Como Adestrar um Lhasa Apso? Dicas Práticas para Treinar seu Filho de 4 Patas

Você já se perguntou como adestrar um lhasa apso? Aqueles cãezinhos bonitinhos e fofinhos são mais do que um rostinho bonito. Afinal, inteligência é o que não falta para essa raça. Além disso, eles respondem muito bem ao comando do seu dono.

Entretanto, assim como qualquer raça canina, iniciar um treinamento com o lhasa apso ainda filhote é a melhor opção. Isso porque cães mais velhos são cheios de manias, além de levar mais tempo para compreender uma ordem.

Como treinar seu lhasa apso?

Se você quer aprender como adestrar um lhasa apso, continue acompanhando esse texto. Vamos te dar dicas importantes para treinar corretamente o seu cão. Boa leitura!

5 dicas para adestrar um lhasa apso

Além de um treinamento regular, a raça lhasa apso exigem uma tosa regular por causa do seu longo pelo. Portanto, não somente o adestre, mas deixe tembém agendado uma visita regular ao pet shop.

Para te ajudar com a educação do seu cão, separamos cinco dicas. Confira:

Tenha autoridade

Apesar de ser inteligente, o lhasa apso é um cão muito independente. Portanto, possui muita personalidade. Por isso, é necessário se impor.

Porém, ao mesmo tempo, é necessário ter calma na hora de ensinar o seu cachorro. Aos poucos ele vai ficar mais confiante e, com certeza, será mais fácil ele obedecer aos seus comandos.

Quando o lhasa apso obedecer a uma ordem, faça uma voz mais leve e em tom mais aguda para elogiar. Entretanto, quando ele desobedecer, não grite. Porém, use um tom mais firme e grave na voz.

Coloque o cão para dormir no lugar certo

Para ensinar o seu lhasa apso a ficar no local correto, compre uma casinha de arame ou de plástico para que ele possa ficar. Arrume-a com um cobertor.

Depois, coloque alguma guloseima que o cão goste na casinha, e o elogie quando ele comer. Isso estimula o cão a ficar no seu lugar ao invés de dormir dentro de casa, no sofá.

Necessidades no lugar certo

Leve o seu lhasa apso da casinha. Leve o cão para o lugar que você quer que ele faça as necessidades dele. Depois, traga-o para a casinha por 5 minutos e feche a porta. Faça isso até o cachorro fazer xixi no local certo. Quando isso acontecer, elogie o seu amigão!

Controle os latidos em excesso

Para isso, coloque na casinha do seu cachorro brinquedinhos mastigáveis, ou bolinhas para aliviar o tédio do animal, especialmente se ele fica muito tempo sozinho. É bom também sair para passear com ele, para que ele libere energia e fique mais cansado.

Assim, ele late menos. Segure alguma coisa que faça o seu cão latir. Quando ele começar a latir, diga com firmeza “Quieto!”. Se ele obedecer, dê um agrado.

Se não, diga quieto com firmeza, não dê a guloseima e recomece o exercício. Repita o exercício por vários dias, até que o cão entenda o comando.

Comando senta

Ensine o seu cão lhasa apso a sentar. Fique de frente com o cão e segure uma guloseima que ele goste acima da cabeça dele. Depois balance o agrado para trás e depois acima da boca do cão.

Seu amigão irá levantar o nariz em relação à comida e abaixará o quadril. Dê o agrado assim que ele se sentar, e enquanto isso diga “senta”. Repita o comando por alguns dias, até o cão aprender.

Curiosidades sobre o lhasa apso

Agora que você já sabe como adestrar um lhasa apso, vamos te mostrar algumas curiosidades sobre essa raça. Ela é a preferida para quem ama cachorros pequenos e tem o desejo de ter um pet em casa. Especialmente se o local não possui muito espaço.

Ele possui um latido marcante, sendo um verdadeiro companheiro e um supercão de guarda. Afinal, qualquer ruído diferente ele dá o seu som de alerta.

