Como Adestrar um Chow Chow? Dicas Práticas para Treinar seu Filho de 4 Patas

Se você quer saber como adestrar um Chow Chow, nós vamos te mostrar. Afinal, esse cãozinho com cara de ursinho desperta diversas paixões por aí. Porém, há quem também não goste da raça, por preconceito e achar que é muito perigosa.

Mas já adiantamos tudo vai depender da forma como você cria o seu cachorro, e essa premissa vale para qualquer um deles.

É quase impossível não se apaixonar pela beleza desse cachorro. Além de fofo, ele é mundialmente conhecido em função da sua língua azul e por ser muito bem educado. Quem conhece um Chow Chow sabe como ele é encantador.

Como adestrar Chow Chow?

Ao longo do texto vamos te mostrar como adestrar um Chow Chow. Além disso, você vai conhecer mais características sobre a raça. Continue acompanhando e boa leitura.

Chow Chow, um amigo para todas as horas

O chow choew é uma raça de porte médio, robusto e com musculatura forte. Uma das suas características é a esperteza e, por isso, quando bem treinado, ele faz muito bem as tarefas. Além disso, ele é considerado um excelente cão de guarda.

Antigamente, ele era usado como cão de guarda por ser muito inteligente e por causa do seu temperamento. O seu comportamento também ajudava nessa função.

A expectativa de vida do Chow Chow é, em média, 15 anos, e a sua altura de 55 centímetros. A raça pode chegar a pesar até 20 quilos. A sua aparência é parecida com um leão, em função dos pelos volumosos e do corpo altivo.

Além disso, é uma raça bem orgulhosa e reage bem em uma situação de ameaça. Se ensinado corretamente, torna-se um bom companheiro de aventuras.

Curiosidades sobre a raça

Mesmo o Chow Chow sendo uma raça independente, e consegue ficar sozinho sem nenhum problema, é importante o seu dono criar uma rotina para ele.

Afinal, se você deixar, ele vai ficar deitado por horas, e ganhar muito peso. O certo é você manter uma rotina de exercícios diários, com caminhadas curtas para ajudá-lo a manter o porte físico.

Para ajudá-lo a manter o seu porte, dê ao filhote de chow brinquedos que vão fazer ele se mexer. Por exemplo, todos os dias jogue uma bolinha para ele aprender a pegar. Isso fará o seu amigo movimentar o corpo e gastar energia.

Esse cachorro tem uma personalidade mais reservada, ele tende a ser mais independente. Portanto, é um pet que não gosta de ser muito agarrado ou provocado.

Por isso, o melhor é deixá-lo em seu canto e brincar sempre que ele permitir. Caso contrário, ele pode reagir mal, mesmo com o tutor, crianças ou estranhos, especialmente se tem uma ameaça.

Mas é super importante estimular o contato e brincadeiras desde filhote! Respeitando os limites do cão.

O filhote dessa raça não nasce com a língua azul, mas ela fica com essa tonalidade a partir das oito semanas de vida. Portanto, se você quiser analisar se a raça é pura, basta somente analisar a cor da sua língua. Além disso, essa é a única raça que possui 44 dentes.

Origem do Chow Chow

A raça é originária na antiga China, há mais de dois mil anos. Os registros mais antigos que se tem da raça é de uma escultura de cerâmica da época de 206 a.C. Ele era muito usado como cão de guarda, força tração e participava de rinhas, o que agora é totalmente proibido.

Saiba como adestrar um Chow Chow

O adestramento do Chow Chow não é diferente de outras raças. Por isso, o ideal é iniciar a sua educação ainda quando filhote. Os princípios básicos para o treinamento são os mesmos, como recompensa, repetição, determinação e paciência. JAMAIS utilize qualquer método que não seja baseado no reforço positivo.

Os cães aprendem muito bem quando são elogiados e ganham petiscos.

Assim como qualquer ser vivo, o Chow Chow quando criado em um lar amoroso e com a educação correta será um companheiro incrível.

Nem sempre conseguimos os interpretar, então deixo uma dica valiosa: leia sobre comportamento canino.

Veja abaixo algumas diferenças de fases sobre como adestrar um Chow Chow:

Filhotes

Os filhotes estão descobrindo o mundo, portanto, é necessário ter muita paciência para ensiná-los, pois eles podem se distrair com facilidade. Porém, tudo o que eles realmente aprendem nessa fase, eles vão realizar pelo resto de sua vida.

Essa é a fase ideal para educar o Chow Chow, bem como qualquer filhote, porque ele ainda não terá nenhum hábito. Sendo assim, você vai ensinar para ele tudo o que precisa aprender, o que pode ou não ser feito.

Uma dúvida sobre a raça é saber se o filhote tem ou não um temperamento mais agressivo. Mas isso é difícil saber. O Chow Chow é dominante por natureza, portanto, sempre vai reagir quando se sentir ameaçado, é o seu instinto.

Por isso, é importante acostumá-lo com outros animais, especialmente cachorros, crianças e outras pessoas que frequentam a casa. O rosnado desde pequeno é para mostrar o seu poder de liderança.

Por favor não tente competir com ele! A ideia de que os humanos devem ser o líder da matilha é completamente ultrapassada e rejeitada por todos os profissionais sérios que trabalham com comportamento animal. Ele é um cão, e é importante que ele te obedeça, mas a obediência deve vir pelo amor e respeito, jamais pelo medo do cão em relação a qualquer humano.

