Ração Natural: Vale a Pena Comprar para o seu Filho de 4 Patas?

Melhor ração natural para cães? Realmente existe? Vamos entender melhor esse assunto hoje.

Bom, para começar, devo deixar bem claro que ração natural não existe.

O momento em que é usado algo artificial , seja ele pra conservar ou pra suplementar, deixa de ser natural.

Mas existem muitas empresas que se dedicam a deixar seus produtos o mais perto disso.

Sabemos que nossos cães são onívoros assim como nós e os felinos carnívoros obrigatórios, mas pode-se encontrar também em algumas literaturas a classificação de onívoros para felinos também, pois devido a domesticação, houve uma adaptação na sua alimentação, onde eles acabam ingerindo outros alimentos que não sejam carne!!

E é bom frisar que, o seu metabolismo é bem diferente ainda, se remetendo aos seu antepassados carnívoros estritos, portanto, se engana quem acha que gato é somente um cão pequeno.

Ele tem muitas particularidades, e portanto devem ser respeitadas!

Então com essa base as rações são desenvolvidas para melhor atender as necessidades desses animais.

O que as empresas estão fazendo, é substituir certos ingredientes, para que o animal se alimente bem, seja bem nutrido e ainda evite problemas futuros.

Nós humanos, estamos também, a cada dia mudando nossa alimentação para uma opção mais saudável.

Hoje em dia é mais fácil encontrar alimentos orgânicos, é também mais fácil o acesso a profissionais para nos orientar, e por que nossos pets ficariam de fora dessa?

O que mais queremos é tê-los juntos a nós por mais tempo e saudáveis, não é?

Vamos então explicar o que seria essas “rações naturais”.

alimentação saudável para cachorros


Ração Natural para cães: Entendendo melhor o que nós damos para o nosso filho de 4 patas

A maioria das rações do mercado contém grãos transgênicos, que são em sua maioria a origem dos carboidratos da fórmula.

É bem aí que as “rações naturais” se diferenciam das outras.

Essas rações usam alguns cereais e vegetais para substituir, ou seja, não usam grãos transgênicos, como a maioria das rações do mercado. Nesse link explica-se um pouco sobre transgênicos.

Essa “rações naturais” substituíram os grãos transgênicos por cereais, como por exemplo: sorgo, quinoa, aveia, cevada e ainda mais, elas aumentaram também a qualidade da proteína, usando cordeiro, peixe e frango.

Usam conservantes naturais como a vitamina E (concentrado de tocoferóis) livres de BHA e BHT. Nesse link você saberá um pouco mais sobre esses conservantes

São rações que só usam a gordura animal na fórmula, sendo essa mais saudável.

Usam fontes de vitaminas de frutas, tudo isso para que a ração mesmo sendo industrializada chegue o mais perto possível da alimentação natural.

Então sabendo de tudo isso, podemos melhorar muito a alimentação e saúde de nossos animais.

Lembrando que as outras rações do mercado também se preocupam com a saúde dos seus filhos de 4 patas.

Mesmo usando muitos ingredientes artificiais, ainda sim são rações que tem seus pontos positivos, basta saber escolhê-las. Mas isso falaremos em outro artigo.


Conhecendo e Avaliando as Rações Naturais para Cães do Mercado

Agora, vamos falar um pouco sobre as opções de “rações naturais” que existem no mercado: as conhecidas como Grain free (livre de grãos).

Lembrando que nem todas que se nomeiam “naturais”, são grain free, ou fazem o uso de conservantes naturais, portanto aqui nesse artigo, vamos fazer uma breve análise das mais famosas do mercado.

Ração N&D Grain Free

Melhor ração natural para cães

Imagem meramente ilustrativa

Essa ração é da marca Farmina.

Ela tem uma gama que atende todas as idades de cães e gatos e ainda os portes específicos.

Essa ração foi uma das pioneiras com essa fórmula mais saudável, livre de transgênicos e o que me deixou bem animada é que ela usa fontes de minerais orgânicos, como: ferro, cobre, zinco, manganês e selênio.

Isso não se vê em nenhuma das rações “naturais” do mercado.

A empresa também tem uma uma preocupação com o nível de glicemia causado pelo excesso de amido contido nos grãos, então por isso ela vai ter no mínimo 20% de cereais ancestrais como a levedura de cerveja, amido de batata.

Tem também como fontes de fibras e vitaminas a cenoura desidratada, espinafre desidratado, laranja e maçã desidratados blueberry e extrato de romã. E claro, as fontes de proteína, que provém do frango, suíno, peixe e em alguns sabores, o cordeiro.

No próprio site da Farmina temos uma explicação bem legal de todos os benefícios que essa ração em especial, pode trazer para o seu animal.

Nota dos consumidores: 4,5/5


Ração Biofresh

ração não transgênica

Imagem meramente ilustrativa

Essa ração é da marca Hercosul e tem uma gama que atende todas as idades e portes de cães e gatos.

A sua fórmula tem como base de proteína as carnes de frango, suíno e peixe – em torno de 15%.

Usa como fontes de vitaminas, minerais e fibras, uma seleção de frutas, verduras e ervas fresca como: maçã, mamão, cenoura e orégano.

Tem a preocupação de não usar os conservantes e antioxidantes artificiais. Usam o extrato de alecrim, tocoferóis para conservar a ração.

Essa ração também é grain free. Ela usa cereais como fonte de carboidratos, como a aveia integral, arroz integral e quirera de arroz.

No site da Hercosul também é possível ter todas as informações sobre essa ração.

Nota dos consumidores: 4,5/5


Ração Equilíbrio Grain Free

ração natural para cachorro

Imagem meramente ilustrativa

Como o próprio nome diz, essa ração é livre de grãos transgênicos.

