- Livre de transgênicos
- Livre de antioxidantes sintéticos
- Ingredientes de alta qualidade
A chegada de um bulldog francês é motivo de grande alegria em qualquer casa. Seja filhote ou adulto, ele tem o poder de inundar o ambiente com o seu amor.
Mas logo fica claro que treinar seu cachorro a ir ao banheiro no lugar certo é prioridade número um. E essa deve ser a primeiríssima coisa a ensinar ao seu novo companheiro.
Entretanto, há outros comandos que o seu cão precisa aprender. Mas somente com um bom treino é que ele vai conseguir entender as suas ordens.
Reunimos algumas dicas importantes para você aprender a adestrar o seu bulldog francês. Então, continue acompanhando e boa leitura!
Algumas regras básicas de treinamento do bulldog francês
No começo, seu filhote deve ser constantemente supervisionado e ficar limitado a uma área específica da casa. Por exemplo, a sala de estar ou de jantar quando você estiver em casa, e a lavanderia ou área de serviço quando o cão estiver sozinho.
Ele só deve andar livre em outras partes da casa quando estiver completamente treinado. O cachorro pode se confundir com espaços muito diferentes, e isso também previne acidentes nos quartos ou áreas acarpetadas.
Entenda que filhotes não conseguem segurar por muito tempo. É importante que você adote um horário para dar comida e água para seu cão. Alimente-o todos os dias na mesma hora, mas nunca na hora de dormir, e retire a água e comida antes de você ir para a cama.
Porém, não se esqueça de encher as vasilhas assim que acordar. Seu cão vai entrar nessa rotina e compreender, “o que entra no horário, sai no horário”.
Conseguiu entender?
Nunca dê uma bronca ou bata no seu cachorro quando ele ‘fizer’ no lugar errado. Isso só vai fazê-lo associar que ‘fazer’ perto de você é errado, e vai sempre querer fazer escondido, o que faz o treinamento muito mais difícil.
Passo a passo para treinar o seu bulldog francês
Esse método é para ser usado toda vez que você estiver em casa. Siga-o o melhor que puder!
Alguns cachorros vão aprender em poucos dias, outros podem demorar algumas semanas, depende do seu cão. Tenha um pouco de paciência, vai valer a pena.
Veja o passo a passo que preparamos para você treinar o seu bulldog francês:
1. Escolha o banheiro do seu cão
Escolha a área de sua casa onde você quer que seja o banheiro de seu cachorro. Pode ser um canto da área de serviço, ou um pequeno banheiro, etc. Piso frio é o ideal.
2. Usando o papel jornal
Cubra toda a área com algumas camadas de jornal. Se você mantém a caminha e a água em um canto desta área, não há necessidade de forrar esse canto, mas o resto do espaço deve ser forrado.
3. A técnica da recompensa
Quando seu filhote faz xixi ou cocô no jornal e você estiver presente, sempre o elogie com bastante entusiasmo. De preferência dê-lhe algum petisco. Você quer que ele entenda que ‘fazer’ ali deixa você feliz.
Se você não estiver presente no ato, não adianta elogiar, pois o filhote não vai associar o que ele fez com o seu encorajamento.
4. Mantenha o local do seu cão fazer as necessidades sempre limpo
Remova as folhas de papel sujas imediatamente e reponha com folhas limpas. Mas, guarde umas das folhas que esteja ligeiramente molhada e coloque sobre as outras no canto desta área que futuramente você quer que seja o lugar definitivo para ser o banheiro.
O filhote vai se orientar pelo cheiro neste canto e deve ‘fazer’ cada vez mais perto desta área que você designou.
5. O local deve ser longe da cama e de onde ele come
Depois de um tempinho, ele vai se acostumar a ‘fazer’ apenas no jornal e vai procurar pelo jornal todas as vezes que tem vontade.
Você perceberá que ele vai acabar escolhendo um local preferido, e este deve ser o local no qual você sempre deixará o jornal com o ‘cheirinho’ para ele. Em geral, este canto é o mais longe possível da caminha e da comida.
6. Ensinando os comandos básicos
Agora é o momento de ensinar os comandos básicos para o seu bulldog francês. Ordens como fica, senta, vem, pega e deita são fáceis para ele aprender. Porém, é preciso que você tenha paciência para treinar devidamente o seu cão.