Nessa fase, ensine-o os comandos básicos, como sentar, ficar, junto, quieto, deita, chão. Além disso, mostre a ele o que não se pode fazer, para que desde filhote ele já saiba o que lhe é permitido.

Adulto

Os cachorros da raça Chow Chow com 5 ou 10 anos são mais difíceis de serem adestrados. Afinal, o treinamento consiste em ensinar os principais comandos e educá-lo. Porém, nessa fase, vai ser preciso tirar hábitos que o cão tenha adquirido ao longo da sua vida.

Sabemos que é muito difícil, inclusive para nós humanos, a mudança de hábitos antigos. Portanto, tenha muita paciência nesse momento.

Além disso, tem o fator teimosia, que é predominante nesse cão. Com essa idade, esse temperamento já está bastante aflorado. No entanto, mesmo assim é possível treiná-lo, mas o processo será mais demorado.

Nessa fase, se o Chow Chow for mais agressivo, o adestramento inicial deve ser para não atacar mais. Se não, todo o trabalho será desperdiçado.

Depois de retirar o hábito do cão é que você vai iniciar o adestramento comum, como não fazer xixi no tapete, por exemplo, mostrando, estimulando o cão a fazer xixi no local correto e elogiando MUITO e/ou dando petiscos quando ele acertar e o ignorando quando ele errar. Não adianta brigar!

O tempo de adestramento de um Chow Chow adulto é mais demorado do que de um filhote. Justamente por ele já ter desenvolvido hábitos que não condizem com o ambiente que ele vive, mas é possível. Sempre é possível!

Os riscos de adestrar o Chow Chow com dicas do Youtube

O Chow Chow é uma raça teimosa e, por si só, desenvolve o instinto de atacar em situações onde se sente ameaçado. Não queremos dizer aqui que os vídeos do Youtube estão errados mas, dependendo de como você fala com o seu cachorro, ele pode interpretar de uma forma mais rígida e rigorosa.

Por isso, mais uma vez, reforçamos a dica: estudem comportamento canino!!!!!!!!

O comportamento canino do Chow Chow, especialmente quando adulto, precisa ser bem observado antes de iniciar o treinamento. Por isso, preste atenção em suas expressões, para saber se ele aceitou bem o comando ou não.

Além disso, se você não souber identificar corretamente o que a sua expressão quer dizer, como vai substituir aquela técnica? O resultado pode não ser bem o que você espera e, por isso, pode ser algo frustrante para o seu animal também.

Para conseguir 100% de eficiência nas técnicas de educação do seu cachorro, especialmente por sua teimosia, o ideal é ter um profissional por perto.

A orientação próxima de um guia fará o seu Chow Chow ser treinado da maneira correta, e sem ativar outras reações que irão deixar ele com raiva ou sem entender o comando.

Socialização do Chow Chow

Como adestrar Chow Chow?

Como esse cão é dominador e gosta de marcar território, a socialização do Chow Chow é essencial na fase de filhote. Afinal, ele vai se acostumar desde cedo com outros adultos e pessoas por perto.

No entanto, é importante que ele continue socializando em outras fases da sua vida. Ele deve crescer acostumado a ter outros adultos por perto, bem como outros animais. É algo positivo fazer ele se acostumar com movimento em geral, em casa e na rua.

O objetivo é evitar que ele desenvolva um comportamento arredio, bravo e, muitas vezes, agressivo. Mesmo que a sua raça seja teimosa, é possível deixar o seu Chow Chow mais tranquilo.

As visitas em sua casa devem sempre ser avisadas sobre o cão, e evitar a proximidade com o animal. Além disso, a criança deve sempre ser supervisionada por adultos enquanto o Chow Chow não estiver totalmente treinado e acostumado com ela.

Cuidados com a raça

Além dos cuidados de educação com os filhotes de Chow Chow, é preciso também ter atenção com a saúde do pet. Por isso, o acompanhamento periódico junto ao veterinário é fundamental.

A raça apresenta tendência a engordar se não comer corretamente e fizer exercícios. Até os seis meses, por exemplo, alimente o filhote de 4 a 5 vezes por dia. Após essa idade, diminua para duas vezes até atingir um ano, e então para duas vezes ao dia, mas a quantidade de vezes pode variar.

Uma dica bacana é fornecer a comida sempre no mesmo horário desde de filhote, desta maneira, o cão aprende a hora que a comida virá, saberá que a comida vai aparecer gerando menos ansiedade e ajudando o cão a se alimentar com menos voracidade.

A quantidade varia de acordo com o peso do cão. Portanto, esse acompanhamento com o médico dará a você a noção da quantidade de ração a ser dada. Evite os petiscos que não sejam próprios para cachorro.

O banho deve ser dado com muita atenção, para não deixar o seu pelo molhado. Além disso, tome cuidado para que a pelagem do Chow Chow não embole.

A raça é propensa a apresentar irritação na pálpebra, por isso, cuidado com os seus olhos! Limpe regularmente a região com gaze e soro fisiológico para manter os olhos bem limpos.

Muitas informações sobre essa raça, não é mesmo? Mas mesmo sendo um cachorro com o gênio mais difícil, você vai gostar de tê-lo em sua casa.

Eles precisam de espaço, mas acostumam rápido com seus donos. Então, será mais fácil a convivência.

Gostou de saber como adestrar o Chow Chow?

Você ganhou 10% de Desconto na Petlove

Utilize o cupom

AMORAOSPETS

Clique no botão abaixo e faça o seu pedido agora mesmo.

*Válido apenas na primeira compra