Ração Optimum Seca é boa? Análise, Detalhes e Nutrientes

ração optimum seca é boaA ração Optimum Seca é boa?

Para manter nossos leitores sempre atualizados, estamos em constante pesquisas para saber sobre lançamentos no mercado pet.

E recentemente a Optimum lançou a sua versão seca da ração, destinada tanto para cães como para gatos.

Aqui no blog já fizemos a análise da linha úmida, que por sinal é muito boa e completa, agora vamos ver se a qualidade continua na versão seca.

Premium
Segue o padrão de qualidade requerida para ser considerada “Premium”
RECURSOS:
  • Contém transgênicos na composição
  • Fórmula utiliza corantes naturais
  • Utiliza conservantes naturais
Ração Optimum Segue o padrão de qualidade requerida para ser considerada “Premium”

Analisando os Prós e Contras da Ração Optimum

Nessa parte, você consegue ver alguns dos principais benefícios do produto e se realmente ele será uma boa opção para oferecer para o seu filho peludo.

 

O que gostamos

Preço acessível
Corantes Naturais
Conservantes Naturais
 

O que não gostamos

Utilização de transgênicos
Pouca variedade

Não se preocupe.

Vamos entrar em cada um dos detalhes que separamos como positivos e negativos.

Explicaremos os detalhes mais relevantes, de uma forma que você entenda perfeitamente cada um deles.

Pontos Positivos (em detalhes)

Preço acessível: A ração Optimum, custa em média 40 reais, uma embalagem de 3 kg.

E quanto maior a embalagem, o custo benefício melhora, uma ótima opção para quem quer economizar, mas não quer deixar de oferecer uma alimentação de qualidade para seus peludos e felpudos.

Corantes naturais: Como é o esperado de uma ração Premium, sua fórmula não contém corantes e nem saborizantes artificiais, o que é mais saudável para o seu cão ou gato.

A ração Optimum utiliza o corante natural caramelo, para manter a uniformidade da cor da ração.

Os aditivos químicos artificiais, podem ser muito prejudiciais para o seu pet trazendo problemas gastrointestinais e até alergias com seu uso a longo prazo. Portanto sempre bom oferecer para seu animalzinho, alimentos sem corantes artificiais.

Conservantes Naturais: O uso de conservantes é sempre necessário em produtos industrializados, e muitos deles ainda usam os artificiais para essa função.

Mas vem crescendo bastante também o uso dos conservantes naturais que realizam a mesma função com a mesma eficácia e ainda tem a vantagem de não trazer malefícios para a saúde do seu pet.

A Optimum é uma dessas rações que usam conservantes naturais para manter seus produtos fresquinhos e palatáveis para o seu cão ou gato.

Pontos Negativos (em detalhes)

Contém transgênicos: Ingredientes que ainda causam muitas polêmicas entre especialistas, mas ainda são amplamente usados em muitas fórmulas de ração para cães e gatos.

Ainda são necessárias mais pesquisas sobre o assunto, mas já temos alguns estudos que defendem a tese de que o uso destes a longo prazo, pode trazer malefícios a saúde do seu pet (ver mais).

Pouca variedade de produtos de acordo com idade e porte: Principalmente para os cães, só existem as opções para pequeno porte (filhote e adulto) e médio e grande porte (filhote e adulto).

Sabemos que existem pets com necessidades de uma nutrição mais específica, como os idosos e os obesos, e nesse quesito a Optimum fica em desvantagem em relação aos seus concorrentes. 

Visão Geral da ração Optimum para o seu Pet

Dentre as rações premium do mercado, a Optimum segue o padrão de qualidade requerida para ser considerada “Premium” também.

Apesar de não ter muitas “novidades” em suas fórmulas, é uma ração de boa qualidade, com preço acessível e tem como complementação a linha de rações úmidas.

Nutrientes Que Valem a Pena Destacarmos

Abaixo para completar nossa análise, vamos destacar alguns nutrientes que achamos pertinentes citar, pois assim, seu conhecimento sobre a ração ficará mais completo.

Vitamina E
A Optimum, tem adição de vitamina E em sua fórmula.

A vitamina E, é um potente antioxidante, ajuda na absorção de outros nutrientes e traz benefícios principalmente para o sistema cardiovascular (saiba mais). 

Selênio
Outro potente antioxidante, também tem função imunomoduladora, aumentando assim a imunidade do seu pet, para que evite a adquirir doenças principalmente de origem bacteriana e/ou viral.