Como já dissemos, quanto mais cedo o seu cão for treinado, melhor para ele assimilar os comandos. Por isso, comece a sua educação desde filhote.
No entanto, ensine um comando por vez. Espere um tempo até o seu cachorro compreender a ordem e, somente depois que ele entender, ensine outro. E lembre-se: sempre que ele fizer algo correto, dê a ele um petisco como recompensa.
7. Escolha um ambiente tranquilo para treinar o seu bulldog francês
Um cão, independente da raça, dispersa muito rápido. Quando filhote, a tendência é ainda maior.
Portanto, ao iniciar o adestramento do seu cachorro, escolha um ambiente tranquilo, sem distrações. Dessa forma, o seu bulldog francês vai se concentrar apenas nas suas ordens e ficará mais fácil para ele compreender.
Mas reforçamos a importância da paciência. Afinal, nada é do dia para a noite!
8. Passando o treinamento para o ambiente externo
Somente depois que o seu cão compreender todos os comandos que foram treinados em um ambiente fechado, é que você deve educá-lo no espaço externo.
Afinal, ele vai te obedecer e não arriscará sair correndo sem controle. Esse é o momento de você acostumá-lo com outras pessoas e a conviver também com outros cachorros. Ou ainda, outros animais.
9. Mantenha um clima agradável
Um treinamento para o seu cachorro é como uma brincadeira. Porém, você deve ser firme. No entanto, a firmeza não pode ser confundida com agressividade física ou verbal.
Se você usar um tom mais severo na hora do adestramento, ele vai achar que não pode fazer tal ação quando estiver perto. Então, ele pode acabar fazendo escondido.
Por isso, sempre que for treinar o seu cão mantenha o clima agradável. Ele vai te obedecer a partir do momento que sentir que você é o líder e não por ter medo do seu tom de voz.
10. Mantenha a constância do treinamento
Não adianta treinar o seu bulldog francês um dia, e só retornar o adestramento depois de uma semana. A sua educação precisa de uma constância para que ele aprenda de fato o comando.
O ideal é você treinar o seu cachorro todos os dias durante 10 minutos. Afinal, o treinamento não precisa ser longo, pois o seu animal pode se cansar.
Origem e história do Bulldog Francês
Apesar de ser conhecido como Bulldog Francês, o desenvolvimento dessa raça teve influência direta de mais dois países além da França: Inglaterra e Estados Unidos.
A Inglaterra foi responsável pela formação da base dessa raça por causa do seu ancestral, o bulldog inglês. Os franceses os tornaram únicos e os americanos exigiram as orelhas de morcego tão famosas.
Temperamento do Bulldog Francês
Se você é daqueles que passam longas horas fora de casa, saindo pela manhã e só chegando à noite, então escolha outra raça como companheira!
Ele é muito apegado ao dono, e isso acaba criando uma forte dependência. Afinal de contas, quando o Bulldog Francês foi criado, o objetivo foi torná-lo um cão de companhia e, assim, ele não está fazendo nada mais que a função que a natureza lhe impôs.
Ele é muito amoroso e adora um bom carinho. Em qualquer ambiente sempre prefere ficar perto do seu dono mesmo que não estejam interagindo. Essa raça não aguenta ficar longos períodos sozinho, e pode até mesmo ficar muito doente por conta disso.
Além disso, quando deixado sozinho, o Bulldog Francês se torna bastante destrutivo. Portanto, antes de sair de casa é melhor deixar fora do seu alcance tudo o que pode ser quebrado ou, pior ainda, engolido.
O melhor mesmo é deixá-lo na companhia de outra pessoa quando for sair, para que ela cuide do seu amigo com todo o carinho.
Conclusão
O bulldog francês é um cão perfeito para você que deseja ter um cachorro de companhia. Isso pois, ele vai alegrar os seus dias e te dar muito amor!
Se você sentir dificuldade com o treinamento, procure então a ajuda de um profissional.
Esperamos que nosso conteúdo tenha ajudado e esclarecido suas dúvidas!
2 respostas
Tenho um buldogue e ele é bravo , estranha alguns da casa , super estressado
Olá Eliane!
Como você está? Como está seu buldogue? 🙂
Você já consultou algum adestrador ou algum veterinário especializado em comportamento animal? Acredito que estes profissionais possam ajudar muito no seu caso!!!
Espero que ele fique bem e você também! 🙂
Um grande abraço!