24 Raças de Cachorros Grandes para Sua Família

Vamos conferir algumas raças de cachorros grandes?

Por muitos anos, a grande maioria das grandes raças eram usadas para ajudar no trabalho em tarefas como pastoreio, guarda, caça e nos esportes, por conta do porte atlético, resistência, energia e força.

Mas nos dias de hoje, um cachorro grande é a companhia ideal para quem gosta de brincar com mais empolgação, agarrar, rolar no chão e correr sem ter medo de machucá-los, pois eles aguentam o tranco.

Além do mais, cães desse porte adoram participar de todas as atividades em família.

No entanto, esse tamanho avantajado pode fazer com que eles sejam um pouco desengonçados demais e estabanados.

Portanto, todo esse porte grande traz também responsabilidades ainda maiores, que vão muito além das brincadeiras e atividades físicas.

Afinal, raças de cachorro grande precisam de pulso firme capaz de impor limites para que eles não tentem te dominar.

Não há dúvidas que eles possam impor respeito e garantir mais segurança, além de serem fáceis de treinar, muito obedientes e super inteligentes, basta você ser um bom tutor.

Embora não haja uma regra, considera-se porte grande raças que pesam a partir de 20kg. Porém, não se assuste! Um cão de grande porte é amor e diversão nas mesmas proporções.

E ao contrário que muitos imaginam, as raças de grande porte podem ser até mais carinhosas e tranquilas que muitas raças menores.

Vamos conferir uma lista com algumas das principais escolhas dos tutores.

1. Akita: corajoso e leal

O Akita é uma raça de cachorro grande bem antiga, que costumava proteger a realeza japonesa.

Por isso, os Akitas são conhecidos pela sua lealdade extrema ao seu dono, uma característica ainda bastante evidente até hoje.

Sua construção física robusta e a sua aparência já servem de aviso para qualquer intruso na casa com má intenção.

Além disso, a sua rivalidade com outros animais de estimação é um grande problema, assim ele deve ser o único animal de estimação da casa para evitar os confrontos.

raças de cachorros grandes

2. Border Collie: ativo e inteligente

O Border Collie é um cachorro trabalhador conhecido pela sua grande energia, agilidade inacreditável e inteligência extraordinária.

Ele adora atividades ao ar livre, hiking ou caminhadas vigorosas.

Ele é capaz de aprender em um nível avançado e é um dos cachorros trabalhadores mais fortes, por isso é uma das raças de cachorro grande líderes em níveis de competições caninas e diversos esportes.

Desde que eles tenham boas oportunidade para se exercitar e puderem se manter engajados, o Border Collie sempre será alegre com outros animais e crianças, desde que você ofereça 100% de liderança.

border collie

3. Boxer: divertido e ativo

A raça Boxer é considerada uma das melhores raças para crianças por conta da sua paciência infinita e o seu caráter nobre.

Originalmente, quando foram desenvolvidos na Alemanha no século XIX, os Boxers eram utilizados para brigas de cães.

Mas apesar disso, o Boxer é hoje popularmente famoso pelo seu amor e capacidade de dar e receber carinho, especialmente para crianças.

A top model Gisele Bundchen e o ator Bruno Gagliasso possuem Boxers e podem atestar a veracidade sobre eles.

boxer

4. Collie: fiel e alerta

O Collie é uma raça de cachorro grande que foi muito usada no pastoreio por conta das suas qualidades protetoras.

Eles são fiéis, demonstrativos, alertas e muito rápidos.

Assim, por causa dessa natureza pastora, o Collie está acostumado a cuidar do seu bando e isso não vai ser diferente em relação aos seus donos.

A sua pelagem exuberante e longa, apesar do porte grande, costuma se adaptar tanto na cidade como no campo desde que tenha companhia sempre.

Eles são também sociáveis, inteligentes, energéticos e ótimos com crianças e outros animais de estimação.

collie

5. Cane corso: submisso e afetuoso

O Cane Corso é uma das raças de cachorro grande mais queridas na Itália como cão de guarda, cão de companhia e de caça.

Isso por conta da sua constituição óssea poderosa, que impõe uma presença digna, imponente e dominante.

Mas embora pareça ameaçador, o Cane Corso é um cachorro de raça magnífico que não inspira medo, pois ele é submisso e afetuoso com crianças e sua família, indo contra todos os seus instintos de guarda.