Condição física

Mesmo sendo apaixonado por brincadeiras, o lhasa apso não necessita de muitos exercícios físicos. Para ele, ter momentos ao lado do seu tutor com aquela sonequinha gostosa é o paraíso.

Ele é um dos cães mais recomendados para se ter em apartamento. Além disso, ele vai adorar dar pequenos passeios pela manhã e no final da tarde com você.

A raça é uma das que mais se dão bem com crianças. Portanto, quando eles encontram uma, querem logo se divertir. Mesmo não gostando muito de esportes, eles não negam a sua energia.

Saúde do lhasa apso

No geral essa é uma raça bastante saudável e não apresenta maiores complicações de saúde. Porém, com um pouco mais de frequência é possível observar algumas alergias, principalmente de pele que podem ser difíceis de identificar por conta do pelo longo demais.

Sendo assim, é preciso ter cuidado na alimentação, banhos regulares com shampoo especial e o controle contra pulgas e carrapatos feito mensalmente ajudam a prevenir problemas como esses.

O lhasa apso também pode ser acometido por algumas doenças genéticas. As mais comuns são:

  • Atrofia progressiva da retina, que se não for diagnosticada cedo pode levar a cegueira;
  • E a displasia renal cística congênita onde os rins possuem um formato menor do que o esperado e irregular.

Desta forma o animal deve seguir um acompanhamento com o médico veterinário desde filhote para garantir o funcionamento normal de todo o seu organismo.

A expectativa média de vida de um cachorro da raça lhasa apso fica entre 12 e 15 anos.

Cuidados como o lhasa apso

É preciso ter um cuidado especial com os pelos do Lhasa apso. Por serem densos, precisam de banhos regulares e escovação diária para evitar emaranhamento, vale lembrar que os nós conferem muita dor aos pets, além do incômodo.

Alguns tutores preferem tosar o animal, apesar de ficarem sem os exuberantes e longos pelos. Isso facilita na manutenção, especialmente se o animal fica muito exposto a áreas externas. A tosa bebê é uma das favoritas dos pais de lhasas, oferecendo uma aparência de filhotinho mesmo aos adultos.

Por falar em em áreas externas, o lhasa apso é um cachorrinho para se ter dentro de casa, não pode e não deve ser criado em quintais, por exemplo. Apesar de ser muito brincalhão e precisar de estímulos diários, não é um animal tão ativo assim, e prefere caminhadas leves, não muito longas.

Eles adoram, ainda, brincar com pelúcias. Por isso também se adapta muito bem vivendo em ambientes pequenos.

Você sabia?

Como treinar seu lhasa apso?

É muito comum confundirem o lhasa apso com o Shih tzu. Antigamente essa semelhança era ainda maior, já que a diferenciação entre raças só começou a acontecer há cerca de 150 anos, onde através de cruzamentos estabeleciam-se diferenças consistentes entre as raças.

De qualquer forma, eles ainda são muito parecidos. A maior diferença está no focinho, já que o lhasa possui o focinho mais alongado que o Shitzu. Mas os dois são igualmente fofos!

Sabe o Floquinho, o cachorro do Cebolinha, da Turma da Mônica? Aquele verde mesmo. Pois bem, ele é um lhasa apso! Ou seja, aquele montão de pelo na cara representa bem essa raça tão peludinha.

O Lhasa Apso, devido à sua história e tradição, é considerado um cão que traz sorte! Assim como eles eram dados de presente pelos monges, antigamente, acredita-se que quando você ganha um lhasa apso, você está recebendo um amuleto da sorte!

Gostou de saber mais sobre a raça lhasa apso? Então agora que você já sabe sobre ela e como treiná-la, coloque as nossas dicas em prática.

No entanto, se achar necessário, procure um profissional para te ajudar. Especialmente se o seu cão precisar tirar algumas manias.

Deixe seu comentário!

Você ganhou 10% de Desconto na Petlove

Utilize o cupom

AMORAOSPETS

Clique no botão abaixo e faça o seu pedido agora mesmo.

*Válido apenas na primeira compra