Também atua em sistema cardiovascular e neurológico (link).

Omega 6
Atua principalmente na saúde de pele, pelagem e sistema cardiovascular.

Os ômegas são ácidos graxos essenciais para o bom funcionamento do organismo e ainda ajudam na cognição e aprendizado do seu cão ou gato (link). 

Triptofano

O triptofano atua no sistema nervoso e garante aumento no bem estar dos animais. É um compenente interessante visto que a maioria das suas concorrentes não possui.   

 

Onde Comprar a Ração Optimum Barata?

onde comprar ração optimum seca barataConferiu toda a nossa análise e decidiu que a ração Optimum Seca é boa para seu pet?

Aqui em casa nós sempre compramos as rações mais baratas através da Petlove (a maior e mais confiável loja de pets do Brasil).

Eles sempre entregam tudo direitinho e as vezes, ganhamos alguns brindes extras.

Se quiser fazer um teste, eu recomendo muito. Tenho certeza que você vai amar. ❤️

Além disso, nossos leitores tem benefícios. Por acompanhar nosso trabalho, você ganha 10% de desconto na Petlove.

Basta adicionar o cupom AMORAOSPETS em seu carrinho de compras e garantir 10% de desconto – válidos apenas na sua primeira compra na loja!

Mas se quiser garantir o desconto, você precisa se apressar. Ele fica disponível até 4 de agosto de 2021.

Clique no botão abaixo e faça o seu pedido agora.

Afinal, a ração Optimum Seca é boa mesmo? Vale a pena?

Chegamos ao final da análise e agora você tem todo material para definir se a ração Optimum Seca é boa ou não.

Nossa nota final: 2,75 (com máxima de 5).

Como a versão úmida foi lançada primeiro, já fizemos a análise e ficamos bem contentes com a qualidade da fórmula em relação a concorrência, então sinceramente esperávamos mais da versão seca.

A Optimum, não é uma ração ruim, mas deixou a desejar em alguns quesitos, já que é um lançamento, esperávamos mais dela.

Uma das coisas que deixou a desejar foi a escassez de variedade tanto para porte e idade, normalmente uma ração premium consegue atender todas as diferentes necessidades dos pets, idosos, obesos, raças gigantes, entre outros.

Outra questão, é em relação as fontes proteicas da ração, que em sua maioria é de origem vegetal e não animal. Estamos falando de alimentação para carnívoros, então esperávamos mais.

Mas no geral, a ração Optimum é uma boa opção de alimentação para seu cão ou gato.

E você, o que achou da ração Optimum seca? Deixe seu comentário aqui abaixo! Compartilhe com a gente sua experiência.

Atenção, Tutor!
Os leitores do Amor aos Pets ganham 10% de desconto nas compras realizadas na loja da PetLove.

Gostou da dica? É só usar o cupom AMORAOSPETS e garantir o desconto exclusivo como uma forma de agradecer por acompanhar o nosso trabalho.

Correções e revisões feitas pela médica veterinária Adriana Rodrigues Fadul, CRMV/SP: 21.048

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

ATENÇÃO ANTES DE FAZER O SEU COMENTÁRIO!

O Amor aos Pets NÃO IRÁ RESPONDER COMENTÁRIOS com perguntas relacionadas à: qual a quantidade indicada de um produto, recomendação de produtos para uma situação específica que o seu animal esteja sofrendo, etc.

Nosso foco não é e nunca foi substituir uma consulta ao seu médico veterinário de confiança. 

Nós apenas ANALISAMOS rações e produtos para facilitar a sua escolha e te dar o conhecimento necessário para conhecer o que você está comprando. 

Antes de pedir uma análise sobre determinado produto ou recomendação de ração pro seu animal, procure nas categorias específicas sobre rações, raças e produtos (todas estão no menu do site).

Temos mais de 200 conteúdos publicados no site.  

Comentários que não respeitarem esse disclaimer, infelizmente, não serão respondidos. Contamos com a sua colaboração. 

24 comentários em “Ração Optimum Seca é boa? Análise, Detalhes e Nutrientes”

  1. Alessandra Santos

    Essa ração optimum tem muito glúten, troquei a ração do meu Basset tem 2 meses, e ele apresentou uma alergia na pele horrível, até ler o artigo não havia imaginado algo do tipo, ele está internado em tratamento, seria a ração a grande vilã?

