Como Adestrar um Maltês? Dicas Práticas para Treinar seu Filho de 4 Patas

Quer saber como adestrar um maltês? Você adotou um filhote dessa raça e precisa que ele seja educado? Calma, pois essa tarefa não é um bicho de sete cabeças, e pode ser executada por você. Mas já adiantamos, deve ter paciência e constância!

Essa é uma raça pequena, originária do Mediterrâneo e o seu nome faz referência à ilha de Malta. O cachorro tem uma carinha linda, que encanta a todos. Além disso, tem uma aparência de ser um eterno filhote.

Como adestrar maltês?

O maltês é um cachorro de estatura pequena e que se adapta em qualquer ambiente. Mas claro, como qualquer raça, ele precisa de um treinamento. Portanto, separamos algumas dicas para você educar o seu cão.

Continue acompanhando e boa leitura!

Dicas de como adestrar um maltês

Adestrar um maltês é algo que requer paciência e disciplina. Assim como com qualquer outra raça. Portanto, separamos algumas dicas importantes para te ajudar a educar o seu cão.

Confira:

Use o reforço positivo

Como qualquer outro cachorro, o Maltês responde bem ao reforço positivo. O que de forma simplificada poderia se traduzir como a prática através da qual o cachorro não é castigado pelos seus erros, mas premiado quando obedece a uma ordem.

Um adestramento canino adequado não se deve basear apenas no reforço positivo, também requer muita paciência. Ou seja, deve ser ensinado novas ordens diariamente, de duas a três vezes por dia, por períodos não superiores a 10 minutos e em um ambiente livre de distrações.

Entre as primeiras ordens básicas que se deve ensinar ao seu cachorro, uma das mais importantes é que ele venha quando o chamar, pois é fundamental para ter um mínimo controle sobre o seu pet.

Assim como acontece com outros cachorros, à medida que o Maltês vai avançando no seu adestramento, é importante que aprenda a se sentar, que o faça também quando lhe servir a sua comida, não se lançando logo a ela.

Isto porque se você conseguir controlar um cachorro com a comida, será muito mais fácil controlá-lo em qualquer outra situação, sendo a obediência uma capacidade imprescindível para um bom adestramento canino.

Além de vir quando o chamar e sentar-se, o cachorro deve aprender outras ordens de treinamento básicas, como ficar quieto ou deitar-se.

Use o jogo como uma ferramenta educativa

O Maltês é um cachorro ativo por isso, é importante que tenha à sua disposição diversos brinquedos, desta forma irá se manter entretido e poderá canalizar de forma adequada a sua energia.

O jogo também é uma ferramenta educativa, uma vez que durante o mesmo podem surgir comportamentos agressivos e um não firme, porém, com serenidade. Isso permitirá corrigir isto e fazer com que o cachorro cresça até adquirir um comportamento equilibrado.

Não se esqueça que um cachorro que não recebeu educação de nenhum tipo, e que não se passeia ou estimula mentalmente, é suscetível a sofrer de problemas de comportamento.

Por esse motivo, preste muita atenção e dedique-lhe tempo todos os dias, assim como companhia, afeto e educação. Se o tratar com respeito e carinho, terá ao seu lado um excelente companheiro de vida.

Passeio diário com o maltês

Uma vez que você tenha dado ao seu maltês as vacinas obrigatórias, e que ele esteja devidamente imunizado contra os parasitas, pode começar a passear com o cachorro. Afinal, ele vai começar a criar um sistema imunológico mais maduro, pois vai ficar mais exposto.

O maltês é um cão pequeno, portanto, ele não requer muito esforço físico. Porém, é preciso levá-lo para passear duas vezes ao dia. Isso irá i fortalecer a relação entre o seu sono e o pet. Além disso, vai fazer o pet canalizar suas energias.

Outro ponto importante é a disciplina do maltês para fazer suas necessidades. Portanto, uma vez que ele é acostumado a fazer cocô e xixi fora de casa, ele vai esperar a hora do passeio para “ir ao banheiro”. Mas o passeio também é importante a socialização do filhote.

A socialização do cachorro é importante para que ele interaja de forma harmoniosa com outros cães. Outro ponto relevante é que, se em sua casa tiver crianças, esse cachorro é um excelente companheiro, e com os passeios ficam ainda mais receptivos.