Mas ele é também distante e seguro de si, protetor e atento ao seu território.

cane corso

6. Boiadeiro de Berna ou Bernese: calmo e forte

O Cão Boiadeiro de Berna, também chamado de Cão Montanhês de Bernese, é calmo e tranquilo, além de ser uma das melhores raças de cachorro grande para caminhadas.

Extremamente fortes, estes cães gigantes eram criados para puxar trenós.

Além disso, possuem a reputação de ser intensamente leais e devotados, além de inteligentes e amáveis.

Adoram ser desafiados a aprender novos truques e ficar na companhia da sua família humana.

bernese

7. Old English Sheepdog: dócil e gentil

O Antigo Sheepdog Inglês ou Old English Sheepdog é um raça de cachorro grande desenvolvida na Inglaterra a partir de uma variedade de cruzamentos de espécies de pastores europeus antigos.

Antigamente, ele servia aos fazendeiros como pastor de ovelhas e para levar o gado aos mercados, por isso, o seu instinto de pastor ainda pode levá-lo a pastorear a própria família, um comportamento que deve ser controlado desde filhote.

Mas o seu temperamento é classificado como estável, despreocupado, dócil, gentil, amigável e amoroso, além de ser também bastante adaptável, podendo viver bem tanto na cidade ou no campo, em casa ou apartamento, se for exercitado regularmente.

Ele é tão devotado à sua família, que deseja e deve ficar junto à ela o tempo todo.

Além disso, é extremamente apaixonado por crianças e capaz de proteger o lar, embora seja bem educado e brincalhão.

Old English Sheepdog

8. Doberman: leal e destemido

Doberman ou Doberman Pinscher, é uma raça de cães oriunda da Alemanha, criado no final do século XIX para servir como cão protetor.

Ele é uma das raças de cachorro grande mais seguras, fortes, leais, combativas, destemidas e obedientes.

O Doberman já serviu heroicamente durante as grandes duas grandes Guerras Mundiais, além de ser o cão de combate oficial da Marinha Americana.

Sendo assim, são facilmente treinados e se destacam em inúmeras áreas de segurança, polícia, militares, assim como em esportes caninos como obediência, e claro também em proteção do lar, como cães de guarda.

Mas o Dobie não costuma sair a procura de confusão, embora seja destemido e corajoso o suficiente para defender e proteger a sua família, o seu lar ou o seu território se pressentir algum perigo.

Eles são fortes, musculosos e poderosos, mas também são doces com seus familiares – incluindo crianças e outros animais.

doberman

9. Dogo Argentino: amigável e alegre

O Dogo Argentino é uma raça que foi desenvolvida para ser um cão eficiente nas caçadas de grandes presas como pumas e javalis, e que mais tarde se tornaram imbatíveis em arenas de brigas caninas.

Foram necessários anos de cruzamentos seletivos de outras raças para lhe dar as suas características particulares, e após anos, o padrão desejado foi atingido, resultando em um excelente animal de caça com corpo e mente sã, temperamento estável, bom faro, poderoso, inteligente, energético e teimoso

Mas também uma raça bastante versátil, valorizada pelos seus muitos talentos, podendo ser muito bem um cão de guarda quando necessário, mas também um cão muito amigável, extrovertido, corajoso, gentil, que adora crianças.

dogo argentino

10. Dogue alemão: elegante e imponente

Dogue alemão, também chamado de cão dinamarquês ou Great Dane, é uma raça oriunda da Alemanha, conhecida pelo seu porte gigante.

Apesar disso, ele possui temperamento calmo e equilibrado, sendo utilizado para guarda e companhia, além de ser um cão elegante e imponente.

Ele é um cão calmo, extremamente dócil com a família, porém reservado com estranhos.

É um cão de guarda equilibrado, que não ataca sem necessidade, mas tem ataque de alto impacto.

Seu tamanho e força, aliados a uma agilidade que lhe permite cobrir grandes distâncias, o tornam um excelente guardião de propriedades.

dogue alemão

11. Dogue Bordeaux: manso e adorável

É também conhecido como Mastim de Bordeaux ou Mastim Francês e ainda Cão de Bordeaux, sendo uma das mais antigas raças de cachorro grande francesas.

Eles têm em média 70cm e chegam a 60kg e o tamanho da cabeça e do corpo desproporcional.

Ele foi originalmente concebido para tarefas diversas, como auxiliar no comando de rebanhos e servir de tração para pequenas carroças.