    1. Olá Alessandra, tudo certinho? 😀
      Basset é uma raça muito linda! Um filhotinho ainda! Só de imaginar meu coração derrete! hahahahaha
      Não podemos afirmar que a ração é a grande vilã, mas existem testes de alergia que são específicos e dizem exatamente a qual substância o cão tem alergia. Geralmente os médicos veterinários especialistas em dermatologia possuem estes testes.
      Mas existe a possibilidade do seu cãozinho ter alergia a algum componente da ração, porém, como não sabemos a qual componente acaba ficando difícil dizer se alguma ração vai resolver esta questão.
      O que posso dizer é que existem rações terapêuticas específicas para cães alérgicos, porém, devem ser prescritas pelo médico veterinário. 🙂
      As rações terapêuticas podem ter contra indicações tal qual os medicamentos, por esse motivo não podemos falar muito sobre elas. 🙂
      Mas existem opções! Esse é o lado positivo! Converse direitinho com o médico veterinário e certamente vocês encontrarão uma maneira de ajudar esse lindinho a controlar as alergias. 😉
      Sinto por não conseguir ajudar da melhor maneira, mas espero que seu cãozinho fique bem! 😀
      Caso tenha outras dúvidas nos envie e teremos o maior prazer em responder.
      Basset é uma raça que tem predisposição a alergias, viu? Infelizmente! Tão lindos, mas eles requerem cuidados redobrados.

  2. Dandara Cristina Andrade

    Oi Dtra Adriana! Tudo bem?
    Meu cliente Zé Tobias é um pug obeso mórbido de 19kg. A dona dele inventou de comprar essa ração pra ele 😭. Estou simplesmente sem chão! Vc sabe se a marca tem alguma ração pra obesos ou algum programa para realizar a troca da ração?

    1. Pamella Martin

      Olá Dandara, como você está? 🙂

      Não sou a Dra. Adriana mas vou tentar te ajudar! 🙂
      Realmente a Optimum não é a melhor opção para um Pug obeso, e a marca não possui nenhuma linha terapêutica! 🙁
      A Optimum possui o sistema de satisfação garantida 0800 702 0090, então vale a pena tentar uma possível troca ou ressarcimento do dinheiro. 🙂

      Espero que o Zé Tobias (amei o nome! hehehehehe) fique bem!!!!! 🙂

      Qualquer dúvida estamos sempre à disposição!
      Um grande abraço! 🙂

    1. Pamella Martin

      Olá, Marilza!
      Como você está? 🙂
      A Optmium contém apenas o BHT! 🙂

      Qualquer outra dúvida estamos à disposição!
      Um grande abraço! 😀

        1. Olá Jeff!
          Como você está? 😀
          O BHT é um conservante artificial que tem como objetivo aumentar o tempo de prateleira da ração, e as empresas que são sérias e tem um sistema de qualidade rigoroso devem seguir regras estabelecidas por órgãos nacionais e internacionais que ditam o quanto destes componentes são seguros. Como também não temos estudos que comprovem que sejam nocivos aos pets, não necessariamente é um ponto negativo.
          Contudo, pode ser um ponto negativo para as pessoas que procuram uma alimentação mais próxima ao natural para os seus pets. É questão de gosto e estilo de vida mesmo! 😀
          Um grande abraço! 😀

    1. Olá Angela! 😀
      Como você está? 😀
      Como está a sua cadelinha?
      Olha, nestes casos é super importante que siga a orientação nutricional do médico veterinário que a acompanha para evitar qualquer tipo de problemas! 🙂

      Espero que ela fique bem! 😀
      Um grande abraço!

  3. Tenho um Shitzu filhote, e ele adorou essa ração Optimum, os únicos pontos negativos são, que a fábrica utiliza transgênicos na fórmula e que só existe um sabor que é o Frango com arroz, como é uma ração mais “nova” creio que eles iram ajustando com o tempo !

