Como Adestrar um Shih Tzu? Dicas Práticas para Treinar seu Filho de 4 Patas

Você quer saber como adestrar um Shih Tzu? Aposto que você está bem curioso para saber os truques para ensinar o seu filhote de meses, e a como educá-lo. Afinal, ele é lindo, mas, como todo filhote, sempre vai fazer suas traquinagens.

O Shih Tzu é um cão muito inteligente, e que possui rápida aprendizagem. Há quem diga que essa é a raça que melhor compreende o que falamos. O fato é que eles são muito obedientes, e conseguem entender facilmente comandos sobre onde comer, e a ser guia quando necessário.

Como adestrar Shih Tzu?

Se você quer saber como adestrar um Shih Tzu, continue acompanhando o nosso texto. Vamos te dar dicas valiosas para você educar o seu pet. Boa leitura!

Características físicas do Shih Tzu

Antes de falar como educar um Shih Tzu, vamos mostrar para você as principais características da raça. Afinal, é de suma importância que você as compreenda para saber como cuidar do seu cachorro.

O Shit Tzu tem o focinho achatado, orelhas grandes e caídas, pelos macios e compridos, podendo chegar a altura máxima de 27 centímetros. Além disso, ele é um cãozinho leve, que chega a pesar entre 4,5 e 8 quilos. Seus olhos são grandes, levemente separados e amendoados.

A cor do pelo pode variar bastante. Há cachorros dessa raça com a pelagem preta e branca, dourado com branco, marrom e branco, todo preto, chocolate e, até mesmo, cinza. Quando bem cuidados, eles costumam viver entre 10 e 15 anos.

Uma raça de temperamento extrovertido, alegre e que ama crianças

Os Shih Tzus são cães muito alegres, extrovertidos e que adoram brincadeiras. Por isso, inclusive, eles se dão muito bem com crianças e adoram passear para gastar energia. Se você tem um em casa, com certeza, terá um lar repleto da alegria com esse pet.

São muito observadores e se adaptam muito bem a rotina estabelecida por seus donos.

Essa raça também costuma ser bastante apegada aos donos, e gosta de estar sempre perto das pessoas. Por isso, o ideal é que ele fique dentro de casa, nunca isolado ou separado dos donos. Além disso, nada de deixá-los muito tempo sozinhos. Eles são cães de companhia, e fazem jus ao título.

Outro ponto positivo dos Shih Tzus, é que eles são bem sociáveis, e costumam se dar muito bem com humanos e outros animais. Eles dificilmente demonstram problemas de convivência com outros cachorros, gatos e muito menos com pessoas. Mas pode ser que em algum momento ele sinta ciúmes do seu dono!

Apesar de ter o costume de latir quando percebe algo diferente, o Shih Tzu não pode ser considerado um cão protetor. Portanto, não espere que ele cumpra o papel de proteger a casa, ok? Afinal, ele quer é ser a sua companhia!

Os cuidados com a saúde do Shih Tzu

Por ter pelos muito longos, o Shih Tzu demanda alguns cuidados específicos. Especialmente quando é um filhote de Shih Tzu. Portanto, ele precisa ser escovado constantemente para evitar a formação de nós, que causam machucados na pele.

Outro ponto importante é que você deve tosar a região dos olhos do Shih Tzu, para que o excesso de pelo não comprometa a visão do pet.

Normalmente, para facilitar os cuidados com o cãozinho, muitos procuram tosá-lo com frequência, sendo, por exemplo, a cada 15 dias. Assim, é possível deixá-lo com a pelagem mais baixa, como a dos filhotes. Isso impede que aconteça a formação de nós. Importante que seja sempre penteado! Acostume seu cão desde filhote a escova, pois evita o sofrimento dos nós posteriormente.

Igualmente como outras raças pequenas, os Shin Tzus têm seus globos oculares grandes, e consideravelmente expostos. Em função disso, problemas como úlceras, inflamação da córnea, ressecamento e até mesmo a “atrofia progressiva da retina” costumam ser comuns da raça.

Portanto, para evitar qualquer tipo de doença nos olhos, o mais indicado é fazer uma limpeza semanal nos cantos dos olhos do cachorro. Dessa forma você evita o acúmulo de sujeiras e secreções que possam ocasionar problemas mais graves.

Os Shih Tzus também possuem uma super tendência a alergias. Todo cuidado com alimentação, petiscos, e até mesmo produtos de limpeza é pouco.

Outro ponto referente a saúde destes peludos é a propensão a problemas urinários, portanto, uma dica é o manter sempre hidratado. Estimule seu cão a beber água espalhando vários potes pela casa e se possível, forneça sachês e patês. A alimentação úmida também é uma grande aliada, mas converse com o médico veterinário antes, combinado?