Mas embora seja extremamente ativo, é também manso, adorável e amigo.

dogue bordeaux

12. Fila Brasileiro: fiel e alerta

O Fila Brasileiro é uma das raças de cachorro grande mais populares entre os brasileiros para ser um cão de guarda fiel e alerta.

Infelizmente hoje não se vê muitos filas por aqui, sendo eles considerados até extintos.

Apesar do tamanho enorme, o Fila é um cachorro extremamente fiel, inteligente e obediente, mas também muito amoroso e dócil.

Excelentes companhias para a família, além de muito protetores.

fila brasileiro

13. Golden retriever: inteligente e amigável

O Golden Retriever pode ser considerado uma raça de cachorro bastante fiel, habilidoso e de um temperamento leve e tranquilo.

Amistoso com todos, ele é famoso pela sua natureza dedicada e submissa como cão de companhia.

Ele está sempre alegre e ávido a agradar, além de ser extremamente treinável.

Ele também está há anos entre as raças mais populares e escolhidas por famílias constantemente, além de ser muito popular como cão guia e de terapia.

golden retriever

14. Husky Siberiano: resistente e amável

O Husky Siberiano é uma raça originária do nordeste da Sibéria, muito ativa, energética e resiliente, capaz de combinar força, velocidade e resistência.

Eles foram desenvolvidos para puxar trenós de carga em longas distâncias sob condições climáticas difíceis, além de pastorear rebanhos de renas.

São cães capazes de viajar longas distâncias e trabalhar por longos períodos de tempo mesmo com pouca comida, mas hoje o Husky é um cão amável, aventureiro, alerta, independente, inteligente, um pouco teimoso e obstinado.

husky

15. Labrador Retriever: extrovertido e amigo

O Labrador retriever tem sido uma das raças mais desejadas por cerca de 20 anos em quase todo o mundo.

Muitos veterinários parecem concordar, pois também apontam a raça como uma das melhoras para quem nunca teve um cachorro antes.

Eles também são uma escolha popular em centros terapêuticos e outros serviços caninos; sua força e energia os tornam excelentes cães de caça e grandes esportistas.

Mas eles são famosos por serem uma das raças de cachorro grande mais fiéis que existem.

Além disso, são excepcionalmente inteligentes e adoram satisfazer o seu dono, além de se adaptarem bem a lares dinâmicos que sentem prazer na sua companhia em todo lugar.

labrador retriever

16. Leão da Rodésia: leal e silencioso

O Leão da Rodésia é um cachorro de força, comprometimento e bravura impressionantes, que possui como marca registrada uma crista nas costa com pelos indo na outra direção.

Ele possui excelentes habilidades de caça, podendo seguir e rastrear animais e manter a sua presa encurralada.

Por conta disso, ele era o guardião preferido de famílias em fazendas, supervisionando caças e caçadores.

Como cão de companhia, o Leão da Rodésia é um animal dedicado e muito leal ao seu dono, mas um tanto distante e impaciente com estranhos.

Leão da Rodésia

17. Leonberger ou Leão da Montanha: amáveis e destemidos

O Leonberger literalmente significa “pastor leão” em Francês e “leão da montanha” em Alemão.

Apesar desse nome intimidador, eles são ótimas companhias para famílias, assim como uma raça de grande porte excelente para salvamento e busca.

Leonberger

18. Mastiff inglês: dócil e amigo

O Mastiff inglês não só é uma das raças de cachorro grande mais robustas como também um dos recordes de cachorro mais pesado do mundo.

A média de peso dos cachorro dessa raça é 110kg, sendo que o recorde é por volta de 160kg, oficialmente registrado por fiscais.

Depois de superado um passado de lutas sanguinárias, o Mastiff se tornou uma raça dócil e amiga, resultado de muitas gerações em convívio com carinho e amizade dos humanos.

mastiff inglês

19. Pastor alemão: inteligente e corajoso

Essa é uma das raças de grande porte mais populares que existe, universalmente contratado por militares e policiais.

Foram desenvolvidos inicialmente na Alemanha em cerca de 1800 para trabalhar, pois são extremamente energéticos, além de possuírem um enorme instinto em servir a um propósito e ser ensinados.

Por esta razão, o Pastor Alemão é uma das raças mais fiéis também, além de serem inteligentes e afetuosas.

Porém, ele possui uma inclinação a ter ciúmes da sua família, além de ser territorial. Por isso, precisa de treinamento firme e orientação, mesmo assim ele é amistoso, inabalável e corajoso.

pastor alemão

20. Rottweiler: afetivo e amoroso

Embora muitos o considerem agressivo e, por isso é ainda muito usado como cão de guarda, o Rottweiller é capaz de ser bastante carinhoso e dócil.