    1. Olá Raul! 😀
      Como você e seu Shih Tzu estão? 😀
      A Optimum é uma ração interessante mesmo e se o seu cãozinho gostou e se adaptou bem a ela é algo muito importante! 🙂
      Quanto aos transgênicos, o lado positivo é que não existem estudos que comprovem que sejam maléficos para os nossos pets. Claro que muitas vezes preferimos não utilizar por questões pessoais, mas não quer dizer que o fato de ter transgênicos na ração vá causar algum problema! 😉
      Quanto a diversidade de sabores é algo que possivelmente eles podem investir e diversificar com o tempo. Vamos aguardar! 😀
      Muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco e caso tenha qualquer dúvida estamos por aqui!
      Um grande abraço! 😀

  4. Bom dia!
    Comprei essa ração e o pelo do meu cachorro está caindo muito, não sei se tem ligação com a época do ano, que é normal cair, mas sabe se algum componente dela intensifica a queda?

    1. Olá Nathalia!
      Como você está? 🙂
      Como está o seu cachorro? 😀
      Vamos as possíveis causas:
      1. A troca de pelos anual. No -verão- os cães costumam soltar mais pelos devido ao controle térmico que os pelos desempenham, e se preparam para que no inverno fiquem com mais pelos para os proteger;
      2. Doenças de pele, geralmente nesses casos existem vermelhidões, coceira, e outros sintomas associados;
      3. Problemas hormonais também podem causar queda de pelo;
      4. Por fim, problemas nutricionais ligados a ração.

      Não consigo bater o martelo e dizer a causa da queda de pelos, na teoria, a Optimum não causaria uma queda de pelos salvo se o cão tivesse alguma sensibilidade a algum componente da ração, mas outros sinais seriam mais importantes como diarréia ou coceiras intensas.
      É complicado afirmar qualquer coisa, mas na dúvida, leve o seu doguinho para uma avaliação com o médico veterinário e caso necessário, substitua a ração (mas sem saber a causa é possível que a substituição não funcione e acabe gerando frustração).

      Espero ter esclarecido um pouco melhor a questão e espero que seu cachorrinho fique bem o quanto antes! 😀
      Um grande abraço! 😀

  5. Parabéns pela matéria. Me ajudou muito. Comprei essa ração e meu gato (que é bastante enjoado) gostou bastante. Tinha comprado a da Golden e ele rejeitou um pouco. Mas vou experimentar outras rações melhores. Muito obrigado.

    Adorei o site. Coloquei nos favoritos rs rs…

    1. Olá Tércio! 😀
      Como você está? 🙂
      Que bacana! Ficamos muito felizes em saber que existem gatinhos tão bem cuidados e saber que conseguimos ajudar de alguma maneira (ainda que um pouquinho).
      Qualquer dúvida estamos sempre por aqui!
      Um grande abraço! 😀

  6. Alícia Cristiny

    Olá, eu tenho dois gatos filhotes (saudáveis) de 3 meses, e estou em dúvida entre a ração seca da optimum e a ração seca da naturalis, que gostei muito por ter uma quantidade menor de transgênicos.
    E uma segunda opinião seria maravilhoso para acabar com minha dúvida kkkk
    Irei ao veterinário dia 09, mas eu amaria saber qual você indica mais, já que eu amo o amor aos pets e confio muito em tudo o que escrevem <3

    1. Olá Alícia!
      Como você está? 😀
      Como estão os seus gatinhos? 😀
      Olha, a Naturalis tem essa vantagem (que não podemos dizer precisamente se é ou não uma vantagem visto que não há comprovação científica de que os transgênicos causem malefícios a saúde dos pets, mas muitos tutores optam pelo não consumo de transgênicos em suas alimentações e desejam o mesmo para os seus filhos, sendo um ponto importante para eles) e possui um nível de taurina (aminoácido essencial para os felinos, pois o organismo deles não produz a taurina e esta é fundamental para o bom funcionamento do coração e da visão) um pouco mais elevado do que a Optimum. Contudo, a Optimum contém bons níveis de taurina também e possui ômegas 3 e 6 e EPA e DHA que são ácidos graxos que ajudam na pele e pelagem, também ajudam na imunidade e o DHA em especial para os filhotes ajuda em um melhor desenvolvimento cognitivo. 😀
      Ambas possuem suas particularidades. rsrsrsrs…
      Gosto muito das duas, talvez a Optimum chame mais atenção pelas questões mencionadas, mas o que bate o martelo definitivamente são os gatinhos, viu? Contanto que eles gostem da ração e o organismo deles se adaptem é o que importa (sim, infelizmente só saberemos testando 🙁 )
      Espero ter ajudado de alguma maneira! 😀
      Parabéns pelos cuidados com seus gatinhos! Eles certamente são muito felizes! 😀
      Um grande abraço! 🙂