Portanto, desde pequenos, a partir do momento em que estiverem imunizados, eles podem passear. O passeio vai treinar o seu cão a não fazer suas necessidades em casa e a conviver melhor com outras pessoas e animais.

A importância da repetição

É importante você ter a consciência de que o adestramento de cães é um treinamento. Portanto, é essencial a repetição por várias vezes. Por isso, cada ação deve ser repetida até que o maltês aprenda o que lhe está sendo ensinado.

Entretanto, para que o treinamento não fique chato ou cansativo, faça-os em curtos períodos. Afinal, é importante não deixar o cão cansado para ele não se distrair.

Tudo sobre o maltês

Como adestrar maltês?

Agora que você sabe como treinar o seu maltês, com certeza, deve querer conhecer mais sobre a raça. Especialmente se o seu cãozinho for novo na família.

Veja abaixo algumas curiosidades sobre a raça:

Condição física do maltês

Essa é uma raça muito enérgica, pois precisa estar sempre em movimento, brincando. Porém, em função do meu metabolismo lento é comum o cão apresentar problemas com obesidade. Por isso, ter uma rotina de atividades e brincadeiras com esse cachorro é fundamental.

No entanto, é preciso lembrar que o maltês tem uma baixa estatura e, por isso, não possui um extenso condicionamento físico. Portanto, as atividades e brincadeiras devem ser leves, para que proporcionem bem-estar ao cão.

Expectativa de vida

O maltês é uma raça que possui uma expectativa de vida entre 12 e 15 anos. Porém, esse tempo pode variar de acordo com a rotina do cão.

Sendo assim, quanto mais saudável for a rotina do cachorro, melhor será para o seu tempo de vida. Por isso, invista em dietas balanceadas e atividades que estimulem a sua inteligência, isso é um favor para eles.

Comportamento do maltês

Algo característico de todos os cachorros de estimação é a fofura e o amor que esses animais são capazes de transmitir, e se tratando de malteses esse nível consegue ainda dobrar.

Considerado a fofura em forma de cachorro, o maltês consegue conquistar qualquer pessoa só por meio de sua aparência e espírito energético. Portanto, é considerada uma raça amigável e de bom temperamento.

Se você busca por um cachorro para brincar, acariciar e apertar, sem dúvida, o maltês é a opção certa. Caracterizados como cães dóceis, os malteses são facilmente agradados, pois estão sempre à procura de carinho e alguém para brincar.

É importante ressaltar que assim como qualquer outro cachorro, os malteses necessitam socializar com outros animais, pois, cachorros que não possuem muita exposição com pessoas podem se mostrar um tanto quanto agressivos.

Ademais, o maltês é um excelente companheiro, sempre muito protetor e carinhoso.

Curiosidades sobre o Maltês

Além de saber que ele é uma das raças mais antigas do mundo, o maltês possui outras curiosidades. Veja:

Um cão com poderes mágicos

Os europeus, assim como os egípcios, acreditavam que o maltês tinha poderes mágicos, sendo capaz de curar as pessoas doentes. Os antigos tinham tanta fé no animal que eles o colocavam próximo às pessoas com enfermidades para que elas fossem curadas.

Um animal que é ligado as artes

O maltês foi cão muito popular na área das artes. Portanto, esteve presente em diversos movimentos artísticos.

São leais aos seus donos

Os cães da raça maltês tendem a ser muito amigos e leais aos tutores, sendo sempre muito amorosos e simpáticos. Esteja pronto para muitos “lambeijos” e longos momentos no colo.

Eles podem agir de maneira desconfiada com estranhos, mas mesmo assim são educados. Pois tem confiança em seu dono, mas ficam em alertas. Além disso, adoram a companhia de outros animais. O ideal é socializa-los logo cedo.

Tamanho não quer dizer nada

Cheios de energia, os cãezinhos dessa raça precisam de passeios diários e muita brincadeira, mas o tutor deve ter cuidado, o maltês tem uma personalidade destemida, enfrentando cães de todos os tamanhos.

Além disso, é um animal de competição, com perfil para participar do famoso “ability”, esporte para cães com saltos em obstáculos.

Gostou de saber mais sobre o maltês? Entender melhor a raça fará você cuidar da sua educação corretamente. Mas se você tiver dificuldades, recomendamos procurar um profissional!

Você ganhou 10% de Desconto na Petlove

Utilize o cupom

AMORAOSPETS

Clique no botão abaixo e faça o seu pedido agora mesmo.

*Válido apenas na primeira compra