Ela usa também cereais e vegetais para substituí-los como, a fibra de ervilha, a farinha de mandioca, amido de mandioca, polpa de beterraba.

Achei bem interessante que nessa ração tem o extrato de própolis, que é considerado um antibiótico natural, pois ele ajuda a melhorar a imunidade do organismo.

Ela também faz uso de tocoferóis e extrato de alecrim como conservante e usa como fontes de proteínas a carne do frango, ovos e peixes.

No site encontra-se todas as informações dessa ração que é da marca Total Alimentos

Nota dos consumidores: 4/5


Ração Naturalis

ração natural é boa

Imagem meramente ilustrativa

Já que estamos falando da marca Total Alimentos, vamos falar também sobre outra ração dessa empresa que também é chamada de “ração natural”.

A Naturalis dentro das classificações de ração, seria considerada a ração premium das “Rações naturais”, pois ela ainda usa grãos transgênicos em sua fórmula, que é o milho integral moído e farelo de soja.

Mas em contrapartida, ela usa conservantes naturais, assim como a ração Equilíbrio.

Tem também em sua fórmula, alguns cereais ancestrais, como linhaça, sorgo e aveia e frutas como maçã e mamão,  ou seja um mix, que equilibra o uso dos transgênicos da sua fórmula.

Portanto comparada com uma ração premium que também usa transgênico na fórmula, a Naturalis ainda sai na frente por chegar mais perto de uma alimentação natural.

Nota dos consumidores: 4/5


Premier Seleção Natural

ração premier seleção natural é boa

Imagem meramente ilustrativa

Sabemos que a marca Premier é uma das marcas mais conceituadas no mercado.

Ela também teve a preocupação de fazer uma “ração natural” para cães e gatos, que fosse mais saudável e que chegasse mais perto da alimentação natural.

Pois bem essa ração em especial tem um ingrediente que me chamou muita atenção, que é a principal origem de proteína dessa fórmula.

A Premier Seleção Natural, usa o frango Korin como fonte de proteína, veja no link, o que é o frango korin, também usa suíno e peixe na fórmula.

A fórmula usa vegetais e cereais para fonte de carboidratos e vitaminas, ou seja, não usa grãos transgênicos.

Fiquei muito entusiasmada em ver a preocupação da marca em usar frango orgânico, como sua fonte de proteínas, mas me decepcionei ao ver que usam conservantes artificiais (BHA e BHT) que no site da Premier é citado como se fosse apenas um antioxidante.

Mas sabemos que ele também é um conservante que a longo prazo pode trazer algumas consequências para o organismo.

Enfim, mas mesmo assim o mix dos ingredientes ainda está mais perto da alimentação natural do que as mais vendidas do mercado.

Nota dos consumidores: 4,5/5


Golden Seleção Natural

ração golden seleção natural é boa

Imagem meramente ilustrativa

Essa ração também é da marca Premier.

Essa seria a classificação premium especial da linha Seleção Natural, o que vi de diferente nessa fórmula é que adicionaram um mix de vegetais e cereais.

Usam também conservantes artificiais (BHT e BHA) e a origem protéica é de frango, peixe e suíno, portanto não vi muita diferença dessa fórmula para a fórmula da Golden Pet.

Uma ração de classificação Premium especial também, exceto que não há transgênicos na composição.

No site da marca tem bastante informações sobre essas duas rações.

Nota dos consumidores: 4,5/5


Guabi Natural

ração da guabi

Imagem meramente ilustrativa

Uma ração da marca Guabi.

Uma ração de classificação super premium, tem em sua fórmula a base protéica do frango, suíno, peixe e ovos.

Também é conservada com conservantes naturais, a base de extrato de alecrim e tocoferóis, não tem transgênicos em sua fórmula, usa também cereais e vegetais como o arroz integral, quirera de arroz, polpa de beterraba e levedura seca de cervejaria.

Como fonte de carboidratos e vitaminas, uma coisa que senti falta, foi o uso de frutas que estão presente na maioria das fórmulas de “rações naturais”.

Resumindo, a Guabi Natural é uma ração que chega bem perto da alimentação natural.

Nota dos consumidores: 4,5/5


Afinal, existe melhor ração natural para cães?

Após essa breves análises, cheguei a conclusão de que todas essas rações trazem benefícios para nossos animais.

Mas a que não deixou nada a desejar, usou todos ingredientes possíveis para tornar-se uma ração natural, mais parecida com a alimentação natural foi a N&D da Farmina.

Você pode dar uma olhada na Pet Delícia – que é uma alimentação 100% natural para cães e gatos.

Mas mesmo assim a escolha da alimentação ideal para seu animal de estimação, seja ele cachorro ou gato, deve ser feita com a supervisão do médico veterinário de sua confiança.

Pois só ele vai poder indicar a ração ideal para seu filho, pois cada um tem suas particularidades, e só quem examina de perto vai saber quais são.

Não se esqueçam que para ter um animal saudável, não depende exclusivamente da alimentação.

Essa sim, é muito importante, mas a visita periódica ao médico veterinário para exames de rotina, vacinas e cuidados com endo e ectoparasitas (vermes, pulgas e carrapatos), também é imprescindível para que o seu animalzinho viva mais e com qualidade.

Deixe sua opinião nos comentários do blog e não esqueça de compartilhar em suas redes sociais! ❤

Se quiser conferir uma matéria mostrando a diferença entre as rações do mercado, é só acessar o link: melhor ração para cachorro.


Sou Adriana Rodrigues Fadul, médica veterinária especializada em clínica e cirurgia de pequenos animais e ozonioterapeuta veterinária CRMV-SP 21048

Ração Natural: Vale a Pena Comprar para o seu Filho de 4 Patas?
4.3 (85%) 12 votes