Quando adestrados e socializados da maneira correta, podem conviver bem com crianças e até outros animais.

Curiosamente eles são uma raça muito afetiva e amorosa, sendo que as fêmeas tendem a ser muito mais protetoras.

O Rottweiler pode ser extremamente versátil, além de ser um dos cachorros mais vendidos aqui no Brasil.

rottweiler

21. Terra Nova: enorme e peludo

Apesar da origem do Terra Nova ser desconhecida, alguns dizem que ele veio da Inglaterra, enquanto outros acreditam que seja o resultado do cruzamento entre o Labrador Retriever e cães de trenó escandinavos.

De qualquer forma, O Terra Nova é uma das raças de cachorro grande que se encontra na lista dos maiores cães do mundo.

Por conta do seu porte, ele possui necessidades de atividades físicas em um local com bastante espaço para se manter saudável, mas é também excelente companhia.

terra-nova

22. Tosa Inu: forte e viril

O Tosa Inu é de origem na antiga província japonesa e era muito usado em sessões de briga, por isso é um raça forte e viril.

Para conseguir este porte, seus criadores foram testando e misturando cruzamentos com São Bernardo, Mastifes, Great Dane e outras raças.

Por conta de mistura de raças, seu tamanho e peso são muito variáveis, mas em geral pode chegar até 100kg.

Hoje está longe de ser o lutador que era no passado, podendo ser excelente companhia e um amigo leal e protetor.

tosa inu

23. Vizsla: ágil e energético

O Vizsla é uma raça de cachorro originada na Hungria e famosa pelas suas habilidades de caçador.

No entanto, eles ainda podem ser excessivamente teimosos e autodeterminados, por isso precisam de um dono que os faça ficar submissos.

Eles também possuem grande força e resistência, e adoram estar com a família em qualquer atividade, seja uma caminhada curta ou longa.

Eles são uma raça excelente para quem curte atividades ao ar livre.

teszla hungarian pointer

24. Weimaraner: atlético e obediente

O Weimaraner é um cão esportista que foi criado para caçar em alta velocidade, pois tem enorme resistência. Além de muito atléticos, possuem muitos outros talentos.

Apelidado de o “Fantasma Cinza”, por conta da sua famosa pelagem curta de cor única e do seu velho hábito de manter à sombra de seu dono, a raça deseja estar sempre ao lado da sua família humana.

Eles são incrivelmente inteligentes, leais e costumam se conectar profundamente aos seus donos.

Além disso, por ser um cão muito ativo, ele pode ficar frustrado se mantido preso ou encurralado.

Ele pode ficar teimoso ou cabeça-dura, por isso precisa de donos ativos que apreciam atividades ao ar livre e que desejam uma companhia amável e divertida.

O Weimaraner é também ousado e indisciplinado, não muito adequado para crianças pequenas e outros animais de estimação menores por causa do seus instintos de caçador.

weimaraner

Conclusão sobre as Raças de Cachorros Grandes

Pronto! Agora você sabe tudo sobre raças de grande porte e vai poder escolher aquela que mais se encaixa no seu perfil.

Uma coisa é certa, qualquer uma delas vai poder te dar amor em dobro!

Veja as nossas dicas e escolha o cão certo – de acordo com o estilo de vida que você leva e também de acordo com um temperamento que seja fácil de lidar, se não tiver experiências.

Lembre-se que essa é uma escolha para a vida toda – pelo menos, a vida toda do animal.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

ATENÇÃO ANTES DE FAZER O SEU COMENTÁRIO!

O Amor aos Pets NÃO IRÁ RESPONDER COMENTÁRIOS com perguntas relacionadas à: qual a quantidade indicada de um produto, recomendação de produtos para uma situação específica que o seu animal esteja sofrendo, etc.

Nosso foco não é e nunca foi substituir uma consulta ao seu médico veterinário de confiança. 

Nós apenas ANALISAMOS rações e produtos para facilitar a sua escolha e te dar o conhecimento necessário para conhecer o que você está comprando. 

Antes de pedir uma análise sobre determinado produto ou recomendação de ração pro seu animal, procure nas categorias específicas sobre rações, raças e produtos (todas estão no menu do site).

Temos mais de 200 conteúdos publicados no site.  

Comentários que não respeitarem esse disclaimer, infelizmente, não serão respondidos. Contamos com a sua colaboração.