    1. Olá Mylena!
      Como você está? 😀
      Você se refere a qual linha da GranPlus: a normal ou a Gourmet? 🙂
      De maneira geral eu colocaria assim:
      1. GranPlus Gourmet por conter melhores fontes de proteínas e também um melhor enriquecimento com melhores níveis de ácidos graxos que ajudam na saúde da pele e da pelagem, e também melhores níveis de taurina que é um aminoácido essencial para os felinos, ou seja, o organismo deles não produz e a taurina é necessária para saúde do coração e da visão;
      2. GranPlus normal que também possui todas essas questões, mas a proteína não é tão boa quanto a Gourmet;
      3. Optmium possui todos os nutrientes, mas em níveis bem abaixo das outras. 😀

      Espero ter ajudado um pouco, mas caso tenha qualquer dúvida estamos por aqui!
      Um grande abraço! 😀

  7. Debora Arthur

    Bom dia Dra.!
    Quais os principais ingredientes que uma ração de gato e de cachorro precisam ter para ser de boa qualidade ( premium)?

    1. Pamella Martin

      Olá Debora!
      Tudo certinho? 😀
      Os gatos e os cães possuem necessidades nutricionais diferentes e estas também diferem conforme a idade do animal, por exemplo, as necessidades de um filhote são diferentes das necessidades de um idoso (tanto cães quanto gatos).
      Pensando no geral para os felinos:
      Proteínas que são importantes para a manutenção da massa muscular, e além disso, como carnívoros restritos essa questão para os felinos se torna mais relevante, pois o organismo deles não depende tanto assim de carboidratos, na realidade, eles tem dificuldade com o metabolismo do carboidrato por não conterem uma enzima chamada amilase salivar o que acaba influenciando em toda essa questão, então, quando eles tem uma dieta com menor teor de carboidrato automaticamente devem ter uma dieta maior em proteína para equilibrar as coisas no organismo e conseguir energia suficiente. Mas não significa que eles não sejam capazes de digerir carboidratos e tampouco que não precisem de carboidratos na dieta, apenas possuem peculiaridades.
      Taurina: aminoácido que atua na saúde do coração, o organismo dos felinos não produz e precisam deste componente em boas quantidades na alimentação;
      Fibras: para ajudar o intestino e a não formação de bolas de pelo;
      L-carnitina: os gatinhos quando castrados tendem a acumular gordura, então além dos exercícios é importante uma ração com L-carnitina que ajuda na queima de gordura corporal.
      Para os cães, no geral, não há a necessidade crucial da presença de taurina, mas as outras questões são basicamente as mesmas.
      Outro ponto é o “combo pelagem” assim por dizer que pode estar presente tanto na ração de cães quanto de gatos:
      Ácidos Graxos: ômegas 3 e 6. O ômega 3 atua como anti inflamatório sendo muito bacana para doenças de pele e o ômega 6 é bacana pois ajuda a proteger as camadas da pele que se tornam frágeis com a perda de água, portanto, ele atua como uma barreira cutânea “protegendo” a pele.
      Juntos eles favorecem o brilho e a maciez dos pelos.
      Minerais: Selênio e Zinco. O Selênio trabalha como antioxidante (tal qual a vitamina E) e pode ajudar a melhorar a saúde geral da pele. O Zinco possui propriedades cicatrizantes, e trabalha no processo de queratinização (uma das etapas do processo natural de regeneração da pele).
      Vitaminas: Biotina, Vitamina E, Vitamina A e Vitamina B2. A Biotina faz parte das vitaminas do complexo B e sua deficiência causa coceiras, pelos opacos e quebradiços. Vitamina E é um potente antioxidante, ou seja, protege o organismo dos radicais livres que causam a morte precoce das células (esta morte precoce dificulta a renovação celular, por isso atua diretamente com o Zinco protegendo a saúde da pele, e consequentemente dos pelos). Vitamina A quando em deficiência causa queda de pelos, seborreia, e problemas de cicatrização, ela é fundamental para wwwo crescimento das células da camada mais externa da pele, e portanto, essencial para a manutenção de pelos saudáveis. Vitamina B2 é importante pois a sua deficiência pode causar dermatites, e dermatites podem inclusive causar queda de pelos. 😉
      Tentei resumir, espero que tenha entendido, mas caso tenha ficado com dúvidas estamos aqui!
      Um grande abraço! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *