As 4 Melhores Rações do Mercado para Gato Idoso

racao-para-gatos-seniores
Qual a melhor ração para gato idoso? Os gatos idosos, assim como nós, precisam de uma alimentação balanceada para que tenham qualidade de vida. Nessa fase em que se encontram mais susceptíveis a doenças e também a ganhar peso, devido a seu metabolismo mais lento e a pouca atividade física, a atenção é redobrada! Por isso, existem rações no mercado pet com fórmulas especiais pra eles. Suas composições contam com mais fibras para evitar o sobrepeso, menos fósforo para evitar a progressão de doenças renais,etc. Dentre centenas de opções, separamos aquelas que acreditamos serem as mais eficazes no que se comprometem a fazer. Vamos conferir.
IMAGEM PRODUTO
Equilíbrio Gatos Castrados
  • Menor quantidade de fósforo
  • Sem antioxidantes sintéticos
Verificar Preço →
Royal Canin Ageing Sterilised
  • Adição de L-carnitina para manutenção de peso
  • Complexo envelhecimento saudável (patente Royal Canin)
Verificar Preço →
Guabi Natural Castrado
  • Sem transgênicos e sem antioxidantes sintéticos
  • 65% de proteínas de origem animal
Verificar Preço →
Golden Gatos Castrados Sênior
  • Composição rica em ômegas 3 e 6
  • Preço mais acessível
Verificar Preço →
Você sabia? Leitores do site ganham 10% de desconto na PetLove com o cupom AMORAOSPETS! Aproveite ❤️

Melhores Rações para Gato Idoso: Conhecendo as Principais Opções do Mercado

melhor ração para gato idosoA tabela acima mostra de forma geral as melhores rações para gato idoso. Só que para sua escolha ficar ainda mais fácil, separamos mini-análises sobre cada um dos produtos escolhidos. Assim você consegue ter uma informação mais detalhada. Se mesmo assim ficar alguma dúvida, temos análises completas sobre cada uma das rações. Vale lembrar que essa é a opinião pessoal do site.

1. Equilíbrio Castrados Mature: Opção que mais ajuda a flora intestinal

A Ração Equilíbrio desenvolveu a fórmula castrado Mature visando as principais necessidades do seu gato idoso. Por isso adicionou mais fibras e prebióticos para melhorar a função intestinal. Uma boa saúde intestinal é sinônimo de uma boa imunidade. Super importante para os gatinhos idosos! E ainda contém os antioxidantes naturais, tanto para conservação natural da ração, como tem vitaminas que contribuem para aumentar a longevidade. Vamos conferir alguns dos destaques:
 

O que gostamos

Prebióticos que auxiliam a saúde intestinal
Proteína de boa qualidade
Sem antioxidantes sintéticos
 

O que não gostamos

Contém transgênicos

2. Royal Canin Ageing Sterilised 12+: Complexo para um Bom Envelhecimento

A Royal Canin com a sua grande linha para gatos não deixaria de desenvolver uma fórmula para os idoso também. Mantendo a qualidade Royal Canin a fórmula também contém menor teor de fósforo, fibras e protetores articulares. Tem também a adição de L-carnitina para a manutenção de peso. O ponto baixo fica por conta da utilização de grãos transgênicos e antioxidantes sintéticos na composição. Vamos conferir os prós e contras do produto:
 

O que gostamos

Adição de L-carnitina para manutenção de peso
Fibras de origem natural para melhor funcionamento intestinal
Complexo envelhecimento saudável (patente Royal Canin)
 

O que não gostamos

Contém transgênicos e antioxidantes sintéticos

3. Guabi Natural Sênior Castrado: A Opção Mais Natural para o seu Gato Velhinho

A Guabi natural é a única fórmula natural que encontramos que tem uma fórmula especial para os gatos idosos… Por isso ela entra na nossa lista de sugestões. Uma fórmula que não contém transgênicos e nem antioxidantes sintéticos. Além disso, conta com baixo teor de fósforo para evitar problemas renais e com fontes naturais de vitaminas e fibras para melhor nutrição do seu gato idoso. Vamos dar uma olhada nos destaques do produto:
 

O que gostamos

Sem transgênicos e sem antioxidantes sintéticos
Frutas e vegetais como fonte de vitaminas, fibras e minerais
Baixo teor de fósforo
65% de proteínas de origem animal
 

O que não gostamos

Preço alto

4. Golden Gatos Castrados Sênior: A Opção Mais Econômica para seu Felino

A Golden também desenvolveu a fórmula para os gatos idosos com todos ingredientes necessários para eles. Sua composição é rica em ômegas 3 e 6 para manter pele, pelagem e coração saudáveis. Também contém fibras para boa função intestinal. Se você procura por uma opção de qualidade e com um preço mais acessível, a ração Golden é a opção ideal. Vamos conferir os detalhes:
 

O que gostamos

Rica em ômegas 3 e 6
Proteína de boa qualidade
Preço acessível
 

O que não gostamos

Contém transgênicos e antioxidantes sintéticos
Teor de fósforo alto

Onde Comprar Ração para Gato Idoso Mais Barata?

onde comprar baratoJá decidiu qual é a melhor opção para o seu gatinho sênior? Sempre que vamos comprar algo, escolhemos a Petlove – maior e mais confiável loja de pets no Brasil. A loja tem os melhores preços e a entrega vem sempre certinha pra sua casa. Se você ainda não teve a oportunidade de testar, eu recomendo MUITO. Tenho certeza que vai amar! ❤️ Por ser nosso leitor, você ganha um presentão – 10% de desconto na Petlove. O desconto ficará disponível para compras feitas até 13 de outubro de 2021. Basta adicionar o cupom AMORAOSPETS em seu carrinho de compras e garantir 10% de desconto – válidos apenas na sua primeira compra na loja! ✅ Clique no botão abaixo e faça o seu pedido agora.

Nutrientes Essenciais para Manter seu Gato Sênior Saudável

É importante ter uma atenção redobrada com seu felino que já está mais velho. Depois dos 7 anos os gatos são considerados idosos. Dê uma olhada nos nutrientes abaixo. Eles não podem faltar na composição da ração do seu gatinho.
Fósforo
O Fósforo é um mineral que, junto com o cálcio, tem a função de mineralizar ossos e também ajuda no desenvolvimento dos músculos. Importante dizer que as empresas seguem normas nacionais e internacionais de níveis mínimos e máximos de minerais permitidos na ração, portanto, caso o animal se alimente apenas com a ração dificilmente terá excesso de fósforo ou algum outro mineral em seu organismo. Em gatos idosos é indicado diminuir a quantidade de fósforo na alimentação, pois se o gato tem algum problema renal sabido ou não, a quantidade excessiva de fósforo pode piorar o problema  (veja).  Vale lembrar que o fósforo não causa a doença renal, mas piora a doença que já existe
Fibras e prebióticos
Auxiliam na função e manutenção gastrointestinal que é muito importante nos idosos. Nessa fase o metabolismo fica mais lento e deficiente. Uma alimentação rica em fibras e prebióticos, só traz benefícios para o gato idoso (leia mais). 
Ômegas 3 e 6
Não só importantes para as saúde e pele e pelagem. Os ômegas são componentes que regulam a função cardiovascular, cognitiva e aumenta a imunidade (veja). 
Taurina
Essencial para os felinos, ainda mais para os idosos. Tem como fonte as carnes, principalmente nas vísceras de aves. Ajuda promovendo saúde cardiovascular, da visão, e reprodutiva. (referência). 

Cuidados com o seu Gato Idoso

Os gatos idosos precisam de cuidados especiais, assim como os filhotes. Visto que sua imunidade fica mais deficiente e o seu metabolismo mais lento, o organismo do animal idoso nem sempre responde tão rapidamente em relação a própria defesa como era quando mais jovem. Por isso, uma alimentação de qualidade é essencial para ele. Além de visitas mais frequentes ao veterinário para poder detectar qualquer doença precocemente. Vamos citar alguns pontos que achamos importantes para o seu gato sênior.
  • Muitas pessoas costumam deixar os potes de alimentação e água em lugares altos para os gatos quando idosos. Porém, o mais indicado é deixar em locais mais acessíveis para evitar o esforço excessivo do seu velhinho;
  • Aumentar a quantidade de caixas de areia pela casa para facilitar a ida ao banheiro, e diminuir o percurso para que o gato não deixe de ir fazer suas necessidades. Os gatos idosos costumam ser mais sedentários e diminuir as idas ao banheiro;
  • Vacinação e vermifugação em dia;
  • Aumentar a ingestão de líquidos com rações úmidas;
  • Manter o gato livre de ectoparasitas (pulgas), entre outros com uso de coleira, pipetas e comprimidos indicados pelo médico veterinário e também desinfecção do ambiente.

Conclusão

Chegamos ao final do comparativo entre as melhores rações para gatos idosos. Os cuidados básicos que se deve ter com o gato de qualquer idade deve-se ter com o idoso, talvez algumas adaptações necessárias, mas nada muito difícil. E claro um alimentação que seja de acordo com as necessidades dele. Com as opções citadas, vamos indicar como opção ideal a Guabi Natural. Pelo fato de ser natural e por ter todas as adaptações na fórmula para manter o seu felpudo velhinho mais saudável.
Opinião da Especialista medica-veterinaria-adrianaOs cuidados com os gatos idosos e filhotes são bem parecidos, porque precisam de algumas adaptações ambientais e alimentares também. Sempre digo que o gato precisa de uma suplementação hídrica com sachês de ração úmida, entre outros alimentos, pois ingerem pouca água. Ainda mais os idosos pelo fato de serem mais sedentários. Por isso o estímulo para ele ingerir líquidos depende muito de você tutor. Claro que levar ele ao médico veterinário regularmente é obrigatório. Quanto mais rápido for detectado um problema de saúde, mais chances de cura existe. Em relação a alimentação do gato idoso, sem dúvida minha indicação é a mais natural possível, por isso das opções citadas minha escolha é a Guabi Natural. Correções e revisões feitas pela médica veterinária Adriana Rodrigues Fadul, CRMV/SP: 21.048.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

ATENÇÃO ANTES DE FAZER O SEU COMENTÁRIO!

O Amor aos Pets NÃO IRÁ RESPONDER COMENTÁRIOS com perguntas relacionadas à: qual a quantidade indicada de um produto, recomendação de produtos para uma situação específica que o seu animal esteja sofrendo, etc.

Nosso foco não é e nunca foi substituir uma consulta ao seu médico veterinário de confiança. 

Nós apenas ANALISAMOS rações e produtos para facilitar a sua escolha e te dar o conhecimento necessário para conhecer o que você está comprando. 

Antes de pedir uma análise sobre determinado produto ou recomendação de ração pro seu animal, procure nas categorias específicas sobre rações, raças e produtos (todas estão no menu do site).

Temos mais de 200 conteúdos publicados no site.  

Comentários que não respeitarem esse disclaimer, infelizmente, não serão respondidos. Contamos com a sua colaboração. 

70 respostas

  1. Minha gata já está com 12 anos, é uma gata idosa já, porém ela tem alergia a cereais, hoje eu dou pra ela a ração ND da Farmina grain free, mas ela não é específica para gatos idosos. Existe alguma ração grain free para gatos idosos castrados?

      1. Olá Wanny!
        Como você está? 😀
        Ambas são rações com a mesma proposta de serem mais naturais.
        Gosto muito de ambas!
        Se você quiser mais detalhes, fale mais sobre seu pet (gato/cão/raça/idade) e podemos verificar as duas formulações para ver se há uma diferença importante entre elas. No geral, não tem muita diferença não! 😀
        Um grande abraço! 😀

        1. Boa tarde!
          Por gentileza preciso de ajuda em relação a qual ração devo comprar para um gatinho de 16 anos que não é castrado. Só tenho visto ração para gato sênior que seja castrado. Por favor me ajude.
          Grata!

          1. Olá Ana! 🙂
            Como você está? Como está o seu gatinho? 😀
            Não existe um problema em fornecer a ração para gatos sênior castrados visto que a grande diferença é a questão de controle de peso (os gatinhos castrados mudam seu metabolismo e podem ter tendência ao sobrepeso, contudo, os idosinhos também tem essa questão de mudança no metabolismo) mas existe a Fórmula Natural Fresh Meat Gato Sênior e a Hills 7+. Cada qual com as suas particularidades, mas ambas MUITO boas para os gatinhos! Ele não tem nenhuma condição de saúde? Super saudável? 😀
            Espero ter ajudado de alguma maneira, mas qualquer coisa estamos por aqui! 😀
            Um grande abraço!

      2. Por favor me esclareça.
        Tenho 11 gatos, 10 deles com mais de sete anos.
        O caçula tem 9 meses. Não consigo separar a ração, eles comem de todos os potes?
        Posso dar a senior para o filhote ou é melhor dar a de filhote para todos.
        Eles já recebem ração super Premium.
        Obrigada.

        1. Olá Denise! 😀
          Como você está? 🙂
          Como estão seus gatinhos? 😀
          Olha, se o 1 gatinho fosse adulto, eu até poderia dizer que não há problemas. Mas estamos falando de 2 faixas etárias com necessidades nutricionais bastante distintas. Um filhote precisa, por exemplo, de mais gordura na ração enquanto um idoso necessita de menos gordura. Este é apenas 1 aspecto. Não fornecer uma dieta adequada para o filhote pode causar problemas futuros como deficiência de alguns minerais, e fornecer a ração de filhotes para os idosos pode causar problemas desde sobrepeso até a piora de possíveis problemas que já existam.
          Compreendo que é MUITO difícil separar a ração em uma casa com tantos gatinhos, mas pelo menos pelos próximos 3,4 meses, tente colocar a ração do filhote em algum local onde os outros não costumam ir, em locais mais altos que pro ventura os outros não consigam chegar, e em último caso forneça a ração do filhote em um horário onde você vá poder ficar monitorando.
          É uma situação SUPER complexa mesmo!
          Mas não seria bacana do ponto de vista nutricional dizer que não existem problemas e que eles não teriam consequências. 🙂
          Sinto muito mesmo e espero que você consiga! 😀
          Um grande abraço! 😀

  2. tenho uma gatinha com 1 ano e 9 meses, a resgatei depois que ela sofre um trauma no quadril, onde ela tem dificuldade de defecar por causa do estreitamento que ocorreu. já fiz uma cirurgia pra retirada de fecaloma, e após isso, só se alimenta com laxante por recomendação da veterinaria. ocorre que, ainda com laxante, ela tem dificuldades de defecar porque as fezes não saem molinhas. enfim, gostaria de saber se existe alguma ração que mantenha as fezes molinhas pra por fim nesta dificuldade!

      1. Meu gato tem mais ou menos 9 anos, só q essa idade é multiplicado por sete vezes???? Ele come a Golden gatos castrados, o apetite não está muito bem, com isso fico preocupada. Outra coisa, mm idoso tem q fazer a vacina anti-rábica né isso…aguardo respostas.Obrigada!

        1. Olá Edilene!
          Tudo bem?
          Existe essa lenda de que os anos dos animais são multiplicados por 7, mas na realidade o que acontece é que no início da vida o organismo deles evolui muito rápido, então é como se um gatinho de 2 anos tivesse em idade humana 24 anos, mas ao longo da vida esse envelhecimento vai ficando mais lento, então um gatinho de 9 anos teria aproximadamente 54 anos, uma gato de 10 anos 56 anos, um gato de 17 anos 84 anos. Mas não é uma regra, na realidade, isto é apenas para nós humanos termos uma mera noção do que acontece no organismo deles ou por pura curiosidade mesmo. rs 🙂
          Quanto ao apetite não estar bem e sobre a vacina o conselho é o mesmo, e infelizmente não tem como fugir disto: médico veterinário.
          Quando um gato perde o apetite pode significar que alguma doença está por ali, e é muito importante verificar. 🙂
          A vacina parece ter uma resposta pronta, não é? Bom, vacinar é imprescindível, mas o animal precisa ser avaliado pelo médico veterinário.
          Temos um post muito bacana que explica direitinho todas as vacinas tanto de gatos quanto de cães, vai te ajudar muito:
          Vacinas para Cachorros e Gatos: As Indispensáveis para seu Pet

          Espero ter ajudado, mas caso ainda tenha dúvidas nos envie e teremos o maior prazer em responder! 🙂

      2. Minha gata é uma persa de 9anos, minha dúvida é sobre qual ração dar a ela, pois tem que ser uma ração boa pra ñ acumular bola de pêlo, essa guabi natural sênior elimina bem as bolas de pêlo?

        1. Olá Beatriz!
          Como você está? 😀
          Uma ração particularmente interessante é a Royal Canin Persa, pois tem o grão adaptado facilitando a apreensão do alimento e também é desenvolvida para evitar a formação de bolas de pelos.
          A Guabi Natural contém boas fontes e bons níveis de fibras que é um fator bastante importante para a questão de bolas de pelos também.
          Mas claro, se possível e se a sua gatinha aceitar, escovar bastante ela também pode ajudar nesta questão! 🙂

          Espero ter ajudado!
          Um grande abraço! 😀

      1. Boa tarde.
        Procuro uma ração adequada para minha gatinha idosa, que seja mais macia e/ou facilmente crocante,
        ( ela está quase banguelinha).
        Obrigada.

    1. Olha,a minha gatinha tem 9 anos e só come a ração da Guabi Natural gatos castrados sênior. E tem uma saúde ótima! Eu recomendo esta, é boa e o preço é acessível!

        1. Olá Rosana!
          tudo certinho? 😀
          Como ela é idosinha e já perdeu os dentinhos, você pode tentar 2 coisas:
          1. Colocar um pouquinho de água morna na ração e ver se ela aceita. A água morna vai deixar os grãos mais macios;
          2. A levar em uma consulta com o médico veterinário que a acompanha para que ele possa prescrever uma ração pastosa para ela! 🙂

          Sempre tem um jeitinho! hehehehe
          Um grande abraço para você e para a sua idosinha! 🙂

  3. Olá! Uma vez que os preços das ração renais são inacessíveis para mtas pessoas, podemos dizer que as rações da linha senior seriam uma segunda opção para gatos renais, pelo nível reduzido de fósforo e proteína?

    1. Oi George,

      Na verdade, o ideal é oferecer as renais, se essas foram indicações do seu médico veterinário. Caso não seja possível, pela questão de preço, é ESSENCIAL que APENAS o seu médico te oriente a melhor alimentação possível, ok?

      Nem nós e nem ninguém que não seja o seu médico poderão te oferecer essa info de forma qualificada.

      1. Olá Cris!
        Como você e sua gatinha estão? 🙂

        As causas de vômitos em gatinhos são diversas e nem sempre estão ligadas a ração! Para você ter idéia vômito em gatos pode ser sinal de doença renal (não que seja! não se assuste!) ou estresse! Como sua gatinha é uma idosinha, acredito que seja muito importante que ela passe por uma avaliação criteriosa para saber o que exatamente está acontecendo para que o problema seja resolvido o quanto antes! 🙂

        Espero que ela fique bem!!! 🙂

        Caso tenha outras dúvidas estamos por aqui, viu?
        Um grande abraço!!! 😀

  4. Nossa gatinha tem 21 anos e não está comendo. Estamos tentando modificar o alimento, mas ela não está se alimentamento e está ficando magrinha. Tem algum alimento que seja apropriado para atendê-la.

    Simone

    1. Oi Simone,

      Antes de qualquer coisa, você deve levá-la ao médico veterinário para garantir que ela não tem nenhum problema mais sério que esse.

    1. É melhor dar a Guabi. Quando eu dei a ND para minha gatinha,ela adoeceu e precisou tomar Lisin cat,pois não contava nesta ração e minha gata ficou anêmica por falta da lisina nesta ração. Agora ela come a da Guabi e está ótima!

  5. Bom dia, o que vocês acham da ração seca da royal canin, inddor 7+ para gato sênior não castrado.
    Ele sempre foi magrinho mas agora está mais. Ele vai periodicamente ao veterinário, mas gastaria de saber a opinião de vocês. Obrigada.

    1. Oi Leilane,

      A Royal é a ração que melhor atende nossos felinos, é a empresa que possui a melhor linha pra eles. Recomendo sempre de olhos fechados.

    1. Olá Ivonete!
      Tudo bem?
      Parabéns pela preocupação! Realmente temos que ficar alertas, porém, temos que balancear um pouco as coisas. 🙂
      Nem sempre os felinos vão desenvolver problemas urinários em função do excesso de sódio, existem diversos outros fatores que podem levar a um problema no trato urinário felino, então, o melhor mesmo é manter o acompanhamento com o médico veterinário e seguir todas as recomendações. 🙂
      Quanto aos transgênicos sabemos que a longo prazo são prejudiciais para todos, inclusive para nós humanos. Existem opções de rações sem transgênicos, então este fator é possível contornar sem maiores problemas. 🙂
      Espero ter ajudado, mas caso ainda tenha dúvidas nos envie e teremos o maior prazer em responder. 🙂

    1. Olá Valquiria, tudo certinho? 🙂
      Olha, todas as rações que são boas para gatos idosos independente de serem para gatos castrados ou não podem funcionar para a sua gatinha.
      😀
      A maior diferença das rações para gatos castrados é a presença de ingredientes como a L-carnitina que ajuda a diminuir o apetite dos felinos, e isto se deve pelo fato de muitos gatos terem um certo ganho de peso após a castração, entendeu?
      Mas sua gatinha pode comer uma ração para gatos castrados ainda que não seja castrada. Não há nenhum prejuízo. 😀
      Neste post citamos 4 excelentes opções. Você tem alguma dúvida sobre alguma destas rações citadas? 🙂
      Caso tenha, nos envie e teremos o maior prazer em responder!!!!! :- D

  6. Por favor me ajuda…tenho um gato de 15 anos e todas essas ração são de grãos muito duro …o fato tem dificuldade pra comer se é ração pra gatos idosos teria que ser macia ..mas nenhuma é …oque vcs podem fazer ..desisto de comprar sai Rações excelentes mas o fato tem dificuldade pra comer…como faço??? Aguardo resposta …obrigada…

    1. Olá Elza, como você está? 🙂
      Primeiramente quero pedir mil desculpas pela demora em responder! 🙂

      Realmente este é um grande problema quando pensamos em felinos.
      Para os cães é mais simples, pois existem rações mais macias. A Equilíbrio tem a linha Mature que tem a proposta de ter grãos mais macios. Vou deixar o link da marca para você dar uma olhada:
      https://www.equilibriototalalimentos.com.br/artigos/racao-para-gatos-idosos.html
      Mas pelo seu relato, acredito que a questão não seja apenas a idade.
      Gatinhos são complicados para comer, você pode tentar (TENTAR rs) colocar um pouco de água morna na ração do seu gatinho antes de ele comer, o grão ficará mais macio automaticamente e talvez ele coma ou ainda você pode colocar um pouco de água mora e amassar um pouco a ração para deixar mais pastosa e ver se desta maneira seu gatinho aceita.
      É uma tentativa. 🙂
      Outra opção é o alimentar com sachês e patês. 🙂
      Estou dando opções, mas você conhece é quem conhece o seu gatinho, então você pode me contar mais sobre ele e vamos nos comunicando e quem sabe conseguimos encontrar uma solução juntas!!!! 🙂
      Coitadinho! Ele precisa comer!
      Realmente precisam pensar mais nos idosinhos!

      Espero que a dica funcione, mas me avise e fico à disposição para tentar encontrar uma solução! 🙂

    2. Essa da Royal para gatos idosos promete ser mais macia. Tenho uma gatinha muito velhinha, mais de 14 anos, perde o interesse rapidamente pelas reações. Hj estou dando a royal para paladar exigente ela está gostando.

      1. Olá Regina, como você está? 😀
        Que bacana!!! Muito bom ler seu depoimento! 🙂
        Saber que sua gatinha idosa se adaptou tão bem a uma ração da qualidade da Royal Canin é muito bacana mesmo! 😀
        Muito obrigada por compartilhar sua experiência conosco e espero que sua gatinha continue se alimentando bem e feliz! 😀
        Parabéns pelos cuidados com ela! 🙂
        Caso tenha qualquer dúvida nos envie e teremos o maior prazer em responder.
        Um grande abraço! 🙂

  7. Resgatei um gato da rua que estava em estado crítico, levei no veterinário e fiz os primeiros cuidaso que ele precisava no momento. A veterinária disse que ele ja é velhinho e que está com uma infecção grave na boca e devido a infecção perdeu todos os dentes da boca. Ele ja foi medicado e estou fazendo o tratamento,ja está bem melhor,também fiz o teste da fiv e felv e graças a Deus deu NEGATIVO,mas ele não quer saber muito de comer a ração umedecida,quando solto ele um pouco(pois ele está isolado pois ja tenho 4 gatos em casa),então, quando solto ele acaba comendo a ração sem estar molhada.
    Ele é um gato bem dócil, provavelmente foi abondonado devido a idade e problema de saúde, estou pensando em ficar com ele,mas fico preocupada se deixo ele comer a ração do jeito que ele quer ou não.
    Vcs poderiam me ajudar?
    E qual a melhor ração dar para ele?

    1. Olá Geni, como você está? 🙂
      Que sensacional! Parabéns por ter resgatado um gatinho e acredito fortemente que você foi adotada por ele, hein! hahahaha…
      Olha, eu geralmente digo que temos que respeitar o paladar dos felinos, mas neste caso específico, temos que pensar nas recomendações do médico veterinário primeiro. 🙂
      Eu não sei como está a boquinha dele, pois não consigo ver, mas caso o médico veterinário tenha feito recomendações sobre a alimentação estas devem ser seguidas até que ele se recupere. 🙂
      Como ele não gosta de sachê, ele pode se interessar por patês. Você já tentou oferecer patês? 🙂
      Neste momento especificamente a Pet Delícia tem um patê muuuuito bacana que pode ser interessante. Vou deixar o link abaixo.
      https://www.petlove.com.br/racao-pet-delicia-hipercalorica-gatos/p
      Quem sabe ele se empolgue! hahahahaha…
      Mas caso ele roube uma ou outra ração seca não tem problema. Só não pode roubar tudo! hhahahahaahaha…
      No caso dele, tem que ser realmente um dia de cada vez, e fazer o acompanhamento. Após ele se recuperar da boquinha, aí sim podemos pensar em uma ração seca normal. 😉

      Parabéns por resgatar o gatinho! 🙂
      Depois quando ele estiver comendo normal, volte a conversar conosco e fale como ele está! Pensaremos em uma ração bacana para ele. Prometo! 😉

      Caso tenha outras dúvidas estamos sempre por aqui.
      Abraços! 🙂

  8. Olá. Tenho uma gatinha de 16 anos e ela está muito bem, brinca, se alimenta bem, mas não quer comer ração (ofereço a Royal Canin 12+). Ela vai lá e como três ou quatro bolinhas e para. Ela só se interessa por sachês ou patês (no momento estou dando o Optimum) e carnes, e come muito. Gostaria de saber se isso é prejudicial para ela ou se posso oferecer esse tipo de ração úmida sem preocupação. Obrigada.

    1. Olá Marília, como você está? 😀

      Olha, como ela é uma gatinha idosa, embora ela esteja muito bem essa recusa em comer alimentos sólidos me remete a problemas odontológicos ou na face de alguma maneira, hein!!! Algo a incomoda.
      Você pode fazer um patê com a própria ração!
      Antes de servir, esquente um pouquinho de água e coloque na ração, você vai perceber que os grãos vão ficar mais molinhos, então você pode os amassar com um garfo e ir amassando até que fiquem em uma consistência pastosa, e se for o caso pode até misturar com o sachê (caso ela prefira). Vale tentar qual a forma que ela prefere e se adapta melhor.
      Digo isto pois embora o sachê Optmium seja muito bom, ainda não supre a necessidade diária de taurina por exemplo, e a taurina é fundamental para o bom funcionamento do coração e o organismo dos gatinhos não produz taurina. 🙂

      Espero que essa dica ajude a sua gatinha a se alimentar melhor!!!!
      Depois nos conte se funcionou, e caso não tenha funcionado vamos pensar em alternativas. 😉

      Um grande abraço!!! 🙂

  9. Olá. Primeiramente queria parabenizar pelo site, pois é o único que nos ajuda de verdade com as dúvidas com rações.
    Queria pontuar o seguinte: neste comparativo, vocês indicam como melhor opção a Guabi Natural. No site da Petlove, o nível de fósforo é 6.500 e sódio é 2000. Porém vi que a Golden Sênior tem 5.200 de fósforo e 2.500 de sódio. Para o idoso é melhor ter menor quantidade de fósforo e sódio e nisso a Golden ganha.
    Então gostaria de saber quais itens levaram a escolher a Guabi?
    Obrigada e continuem esse ótimo trabalho!

    1. Olá Didi!
      Como você está? 😀
      Ficamos muito felizes em poder ajudar e você não faz idéia do quão felizes ficamos! 😀

      Na realidade, quando analisamos uma ração temos que pensar não apenas nos nutrientes sozinhos, mas sim como o equilíbrio destes nutrientes é feito.
      O fósforo atua no organismo em “dupla” com o cálcio, ou seja, algum problema com cálcio vai impactar diretamente o fósforo e vice versa. Mas ainda assim seria simples considerarmos somente os valores, temos que pensar quais são as fontes desses nutrientes dentro da ração, e novamente, como é feito o equilíbrio de minerais.
      Um valor mais elevado de sódio ou fósforo isoladamente não vai deixar a ração melhor ou pior, entende? 🙂
      O equilíbrio é o que faz a diferença. 😀

      Outro ponto que temos que considerar é que isoladamente o fósforo e o sódio não vão causar um problema renal. O que pode acontecer é um problema renal pré existente ser potencializado pelo excesso de fósforo e nestes casos é fundamental que a alimentação seja acompanhada de perto por um médico veterinário. 😀

      A Guabi Natural é uma ração bem equilibrada assim como a Golden também , contudo, as fontes dos nutrientes da Guabi Natural são superiores. 😉

      Espero ter esclarecido a questão, mas caso tenha ficado com qualquer dúvida já sabe: estamos aqui para responder com todo prazer! 🙂

      Um grande abraço! 🙂

  10. Olá!! 😀 tenho 3 gatos e estou SUPER em dúvida sobre qual ração comprar, isso pq eles estão em estágios de vida bem diferente (um tem 1 ano, outro 6 anos e o mais velhinho tem 10 anos. tds castrados) e sairia um pouco caro comprar ração de qualidade para cada um deles pois, como bem sabemos, o preço da rações Super Premium é pouquinho salgado rs’.

    Considerei comprar a Fórmula Natural para gato castrado pois no site da PetLove informa que tanto gatos adultos, quanto idosos podem consumi-la.. Assim como considerei comprar a Guabi, entretanto, tbm no site da PetLove, informa que é indicada para gatos adultos apenas.

    Eu gostaria de saber se tem alguma recomendação de ração de qualidade que atenda a fase adulta e sênior, justamente para não pesar mt no bolso rs’…

    Ah, ^^ e parabéns pelo trabalho <3

    1. Olá Melina!
      Como você está? 🙂

      Realmente não é fácil comprar diferentes rações para 3 gatinhos! Pesa e bastante no bolso! 🙂
      A grande diferença entre a ração de gatos adultos para a ração de gatos sênior são 2: menor teor de fósforo pensando em não piorar possíveis problemas renais que podem surgir com a idade, maior teor de fibra para manter a saúde intestinal e proteína para manter a massa muscular e também no caso da Guabi Natural, a presença de condroitina e glicosamina que ajudam na saúde das articulações visto que os gatinhos mais velhos tendem a ter mais problemas articulares.
      Uma ração que não possui muitas diferenças, a única diferença é o teor de fósforo que continua igual é a N&D. 🙂
      Não sei se ela é financeiramente viável.
      A Guabi Natural adulto também é uma excelente opção.
      Outra opção interessante é a Special Cat Prime, ela não tem essa proposta natural, mas é uma ração bem bacana. 🙂

      Caso seu idosinho não tenha nenhum problema urinário e tome muita água todos os dias, acredito que ainda seja possível manter uma ração adulto! 🙂

      Espero ter esclarecido a questão, mas caso tenha mais dúvidas estamos por aqui!
      Um grande abraço! 😀

  11. Olá, gostei muito do conteúdo do site de vocês. É muito difícil encontrar análises e comparações tão esclaredoras sobre rações, especialmente quando falamos de gatos. Parabéns!
    Eu tenho um gato, de seis anos, que atualmente está sendo alimentado com a ração da Purina Proplan Sterilized (a anterior era a Premier, enjoou). Porém, com a maturidade se aproximando, eu gostaria de uma análise sobre a Proplan 7+ e saber se ela também seria indicada para gatos castrados ou não. Pois o meu recentemente se convalesceu de uma pneumonia severa e emagreceu muito, hoje ele já está em um peso de acordo com o porte dele. Queremos sempre o melhor, então me ajudem com essa dúvida por favor?

    At.te

    1. Olá Cesar!
      Como você está? 🙂
      Ficamos muito felizes que tenha gostado e que pudemos o ajudar! 😀
      Realmente os felinos mais velhinhos tem necessidades mais específicas, contudo, 6/7 anos ainda é uma idade considerada ok. Não necessariamente um gatinho geriátrico, mas começando a entrar na melhor fase da vida (tudo bem que essa fase começa quando os felinos nascem! rsrsrsrs).
      A grande diferença entre a ração de gatos castrados para a ração de gatos não castrados é a questão do controle de peso visto que o metabolismo dos felinos tende a ficar mais lento após a castração.
      Como o seu gatinho perdeu muito peso recentemente, talvez não seja um problema. Ademais, sempre é válido estimular os felinos a fazerem exercícios o que também ajuda bastante nesta questão.
      Quanto a Proplan 7+ é certamente uma excelente ração. Contém ótimos níveis de antioxidantes o que é super importante para prevenir o envelhecimento precoce, quando falamos de envelhecimento precoce não estamos falando de rugas, mas sim de todos os órgãos e sistemas do corpo. 😉 Contém ótimos níveis de ômegas 3 e 6 que ajudam na pele e na pelagem dos animais assim como na imunidade. Contém bons níveis de fibras, vitaminas e minerais. 🙂
      É uma boa opção para o seu felino quase idoso! rsrsrs….
      Agora só nos resta saber um detalhe que fará toda a diferença: será que ele vai aprovar??? Este é um fator determinante! hehehehe

      Espero ter ajudado, mas caso tenha outras dúvidas estamos sempre por aqui! 🙂
      Um grande abraço!! 😀

  12. Minha gatinha tem 10 anos. Ela come a N&D ancestral grain pra gato castrado, mas ela não é específica pra gato seniors e ela está muito gordinha. Queria trocar pra Golden seniors, mas fico preocupada com o teor de fósforo alto na composição e os antixoxidantes sintéticos.

    1. Olá Samanta! 😀
      Como você está? 🙂
      Como está a sua gatinha?
      Por você dizer que ela está acima do peso e ser uma gatinha sênior acredito que seja bastante interessante que ela passe por uma consulta com o médico veterinário antes de pensar em qualquer dieta, pois dietas em gatinhos não é muito simples.
      A N&D é uma ração de excelente qualidade, contudo realmente um pouco calórica, o que você pode tentar fazer, caso sua gatinha não demonstre nenhum tipo de dor (o que nem sempre é fácil de ser identificado em felinos) é estimular ela a fazer mais exercícios.
      Como? Colocando o potinho de ração em locais mais altos para que ela seja obrigada a pular para ter acesso a ele, brincadeiras controladas, 4 vezes ao dia por uns 5 minutos que estimule sua gatinha a capturar algo (os brinquedos com fitas e penas são interessantes).
      Talvez a princípio seja mais interessante pensar em estimular mais os exercícios e pensando em dietas o ideal é que seja orientado pelo médico veterinário que a acompanha para que ela não corra nenhum risco. 😉

      Espero que fiquem bem! 😀
      Um grande abraço! 😀

    1. Olá Bruno! 😀
      Tudo bem? 🙂
      Você está certíssimo!
      Quando o post foi escrito a Fórmula Natural ainda não tinha a linha sênior. 😀
      O post precisa ser atualizado! 😉

      Muito obrigada pela sua observação! 😀

      Um grande abraço! 😀

  13. Boa tarde, sera que alguem poderia me esclarecer..meu gato tem 10 anos e atualmente estou dando a racao royal canin castrados 7+..ele gosta bastante, so que esta ficando com dificuldades em fazer coco, fica constipado, as fezes dele ficaram muito ressecadas. Comecei a dar essa ração faz uns 5 meses, depois de ele ter feito tratamento urinario, decidi comprar uma racao de melhor qualidade.
    minha duvida seria, por ele ter as vezes problema urinario, a racao da guabi natural seria ideal? pela quantidade de proteina?

    1. Olá Ananda!
      Como você e seu gatinho estão? 🙂
      Parabéns pelos cuidados com o seu gatinho! 😀
      Tenho algumas dúvidas: será que a constipação está ligada com a ração? Quanto o gatinho ingere de água?
      Acredito que antes de pensar em trocar de ração seja uma boa idéia levar estas questões para o médico veterinário que o acompanha.
      Quando você diz que ele fez um tratamento urinário, presumo que seja por questões de cálculos, mas não posso me basear nos meus achismos. rsrsrsrs…
      O que posso dizer é que a quantidade de proteína não vai causar um problema renal, mas pode agravar um problema renal pré existente.
      Acredito que o mais seguro mesmo seja conversar com o médico veterinário que o acompanha para não correr nenhum risco. 😀

      Sinto muito por não poder ajudar como gostaria, mas espero que tenha esclarecido um pouquinho as questões.
      Mais uma vez parabéns pelos cuidados com seu gatinho! 😀
      Um grande abraço! 🙂

  14. acredito que sim, pois eu cuido muito a quantidade de agua que ele toma, pelo fato de esse ano ele ter essa infecção urinaria 2 vezes, fiz tratamento com ele durante 3 meses com a racão royal canin urinary, depois comecei então dar a 7+, e notei ai que ele tem essa dificuldade que antes não tinha com a ração golden. Ele não toma agua em potes sabe, tomava sempre na pia(agua corrente), ai eu tinha q abrir e as vzs n estava em casa, comprei uma fonte tmb p incentivar, dou ração umida uma vez na semana, faço tudo, e ele agora ta com isso. Mas creio que vc esta certa, na verdade foi a veterinaria que me indicou a royal
    muito obrigada por responder, abraços

    1. Olá Ananda!
      Como você está? 😀
      Imagina! Não há pelo o que agradecer!
      Mais uma vez parabéns pelos cuidados e qualquer dúvida estamos por aqui!
      Um grande abraço! 😀

    1. Olá Valquíria!
      Como você está? 😀
      Um felino pode viver mais de 20 anos, então com 6 anos ainda estão na flor da idade. 🙂
      Um grande abraço! 😀

  15. Olá!
    Tenho um gato persa, ele está com 10 anos e nunca havia pensado em dar ração específica para gatos idosos, até ver essa matéria parabéns!
    Desde pequeno ele só come Royal Canin, passou pela persa filhotes, persa adulto até que enjoou e passei a dar Royal Canin Exigent.
    Pesquisei sobre essa ração Ageing 12+ mas não existe pacotes de 7,5Kg por esse motivo estou pensando em trocar de marca, gostei dessa Guabi Natural, porém estava vendo outras tamanho do grão é quase de 1cm, como os persas têm a boca menor eu posso triturar um pouco no liquidificador? Perde eficiência a ração? Outra dúvida é se ela é palatável, pq ele é muito exigente rsrs em relação ao sabor. E por último se vcs conhecem a ração úmida Sheba, ela é saudável? Fui inventar de oferecer pra ele e acabou se viciando, antes eu dava a da Sabor e Vida mas não encontrei mais em minha cidade. Muito obrigado por esse espaço.!

    1. Olá Thiago!
      Tudo certinho? 😀
      Ficamos felizes que a matéria tenha o ajudado de alguma maneira. 🙂
      Não há problema algum em triturar a ração, muitas vezes até recomendamos essa técnica quando o pet tem algum problema periodontal. 🙂
      Minha pergunta é: seu gato vai gostar da consistência da ração triturada? Se ele gostar, sem problema algum! Porém, alguns gatinhos são bastante seletivos em relação a textura dos alimentos. 😀
      A ração úmida Sheba é bem bacana, não é uma ração completa, mas é uma excelente forma de aumentar a ingestão hídrica do seu Persa e também possui excelente qualidade. Ele é um gatinho de sorte! hehehehehehehe…
      A Sabor&Vida saiu de linha! :-/ Era da mesma empresa da Guabi Natural, a Affinity, mas realmente foi descontinuada.
      Porém, acredito que já encontrou uma bela substituição! hehehehehe…

      Espero ter ajudado de alguma maneira, mas caso tenha qualquer dúvida estamos sempre à disposição!
      Não há pelo o que agradecer! É sempre um imenso prazer os ajudar! 🙂
      Grande abraço! 🙂

  16. Olá!
    Estou passando por dificuldades e preciso de ajuda!
    Já pensei em sacrificar meus filhotes…

    A Cleo tem 12 anos, diagnosticada com diabetes em 2018 e tratamento interrompido em 2019 (ração especial e insulina). Ela está bem abaixo do peso. Além disso, já perdeu dois dentinhos e um “canino” está quebrado, com gengiva inflamada. A fezes são normais.
    O Theo é filhote dela e tem 10 anos. Diagnosticado com rinotraqueite em 2011. Também abaixo do peso. Enquanto a Cleo era tratada, eventualmente, eu testava a glicose dele e sempre deu normal. Hoje, não sei. As fezes são sempre pastosas ou moles.
    Ambos, sentem muita fome, e muita sede.

    Além deles, tem a Mel (minha irmã), acima do peso.

    Os três não possuem raça definida.

    Estou desempregada e sem condições de cuidar deles!
    Gostaria de saber se existe um veterinário com vocês que possa me orientar sobre alimentos que eu possa dar pra eles. Quais legumes cozidos posso dar (macios, para não doer os dentinhos da Cleo)…

    Grata,
    Lia
    WhatsApp: (XX)XXXXXXXX-XXXXXXXXXXXXXXX

    1. Olá Lia! 😀
      Como você está?
      Posso imaginar o nível da sua angústia! Realmente não é uma situação simples e que gera muito desconforto em todos! 🙁
      Nós médicos veterinários não podemos fazer prescrições sem avaliar os animais previamente, ainda que a prescrição seja um alimento em especial, ainda mais gatinhos que possuem comorbidades. O que posso aconselhar é que tente buscar na rua região um atendimento veterinário que facilite de alguma maneira o pagamento, e você pode inclusive fazer vaquinhas online em sites como abacaxi, dentre outros que possibilitam essas transações e divulgar em grupos específicos de felinos, e pode nos enviar também o link da vaquinha posteriormente que deixaremos nos comentários! 😉
      Tenho certeza que as pessoas vão a ajudar e seus gatinhos poderão ter um atendimento específico que vai os ajudar a continuar vivendo da melhor maneira!!!!!!
      Sinto muito em não poder ajudar como gostaria, mas ainda que na melhor das intenções sem a avaliação física é possível que complique mais a situação ao invés de ajudar e esse não é o nosso objetivo.
      Espero que nos compreenda e saiba que pode sempre contar com nosso apoio!
      Fico na torcida para que tudo se resolva, os gatinhos possam ter o tratamento devido e você possa ter um pouco mais de tranquilidade neste momento tão complexo da vida!
      Um grande abraço!!!!! 😀

    1. Olá Beatriz!
      Como você está? 😀
      Depende.
      Como está a saúde do gatinho? Ele tem alguma condição especial seja renal ou até mesmo de pele? Caso ele esteja 100% e goste da proposta não há problemas. Apenas se atentar para questão de calorias para evitar o sobrepeso. 😀
      Um grande abraço 😀

  17. Olá!entrei no site para pesquisa raçao para gato idoso,tenho duas femeãs castratada tem 13anos,elas comi golden castrado sabor frango.Percebo que tenho que muda,A belinha tem peso bom mais agil,Ursula gordinha e sempre foi mais lenta,ja teve dificuldade para urina.Qual me conselha dá?Equal sache?💚💛💜

    1. Olá Paula! 😀
      Como você, a Belinha e a Ursula estão? 😀
      Sobre a Belinha é mais simples opinar, e acredito que uma ração que ela goste já é o suficiente. Se ela não está gostando muito mais da Golden, existem outras opções como as que mencionamos no artigo, e existem outras opções também como a GranPlus e a Nutrilus Pro pensando em rações da categoria Premium Especial que são excelentes e costumam ter um bom custo-benefício. 🙂
      Já a Ursula é importante que a alimentação dela seja prescrita pelo médico veterinário, pois não sei o quão gordinha ela está e se a dificuldade para urinar vem do fato de estar mais gordinha ou tem outras causas. 🙂
      Quanto aos sachês, olha, o importante é elas gostarem! hahahahahahahahahaha… De verdade! Sachês são uma parte fundamental da alimentação dos felinos por ajudarem na questão hídrica. 🙂 Nós temos um post onde falamos sobre as variações que são mais bacanas, mas o que importa é que elas gostem e o valor seja bacana (nosso bolso agradece também, não é?). Vou deixar o link abaixo:
      As 6 Melhores Rações Úmidas do Mercado para Gatos
      Caso você leia e tenha qualquer dúvida nos envie e teremos o maior prazer em responder!
      Um grande abraço para você e para as suas gatinhas! 😀

  18. Boa tarde, gostaria que me ajudassem,tenho 3 gatos castrados, sendo 2 machos de 7 anos 7meses e 1 fêmea de 9 anos e 4 meses , dou a eles a Ração N D Ancestrais Gatos Castrados, mas tenho ouvido falar nas Rações Sênior para gatos. É melhor eu trocar a ração deles para uma ração sênior gatos castrados ?
    Se sim, poderia me dar opções de boas rações?
    E ração úmida também?
    Obrigada

    1. Olá Rosana! 😀
      Como você e toda essa galerinha linda estão? 😀
      Geralmente optamos pelas rações sênior por volta dos 7 anos. Com a idade avançando, o metabolismo também modifica e eles podem ganhar mais peso, podem desenvolver doenças que estão ligadas ao envelhecimento, e o objetivo da alimentação é tentar evitar ou postergar ao máximo essas situações. Uma das melhores rações para gatos sênior sem dúvida alguma é a Hills. A Hills possui um complexo de antioxidantes comprovado que ajuda a combater os radicais livres, e baixos níveis de sódio e fósforo (pensando na saúde cardiovascular e do trato urinário) proteínas de excelente qualidade que aliada a outros pontos como a lisina e a carnitina ajudam a manter a condição corporal. Como a Hills trabalha com o conceito de nutrição ótima, ou seja, os nutrientes contidos na formulação estão em níveis que realmente serão absorvidos pelo organismo do animal, costuma ser uma ração bastante segura para essa faixa etária. 🙂
      Mas temos um post onde falamos sobre as melhores rações para os gatos sênior, e há outras dicas por lá também. Vou deixar o link abaixo:
      https://amoraospets.com/melhor-racao-para-gato-idoso/
      A ração úmida, se preferir por uma alimentação seca para gatos sênior seria bacana também fornecer sachês para sênior, porém, o que MAIS importa é que eles também se alimentem com sachês, independente de qual seja. 🙂
      A gatinha adulta não precisa se alimentar com rações para gato sênior. 😉
      Espero ter ajudado, mas caso tenha ficado com qualquer dúvida estamos por aqui, viu? 🙂
      Parabéns pelos cuidados e um grande abraço! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você ganhou 10% de Desconto na Petlove

Utilize o cupom

AMORAOSPETS

Clique no botão abaixo e faça o seu pedido agora mesmo.

*Válido apenas na primeira compra