Não se esqueça de todos os cuidados básicos que todo cão deve receber, certo? Por isso, o Shih Tzu deve tomar banhos quinzenais ou semanais, ter os dentes escovados na mesma frequência e, como já falamos, passar pela tosa sempre que necessário.

Seguindo essas dicas, seu cãozinho será muito bem cuidado!

Dicas de como adestrar um Shih Tzu

Como adestrar Shih Tzu?

Abaixo, reunimos algumas dicas de como adestrar um shih tzu. Confira:

Escolha o nome do seu Shih Tzu

Use a sua criatividade nesse momento! Você pode até usar uma lista de nomes prontos na internet para ver se ele vai se adaptar. Mas nada melhor do que olhar para a carinha do seu cão e dar um nome a ele.

Considere um nome curto com uma consoante forte. Isso permite que você diga o nome dele para que ele sempre possa ouvi-lo claramente. Além disso, o nome precisa ter um final forte.

Alguns exemplos são: Nina, Aladdin, Chico, Thor ou Mel. Os cães prestam mais atenção quando você dá ênfase no final do seu nome. Por isso, um que tenha o fim forte é essencial.

Se ele é um cachorro mais velho, provavelmente estará acostumado com o nome dele. Porém, alterar o nome pode ser uma opção, desde que você tenha paciência para que ele acostume com a nova forma de chamá-lo.

Caso você tenha adotado um cachorro e ele está saindo de uma situação abusiva, um novo nome pode representar um novo começo. Os cães são extremamente adaptáveis.

Além disso, se você usar o nome com frequência e consistência, em breve, ele vai entender que a forma de chamá-lo mudou.

Seja um nome novo ou antigo, o ideal é que o seu cachorrinho goste dele. Pense em seu nome como algo divertido e agradável. Você vai perceber isso sempre que o chamar, pois a sua expressão vai indicar se ele gosta ou não do nome.

Decida quais são as regras em casa

Antes de o cãozinho chegar a sua nova casa, decida o que ele pode ou não fazer. Por exemplo se ele pode subir na cama ou sofá, quais partes da casa ele tem acesso ou se vai dormir dentro ou fora de casa.

Se as regras forem estabelecidas desde quando ele for um filhote, você poderá evitar grandes confusões futuras.

Organize o local que seu Shih Tzu vai ficar por mais tempo

Os cães precisam de um quarto próprio. Ou seja, o seu cantinho. Com o Shin Tzu não seria diferente. Dê ao seu filhote seu próprio local para dormir, que não seja usado por mais ninguém da família, ou por outro animal de estimação.

Com certeza ele vai se beneficiar dos curtos momentos em que for deixado dozinho no conforto e segurança da sua casinha. Além disso, deixe o local organizado e com os brinquedos que ele gosta, bem como sua água e ração.

Recompense-o com biscoitos de cachorro ou algum petisco se ele permanecer relaxado e quieto. Uma casinha ou uma caminha para seu cachorro dormir também será uma ferramenta valiosa para o treinamento.

Ensine o seu Shih Tzu a vir quando for chamado. 

Aladdin, vem! Isso, bom garoto! O primeiro comando que você vai ensinar ao seu pet é o “vir”.

Quando ele estiver entendendo que deve ir até você quando disser “Aladdin, vem!”, comece a usar somente o nome dele. No momento em que isso acontecer, celebre dando um petisco a ele ou fazendo carinho.

Tente novamente a técnica quando o cão estiver distraído e chame a atenção dele para você. Porém, sempre que ele executar o seu comando, recompense-o com petiscos e muito carinho.

Ajude seu Shih Tzu a relaxar quando chegar a nova casa.

Quando seu filhote chegar a sua nova casa, coloque uma garrafa de água quente perto dele quando ele for dormir e um relógio que tenha o barulho do TIC-TAC. A água quente imita o calor dos seus irmãos e o relógio, os batimentos cardíacos. Isso vai acalmar o seu novo pet.

Mas esse truque pode ser ainda mais importante para um cachorro adotado que passou por um período difícil. Tudo o que você puder fazer para ajudá-lo a se sentir confortável em sua nova casa será bom para os dois.

Dessa forma, ele vai sentir-se protegido e vai confiar em você. Vai ser mais fácil para ele obedecer aos seus comandos.

Recompense seu Shih Tzu por bom comportamento.

