a vitamina A melhora os olhos e a visão do seu cão.

Todas essas vitaminas são essenciais para ter um cão saudável!

As proteínas dos ovos são saudáveis ​​para os cães

Cachorro pode comer ovo?

Como você já deve saber, a dieta de um cão deve consistir principalmente de proteínas. De fato, pode até ser prejudicial à saúde do seu cão se a dieta deles não consistir principalmente de proteínas.

Já que as frutas e os legumes têm poucas proteínas, embora algumas frutas como o abacaxi tenham grandes benefícios para à saúde do cão, desde que consumida com moderação.

A boa notícia é que os ovos são ricos em proteínas ​​de alta qualidade, juntamente com todos os aminoácidos essenciais. Além disso, um ovo grande padrão (50 gramas) contém apenas 78 calorias, sendo assim um alimento de baixa caloria e alta proteína, perfeito para os cães.

A proteína do ovo também pode ajudar seu cão a ganhar massa muscular, fortalecer os pelos e reparar o desgaste dos tecidos ósseos. Isso significa que um cachorro saudável pode comer ovo ocasionalmente sem prejuízos.

Quantos ovos meu cachorro pode comer?

Não temos um número preciso, mas há segurança em fornecer alguns ovos por semana, mas não comece oferecendo muitos ovos!

Os alimentos alérgicos mais comuns para os cães incluem: laticínios, trigo, carne de cordeiro, carne vermelha, soja, peixe, coelho, e claro, os ovos. Existe a possibilidade de seu cão ser alérgico a ovos, então comece oferecendo uma pequena quantidade para teste. Leia mais sobre: Alergia alimentar em cães.

Lentamente, introduza os ovos na dieta do seu animal, começando com uma fatia ou duas de ovo cozido. Depois disso, observe seu animal pelas próximas 24 horas e procure por alterações no comportamento, como falta de energia, diarreia, constipação ou qualquer outra coisa incomum.

Se tudo tiver bem, fique à vontade para oferecer mais. A chave é aumentar gradualmente os ovos na dieta do cão, para evitar o maior número possível de efeitos colaterais.

Conclusão

Normalmente, as pessoas que comem ovos de manhã tem mais energia ao longo do dia e isso não é diferente com os cães. Assim, ofereça um ovo cozido para seu cão eventualmente pela manhã para aumentar a energia e as proteínas da alimentação do animal saudável!

Sempre com cautela e responsabilidade!

Recomendamos sempre pedir orientação ao veterinário do seu pet.

Você ganhou 10% de Desconto na Petlove

Utilize o cupom

AMORAOSPETS

Clique no botão abaixo e faça o seu pedido agora mesmo.

*Válido apenas na primeira compra