Recompense o bom comportamento do seu cachorro. Use petiscos que ele goste, brinquedos, amor ou um monte de elogios. Deixe-o saber quando ele está acertando. Da mesma forma, nunca recompense o mau comportamento, pois isso apenas o confundirá. Jamais brigue também. No máximo um “não” mais firme já é o suficiente para que entendam.

Por exemplo, na hora em que ele for fazer as necessidades no local ensinado, recompense-o. Porém, se ele fizer em um lugar errado, ignore. Se você conseguir o pegar na hora em que ele estiver fazendo suas necessidades, o coloque no local certo, e caso ele continue a fazer, recompense-o com petiscos e muita alegria.

Tome cuidado com os pulos do seu cão

Quando filhotes, o shih tzu gosta de pular para fazer festa. Não o repreenda, mas ignore o seu comportamento até ele se acalmar. Ou seja, antes de dar atenção ou um agrado, espere ele recompor as emoções.

Nunca use o adestramento para incentivar o comportamento de pular dando tapinhas, ou elogiando seu cão quando ele estiver pronto para pular. Se isso acontecer não preste atenção e, se precisar, dê as costas para ele.

Não aceite o seu cão te morder mesmo que seja de brincadeira.

Ao invés de brigar com seu cachorro, uma ótima maneira de treinar ele é fingir que você está com muita dor quando ele está mordendo. Ele ficará tão surpreso que provavelmente parará imediatamente.

Entretanto, se isso não funcionar, tente trocar a sua mão por um brinquedo. O truque de troca também funciona a qualquer momento, especialmente quando ele atacar um dos seus tênis favoritos.

Caso essas dicas falharem, interrompa o comportamento de morder e depois apenas o ignore. Quando ele parar de morder, elogie o seu pet e recompense-o.

A Hora do Shih Tzu

Os cães vivem o momento presente. Ou seja, o passado eles não lembram, e nem sabem planejar o futuro. Portanto, dois minutos depois de terem feito algo, eles esquecem.

Quando ele estiver fazendo algo errado, escolha umas das técnicas citadas acima, o seu filhote Shih Tzu vai ter a chance de fazer a associação entre o comportamento errado e a correção. A repetição consistente vai fazer com que ele aprenda que o que fez não é correto.

Ansiedade de separação

Um problema comportamental muito frequente nos Shih Tzus é a ansiedade de separação.

Eles não lidam bem com a solidão por serem cães de companhia. Portanto, quando deixados sozinhos eles podem:

  • Vocalizar excessivamente (latidos, uivos);
  • Destruir móveis e objetos;
  • Urinar e defecar em locais onde não deveria;
  • Se lamber excessivamente, o que pode causar problemas dermatológicos;
  • Morder as próprias patas até que sangrem.

Geralmente as pessoas confundem o comportamento com birra ou malcriação por terem sido deixados sozinhos, mas a realidade é que eles sofrem com essa condição.

O que fazer para tentar evitar a ansiedade de separação? 

Estimule o seu Shih Tzu desde filhote a brincar sozinho. Claro que a interação com os humanos também é importante, mas o cão precisa entender que brincar sozinho pode ser bacana também.

Evite muita euforia na hora de chegar e sair de casa. Apenas entre e saia como se não houvesse um lindo cãozinho ali ou no máximo faça um carinho rápido ao chegar, sem muito entusiasmo. Deixe a euforia e as brincadeiras para quando o cão estiver mais calmo.

Separe brinquedos seguros que o seu Shih Tzu goste muito, e ofereça somente ao sair de casa. Brinquedos que utilizam comida como recompensa costumam ser sensacionais para esta finalidade.

Elogios e carinhos é a chave para um bom treinamento

Toda vez que seu cachorro fizer algo correto, elogie, brinque e dê muita atenção a ele. Claro, petiscos são muito bem-vindos.

Isso o deixa mais firme para continuar aprendendo novos truques, e a ouvir atentamente todas as recomendações. Assim, ele se torna um pet com um excelente comportamento, pois vai conseguir aprender melhor.

Além de tudo o que compartilhamos pra você desenvolver as habilidades do seu shin tzu, não se esqueça de desenvolver uma rotina para ele. Ou seja, leve-o para passear cedo, assim ele vai saber os horários certos de fazer xixi e não deixar um cheiro forte pela casa.

Sempre repita todos os comandos como senta, vem, para e outros. Nunca use um comportamento agressivo para corrigir o seu cão. Isso pode deixar traumas nele.

O que você achou sobre estes truques de como adestrar um shin tzu? Deixe nos comentários!

Você ganhou 10% de Desconto na Petlove

Utilize o cupom

AMORAOSPETS

Clique no botão abaixo e faça o seu pedido agora mesmo.

*Válido apenas na primeira compra